5 passos para fazer um plano de carreira | Mongeral Aegon
Publicado em: 14/05/20163 minsÚltima modificação em: 22/12/2022

Carreira

Monte um plano de carreira em 5 passos

O mercado de trabalho está sempre mudando. Há 30 anos, um profissional talvez não precisasse se especializar tanto, hoje a […]

O mercado de trabalho está sempre mudando. Há 30 anos, um profissional talvez não precisasse se especializar tanto, hoje a competição é muito maior. Neste cenário diverso é preciso saber aonde se quer chegar. Por isto um plano de carreira é tão importante.

A gerente de RH da Mongeral Aegon, Elane Vieira, acredita que a primeira coisa a fazer é pesquisar suas opções e ter consciência do que você ainda precisa aprender. “É muito importante conhecer as habilidades e pontos a desenvolver para saber qual o rumo profissional a ser seguido. Conhecer seu perfil e investir em áreas que possam ajudar a potencializar o seu talento é fundamental”, explica.

Elane também recomenda que, ao montar o plano de carreira, o profissional não seja imediatista. “Um planejamento de carreira deve ser detalhado”, alerta. Confira cinco passos que podem te ajudar a criar um plano de carreira.

1. Defina seus objetivos profissionais

“Escreva sua trajetória do ponto de partida, siga as etapas e cargos que deseja ocupar até alcançar seu objetivo”, explica Elane. Se você está começando a carreira agora, tente imaginar onde quer estar daqui a cinco anos, defina seus objetivos. E, para os que já estão no mercado de trabalho, sempre é uma boa hora para reavaliar seus objetivos profissionais.

2. Avalie suas competências

“Conhece-te a ti mesmo”, já dizia o filósofo grego Sócrates. A melhor forma de saber em que você precisa melhorar é fazendo uma avaliação das suas competências: pense nas suas forças e fraquezas. Peça para outras pessoas te avaliarem também, pessoas que trabalharam ou trabalham com você.

3. Procure empresas com as quais vocês se identifique

As empresas têm suas próprias culturas e modelos de trabalho. Você deve procurar um ambiente com o qual você se identifique. Existem pessoas que não se adaptam a trabalhar de casa, por exemplo, e outras não se acostumam com o escritório. Você também deve pesquisar os valores da empresa que deseja trabalhar.

4. Trace uma estratégia

O que você deve fazer para chegar lá? Precisa se capacitar ou desenvolver habilidades específicas? Trace uma estratégia! “Um plano de carreira bem desenhado precisa de ações de capacitação para prepará-lo nos atuais e futuros desafios”, comenta Elane.

5. Invista em networking

“Defina como meta e envolva aqueles que podem auxiliá-lo nessa missão”, ressalta. Mas, antes de divulgar seu currículo para sua rede de contatos, confira se ele está atualizado. E se você ainda não tem, crie um perfil no Linkedin e nos sites de recrutamento como o vagas.com.

E não esqueça: Para manter seu plano de carreira atualizado, o reavalie de vez em quando. “Caso seja necessário, trace novos rumos que atendam seu objetivo final”, finaliza Elane.

Além de planejar sua carreira, que tal se planejar financeiramente para alcançar os seus objetivos profissionais? Navegue pelo nosso site, faça simulações online e comece a se preparar para o futuro!

Gostou do conteúdo? Compartilhe: