Parece que está longe, mas quando piscamos já chega o fim do ano. Nessa época, a tendência é que o consumo aumente e as dívidas com o cartão de crédito também. Por isso, para não começar 2017 com o pé esquerdo, é preciso planejar bem os gastos de fim de ano. Siga as dicas a seguir e não fique no vermelho.
Organize seus ganhos de fim de ano
O primeiro passo é colocar na planilha de orçamento tudo que você irá ganhar no final do ano. Algumas empresas também pagam uma bonificação, se é o seu caso inclua também na parte de ganhos da planilha.
Planeje suas despesas de fim de ano
Analise seu orçamento mensal, separando dinheiro para as contas fixas como luz, água e aluguel. Inclua suas despesas variáveis e faça uma lista de despesas extras de fim de ano, como presentes de Natal, amigo oculto e férias. Estipule o quanto deseja gastar com cada uma delas e siga à risca. Lembre-se se separar um pouco para fazer uma reserva financeira.
Evite compras desnecessárias
Antes de comprar, faça a seguinte pergunta: eu realmente preciso disso? Este deve ser o seu mantra nos gastos de fim de ano, até mesmo na hora de comprar os presentes de Natal; não se deixe levar por vitrines enfeitadas e promoções. Siga o que planejou e limite seus gastos. Pesquisar e comparar preços também é uma forma de gastar menos. Quem sabe se você economizar não consegue guardar para as próximas férias ou comprar lembranças para a família toda?
Cuidado com o cartão de crédito
Evite o parcelamento dos gastos de fim de ano, principalmente das compras para não se enrolar com dívidas em janeiro. Se fizer uma compra com valor alto e tiver que parcelar, inclua o valor das parcelas no orçamento dos próximos meses. Tenha em mente que em janeiro existem despesas significativas como material escolar, IPTU, dentre outras. Então, não se empolgue e aplique alguns princípios de educação financeira na sua vida.
Leia mais: Como juntar dinheiro para as férias em família