O papel do corretor de seguros e sua importância para o mercado
Publicado em: 03/03/20234 minsÚltima modificação em: 02/03/2023

Corretor de Seguro

Qual é o papel do corretor de seguros e por que é tão importante para o mercado?

Saiba o que faz um corretor de seguros no dia a dia e entenda a importância dessa profissão!

papel do corretor de seguros

Não há dúvida de que os seguros são fundamentais para a segurança patrimonial e a proteção financeira familiar. Embora muitos conheçam os benefícios do produto, há muitas dúvidas que cercam o papel do corretor de seguros.

Contudo, trata-se do profissional que guia os processos de contratação com a seguradora e acompanha de perto a vigência da apólice.

Tendo em vista a importância que o corretor assume no mercado de seguros, vamos te contar um pouco mais sobre as funções desempenhadas por ele. Acompanhe!

Afinal, o que faz o corretor de seguros?

Corretor de seguro é o profissional que faz a ponte entre os produtos de uma seguradora e os seus clientes. É alguém que se coloca entre os contratantes para otimizar o processo de comercialização e, ao mesmo tempo, assegurar a satisfação do consumidor.

Isso porque, além de conhecer a fundo os planos disponibilizados pela instituição, o papel do corretor de seguros também é identificar problemas e das necessidades específicas do segurado.

Sendo assim, está apto a indicar seguros no mercado, esclarecer dúvidas sobre o serviço e zelar pelo interesse e a segurança financeira do cliente.

Qual é o papel do corretor de seguros no dia a dia?

Como visto, o corretor é um verdadeiro especialista no mercado de seguros, capaz de assessorar clientes ao longo do processo de contratação. Confira algumas de suas atribuições mais comuns no dia a dia!

Consultoria e análise de risco

É o corretor quem guia o cliente para que ele escolha a melhor seguradora e tenha garantido um atendimento eficaz.

O profissional ainda avalia os riscos e as oportunidades dos planos disponíveis, tais como a possibilidade de ocorrência do sinistro e a capacidade de ressarcimento da apólice.

Gerenciamento de apólice

Também é papel do corretor de seguros administrar o contrato de seguro enquanto ele estiver em vigência.

Na ocorrência de sinistro, por exemplo, ele pode conduzir o processo de comunicação à seguradora e de indenização ao cliente pelos prejuízos sofridos.

Ainda, é o técnico capacitado para acompanhar os prazos e preservar as condições estabelecidas em contrato.

Acompanhamento de modificação

Na vigência de uma apólice de seguro de vida contra doenças graves, por exemplo, alterações contratuais podem ocorrer.

Essas modificações podem ser tanto mercadológicas quanto do próprio acordo feito entre as partes.

Nesse sentido, é função do corretor acompanhar esses processos, resguardando os deveres e os direitos de ambos os contratantes.

Por que o papel do corretor de seguros é tão importante?

Agora que você já sabe qual é o papel do corretor de seguros, fica fácil compreender por que a profissão se mantém relevante há décadas e tende a continuar assim no futuro.

Trata-se, afinal, de ofício que garante que, na contratação, ambas as partes saiam ganhando e saibam exatamente quais são os seus direitos e deveres.

É possível dizer, inclusive, que a realização do negócio seria inviável sem o auxílio deste especialista.

Sabemos que nem sempre o cliente conhece termos técnicos utilizados no mercado e, por vezes, sente-se perdido diante de tantas soluções oferecidas para resguardar a vida e o patrimônio.

Diante desse cenário, o corretor é o responsável por equilibrar a relação, aproximando o segurado do produto e prestando informações sobre preços, coberturas e indenizações.

Sem dúvidas, o papel do corretor de seguros é indispensável no mercado. Afinal, trata-se do profissional capaz de garantir contratos benéficos para as partes, em que o cliente saiba exatamente seus direitos em relação à seguradora.

Ainda, é este o especialista que pode orientar sobre os melhores planos do mercado, conforme a organização financeira e as necessidades do segurado, e acompanhar qualquer alteração contratual.

E então, gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro de mais conteúdos como este, basta assinar a newsletter da MAG Seguros!

Gostou do conteúdo? Compartilhe: