Conseguir uma aposentadoria tranquila é a meta de muitas pessoas; afinal, todos querem um tempo para descansar e aproveitar o dinheiro conquistado durante anos de trabalho. Saiba que, se o planejamento for organizado, é possível ter uma boa qualidade de vida na terceira idade.
De acordo com o estudo coordenado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, o brasileiro tem expectativa de viver em média até os 87 anos. Apesar disso, nem todos se preparam para esse momento. Segundo a pesquisa, 46% dos ouvidos sabem da necessidade de se planejar financeiramente para esse período, mas só 18% acreditam poupar o suficiente.
Pensando nisso, apresentaremos 6 ações para quem deseja garantir uma aposentadoria tranquila. Confira nossas sugestões!
1. Pesquisar os melhores investimentos para uma aposentadoria tranquila
Um dos primeiros passos para garantir uma aposentadoria tranquila é pesquisar os melhores investimentos. Por mais que você tenha o benefício concedido pelo governo, uma renda extra será fundamental para manter o padrão de vida e não sofrer durante a sua terceira idade.
Há uma série de investimentos interessantes. Eles são seguros e voltados a planos para longo prazo, ideais para o momento em que você decidir parar de trabalhar. Confira algumas alternativas.
CDB
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma aplicação com risco baixo. Ele apresenta um rendimento maior do que a poupança, tendo variações na lucratividade. Existem três alternativas:
• prefixado: o rendimento e o lucro são definidos na contratação;
• pós-fixado: rendem de acordo com o valor dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI);
• híbrido: o rendimento tem como base uma taxa fixa de juros e as oscilações de índices da inflação.
Tesouro Direto
Outra opção é investir no Tesouro Direto, que também oferece um bom grau de segurança. Os rendimentos da modalidade estão relacionados às variações de diversas taxas, entre elas o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e a Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia).
Fundos de Investimento
Os fundos de investimento são ótimas opções para quem quer diversificar sua carteira de investimentos para aposentadoria. Eles funcionam como um clube, no qual cada pessoa compra a vaga e paga pela manutenção do benefício. Além disso, ele é gerido por um administrador que cuida dos investimentos.
Todo fundo é regulamentado, trazendo mais segurança aos investidores. Verifique o rendimento de cada alternativa e veja qual delas será mais interessante para a sua realidade.
2. Evitar alguns erros comuns
Alguns erros frequentes também prejudicam uma aposentadoria tranquila, sendo importante cuidar para não cometê-los. Saiba o que deve ser evitado!
Não se planejar
Um dos principais erros de quem está chegando na terceira idade é não se planejar para esse momento. Quando a pessoa não reserva tempo para analisar os ganhos que deseja ter na aposentadoria, é normal que ela não esteja preparada para o período.
Desse modo, os rendimentos tendem a ser baixos, dando pouca segurança financeira. Por isso, vale a pena investir no planejamento e entender desde cedo como ter uma vida e uma aposentadoria tranquila.
Não poupar
Outro erro bastante comum é o hábito de não poupar. Muitas pessoas são acostumadas a gastar mais do que recebem, contraindo dívidas e vivendo apertadas na questão financeira. Esse costume é muito prejudicial para o futuro, pois a renda tende a cair, dificultando a manutenção do padrão de vida, o nosso próximo tópico.
3. Definir o padrão de vida que quer levar
Outra ação importante para quem quer ter uma aposentadoria tranquila é definir o padrão de vida que quer levar nesse período — que influenciará, é claro, nos ganhos que precisará ter.
Essa percepção vai de acordo com as preferências de cada um, o que deseja fazer nesses anos, quais são as prioridades e que estilo de atividades serão interessantes nesse momento.
Definir esse padrão é importantíssimo, pois isso vai ditar os hábitos e ações do presente. Quanto maior for o seu alvo, mais controle financeiro é necessário para conquistar esse padrão. Portanto, é interessante ter consciência para que os gastos atuais não prejudiquem o seu futuro.
4. Começar a guardar dinheiro desde cedo
Nem sempre é fácil ter organização para guardar dinheiro muito tempo antes de você se aposentar. Entretanto, esse hábito é fundamental para que o seu futuro seja tranquilo financeira e mentalmente. Portanto, vale a pena cuidar das suas finanças desde já e não se colocar em situações complicadas.
Quanto mais cedo começar a cuidar dessa questão, mais fácil será construir o patrimônio que garantirá a qualidade de vida que você quer para o seu futuro. Sendo assim, faça um planejamento dos seus gastos atuais, tente não entrar em dívidas e aprenda a guardar dinheiro, pois essas atitudes serão relevantes para os anos da terceira idade.
5. Contar com uma previdência privada
Depois da Reforma da Previdência, as incertezas sobre a aposentadoria continuam, ou até aumentaram. Por isso, é fundamental saber como investir o seu dinheiro para ter uma aposentadoria tranquila.
A previdência privada é uma aposentadoria feita de forma individual, visando complementar aquela oferecida pela Previdência Social.
Os períodos e os valores investidos variam de acordo com o interesse do investidor e as regras de cada instituição.
Uma das principais vantagens dessa modalidade é a possibilidade de fazer o resgate em qualquer momento. Outro benefício está nos impostos: a depender do tipo de previdência privada escolhido, eles são cobrados apenas no resgate e não durante a acumulação.
Existem diversos tipos de previdência privada, sendo necessário encontrar o mais benéfico para você. Para isso, é preciso ver qual é sua renda mensal bruta, o tempo de investimento, as regras de cada instituição e, é claro, quanto você deseja ganhar. Ao seguir as demais dicas, você não terá muito problema nessa etapa.
6. Ter um seguro de vida
São diversas as preocupações quando chega a terceira idade, como vimos nos tópicos acima. Mas se você quer ter uma aposentadoria tranquila de verdade, precisa pensar em proteções financeiras, mas também cuidar da saúde e do bem-estar.
Nesse sentido, contratar um seguro de vida para idosos pode ser fundamental. Há opções que cobrem doenças graves comuns nessa faixa etária, como Alzheimer e AVC, e até mesmo um seguro voltado para acidentes. Assim, você age de maneira preventiva e, se algo acontecer, tem um benefício em dinheiro para garantir seu padrão de vida e o da sua família.
Neste artigo, mostramos algumas ações que devem ser tomadas se você quiser alcançar uma aposentadoria tranquila. Com planejamento e organização desde cedo é possível conquistar segurança financeira para aproveitar a terceira idade sem tantas preocupações. Portanto, busque os investimentos certos e prepare-se para o seu futuro.
Gostou das nossas dicas sobre o assunto? Que tal simular um seguro de vida com cobertura contra acidentes domésticos? Conheça aqui.