Criar uma boa relação com as suas finanças é essencial para ter uma vida tranquila e segura. Por meio de uma boa gestão financeira você pode deixar as contas em dia e ainda investir em qualquer grande projeto. Para melhorar a forma como se lida com o dinheiro, o orçamento ABCD pode ser uma excelente alternativa.
Por meio dele é possível elencar prioridades e identificar despesas que podem ser evitadas. Assim, com um orçamento maior, você estará apto a aplicar mais dinheiro no que considera importante, excluindo qualquer desembolso desnecessário.
Se você quer aprender um pouco mais sobre essa técnica, continue a leitura e confira!
O que é orçamento ABCD?
O orçamento ABCD representa uma estratégia para a organização orçamentária de uma família. Ele separa as despesas por diversos grupos com diferentes graus de importância.
Ao usar esse método, você pode fazer algumas avaliações sobre os tipos de gasto que normalmente tem, separando quais deles são indispensáveis e quais é possível evitar.
Assim, há clareza sobre como seu dinheiro é gasto ao longo do mês e você não fica com a impressão de que perdeu recursos em algum lugar, para depois perceber que apenas comprou alguns itens dos quais nem lembra mais.
Como ele funciona na prática?
O modelo ABCD é muito fácil de ser implementado na prática. Sobretudo por conta da construção simples de suas categorias. Como o próprio nome sugere, o orçamento ABCD compreende as seguintes segmentações das despesas:
- Alimentação — envolvendo desde a compra de supermercado, restaurantes e até mesmo o cafezinho do final da tarde. Muitas vezes, compras pequenas como lanches, suco ou um chocolate podem afetar o orçamento no fim do mês. Por isso, vale registrar todos os gastos dessa categoria.
- Básico — neste tópico são inclusas as contas indispensáveis como água, luz, telefone, aluguel, impostos, entre outros tipos de despesas que devem ser consideradas em seu planejamento familiar.
- Contornável — aqui, listamos os itens que não são prioridades na manutenção da vida, mas a tornam muito mais confortável. Podemos incluir uma ida ao cinema, a compra de um novo acessório para o carro, roupas novas, entre outras despesas. Para essa modalidade, vale escolher alguns itens que oferecem maior bem-estar e dispensar os demais.
- Desnecessário — essa legenda engloba todas as despesas realizadas no mês que não produzem nenhum efeito positivo no seu dia a dia, sendo, inclusive, facultativas quanto a sua aquisição. Como exemplo, podemos citar a assinatura de uma revista que você não lê, de um curso que não assiste ou de um clube que você não visita.
Após classificar os seus gastos, vale optar pela eliminação de todos os que você listou como D e reavaliar os que estão listados em C.
Desse modo, é possível melhorar o orçamento para toda família e investir em aquisições que produzam, de fato, bem-estar a todos.
Quais são as vantagens de utilizar esse orçamento?
Ao adotar o orçamento ABCD, você ganha em diversos aspectos e pode otimizar a questão financeira da sua vida, colhendo os benefícios disso. Se você quer saber mais sobre as vantagens dessa técnica, siga conosco!
Ajuda a evitar as dívidas
Ao adotar esse tipo de orçamento, você entende exatamente como está sua situação financeira. Isso inclui em que está gastando demais, quais são os possíveis cortes que não vão prejudicar o seu bem-estar e, com isso, evita entrar em dívidas.
Ao conseguir esse feito, sua vida financeira tende a ficar mais tranquila e suave. Por não acumular déficits em suas finanças, você evita o pagamento de juros altos e pode direcionar o seu dinheiro para outras áreas mais importantes para você, como lazer e segurança.
Aumenta as economias
Outra vantagem de aplicar o orçamento ABCD em seu dia a dia é que ele pode ajudar a aumentar a sua economia.
Portanto, se você compreende quais são as situações em que gasta demais e consegue controlar, todo esse dinheiro pode ir para uma reserva de emergência, por exemplo.
Dessa forma, você assegura maior tranquilidade financeira para você e sua família, além de poder aproveitar as oportunidades de investimentos que possam surgir e aumentar a rentabilidade de seu dinheiro.
É útil para todas as faixas de renda
Independentemente se você tem uma faixa de renda alta ou baixa, o orçamento ABCD é muito útil para lhe ajudar a compreender qual é a sua situação financeira. Para onde está indo o seu dinheiro e o que você pode fazer para reduzir os gastos e aumentar suas economias.
Suponha que você está gastando muito em coisas desnecessárias, como uma assinatura de TV que sua família nem utiliza, por exemplo. Com essa técnica, você descobre que tal gasto pode ser cortado. Assim, consegue economizar dinheiro para outra atividade que proporcione maior utilidade.
Auxilia a melhorar a estabilidade financeira
Como dito antes, o orçamento ABCD pode ser uma ótima forma para você evitar entrar em dívidas, não realizar compras desnecessárias, otimizar a sua reserva de emergência e, consequentemente, a sua saúde financeira.
Assim, se acontecer algum imprevisto, você terá estabilidade e dinheiro para resolver tal problema. Além disso, você não precisa pensar duas vezes caso surjam oportunidades para realizar um sonho ou fazer investimentos rentáveis.
Para quem ele é indicado?
O orçamento ABCD é uma ótima ferramenta de controle financeiro que pode ajudar qualquer indivíduo a otimizar os seus gastos e gerar segurança e estabilidade.
Portanto, caso você deseje evitar entrar em dívidas, aumentar o bem-estar de sua família e usufruir de todos os benefícios de uma vida financeira saudável, o orçamento ABCD pode ser muito útil.
Quando adotar o orçamento ABCD?
Se você está com dificuldades em entender para onde está indo o seu dinheiro ou deseja otimizar o seu controle orçamentário, pode ser um bom momento para adotar o orçamento ABCD. Com ele, você consegue alcançar esses objetivos e garantir segurança e bem-estar para sua família.
Viu só como o orçamento ABCD é uma ótima ferramenta para melhorar a alocação de seus recursos e para proporcionar uma vida financeira estável?
Quanto antes você adotar essa técnica, melhor será o seu controle sobre o dinheiro e sua capacidade de evitar dívidas.
Quer aprender mais sobre finanças? Então continue com a gente e saiba o que é a regra 50-30-20 e como ela pode ajudar a organizar o seu orçamento!