A família representa o mais importante espaço de socialização que conhecemos. É na convivência familiar que está o núcleo de formação de novos cidadãos e a fonte de criação e de manutenção de vínculos que podem durar uma vida inteira.
O problema é que esse sistema de família muda à medida que a sociedade se transforma, e as pressões internas e externas podem abalar essa estrutura.
Sendo assim, fatores como o estresse e, até mesmo, os choques entre as gerações podem gerar problemas e ruídos na comunicação.
Pensando na importância de entender (e vencer) esses desafios, elaboramos um conjunto de dicas fundamentais de convivência familiar para otimizar a harmonia e a colaboração entre os membros do seu núcleo. Confira!
Como otimizar a convivência familiar?
Confira, agora, algumas dicas para melhorar esse processo na sua casa!
Entenda a importância da individualidade
Ainda que as pessoas vivam juntas, elas continuam sendo seres únicos. Dessa forma, é fundamental que o casal e os filhos mantenham sua individualidade, sem perder o direito à privacidade e ao desenvolvimento de atividades prazerosas para cada um.
Crie conjuntamente uma rotina de tarefas
Monte um cronograma, junto à sua família, com as atividades que desejam fazer em seu dia a dia. Veja algumas ideias!
Leitura
Tem uma lista de livros que nunca conseguiu ler? Então, que tal fazer um clube da leitura com o seu amor ou, até mesmo, em família? Assim, vocês estimulam um hábito benéfico e ainda se divertem com as opiniões de cada um.
Cursos
Investir em cursos é sempre uma boa pedida! E o melhor é que eles podem ser feitos on-line, reduzindo os problemas com horário.
Há, ainda, muitas opções gratuitas, que podem ajudar bastante em sua capacitação ou, até mesmo, na descoberta de habilidades que você sempre quis desenvolver, mas não teve disponibilidade de tempo ou dinheiro.
Maratonas de séries e filmes
Outra forma de otimizar a convivência familiar é fazer pequenas maratonas de filmes e séries sempre que o tempo permitir. Também é possível incluir os filhos e fazer uma sessão de cinema com a galera toda, para relaxar e se divertir.
Meditação
Meditar ajuda muito no equilíbrio entre o corpo e a mente e é algo que pode contribuir com uma convivência familiar saudável. Então, que tal começar? Caso essa não seja a sua praia, a yoga também pode ser uma alternativa interessante.
Passeios especiais
Fazer passeios com as pessoas que você ama é uma ótima forma de melhorar a convivência familiar. Tente, por exemplo, sair para jantar, visitar museus ou assistir algum filme no cinema ou a uma peça no teatro. Um tempo de qualidade juntos é extremamente importante para a construção de memórias e de sentimentos.
Preparo das refeições
Cozinhar em casal (ou em família!) é algo que pode ajudar também. Essa é uma atividade relaxante e divertida. Além disso, é bem útil, pois permite uma maior programação alimentar para a semana, caso você queira congelar as marmitas, por exemplo.
Atividades físicas
Outra dica é fazer exercícios físicos juntos! Assim, vocês cuidam da saúde um do outro e ainda realizam uma atividade que libera o estresse e elimina vários outros problemas do dia a dia. Sem contar que, muitas vezes, essa é a motivação que precisamos para começar a nos exercitar: a companhia.
Redecoração da casa
Acha que a casa de vocês está meio sem graça? Então, essa pode ser a hora de redecorar! Chame a família inteira e veja o que pode sair disso. Também permita que os filhos participem de todo o processo e exponham a sua opinião, ok?
Como você percebeu, a convivência familiar é algo feito a partir de pequenas atitudes no dia a dia. Além disso, ela exige que todas as partes colaborem para que as mudanças implementadas realmente façam sentido e tenham resultados. E agora? Quais estratégias você vai colocar em prática?
Você ainda pode conferir mais dicas que podem ajudar na convivência familiar, descobrindo como ter um casamento feliz com as finanças em dia!