8 ideias para empreender - Blog MAG Seguros
Publicado em: 20/01/20256 minsÚltima modificação em: 15/01/2025

Carreira

8 ideias para empreender

Descubra 8 ideias para empreender e começar seu negócio! Confira opções práticas, digitais e criativas para transformar sua carreira.

Busca uma nova fonte de renda ou tem pensado em fazer uma transição de carreira? A melhor forma de começar esses projetos está na pesquisa de ideias para empreender. Afinal, existem várias possibilidades de trabalho dentro e fora da internet.

O ambiente digital, inclusive, veio para facilitar bastante a divulgação de novos negócios. Além de permitir a realização de atividades exclusivamente online, também ajuda os empreendedores a alcançar muito mais pessoas na hora de vender seus produtos e serviços.

Quer ficar por dentro das oportunidades? Veja agora 8 opções para empreender!

1. Produção de alimentos

Vamos começar com uma alternativa bastante tradicional, que é a elaboração de receitas doces ou salgadas para vender alimentos. Há uma diversidade de nichos dentro desse mercado, desde lanches avulsos até marmitas congeladas, o que facilita a escolha de acordo com suas habilidades culinárias.

Portanto, se o empreendedorismo está entre os seus objetivos de vida, considere a produção de alimentos. Você pode vender diretamente para os consumidores finais ou, com o tempo, estabelecer parcerias com empresas e mercados locais. Lembre-se de que a embalagem conta tanto quanto o sabor quando se trata de comida.

2. Revenda em marketplaces

Essa é uma das melhores ideias para empreender se a sua intenção é trabalhar com a revenda de produtos em uma plataforma completa. Afinal, marketplaces como Amazon, Mercado Livre e Shopee contam com diversos recursos e, por serem conhecidos em todo o país, facilitam o contato com potenciais clientes.

Antes de gastar dinheiro, pesquise sobre produtos com boa demanda e procure fornecedores confiáveis. Aos poucos, você consegue estruturar seu negócio e montar um estoque adequado de produtos. A vantagem é que, com a infraestrutura pronta de grandes sites, é possível alcançar milhares de pessoas.

3. Venda de produtos em e-commerce próprio

Caso queira criar uma marca própria e divulgar produtos desenvolvidos por ela, a dica é investir em um e-commerce que tenha a cara do seu negócio. Dessa forma, você garante exclusividade e consegue ter controle total de todas as etapas envolvidas na venda dos artigos.

Além de manter um site para cadastrar produtos e realizar toda a negociação com os clientes, procure criar páginas profissionais nas principais redes sociais. Mídias como Instagram, TikTok e Facebook ajudam a levar as suas criações a novos contatos e garantir que mais pessoas conheçam a sua empresa.

4. Serviços de marketing digital

O trabalho com marketing digital está entre as principais ideias para empreender porque traz um leque de possibilidades. É uma área que demanda profissionais com diferentes formações e habilidades, incluindo redação e revisão textual, design e produção de materiais.

Ou seja, se o empreendedorismo faz parte de suas metas pessoais para os próximos anos, quem sabe o marketing digital seja uma boa opção. O principal objetivo de quem presta serviços nesse mercado é ajudar empresas a aumentar sua presença online e, consequentemente, vender mais.

As estratégias envolvem criação de conteúdo, otimização para motores de busca, publicidade paga (via Google Ads e Facebook Ads), e e-mail marketing, gestão de redes sociais e desenvolvimento de sites. A longo prazo, você pode abrir uma agência e compor equipes multidisciplinares.

5. Prestação de serviços autônomos

Se você já tem uma formação que permite prestar serviços como autônomo, que tal potencializar a saúde financeira com novas oportunidades de fazer dinheiro? Uma boa alternativa é usar as mídias digitais para divulgar suas habilidades e a experiência adquirida ao longo dos anos.

Você pode, por exemplo, abrir um canal no YouTube, criar perfis nas redes sociais e até construir um site que exponha seus principais serviços. A ideia é gerar conteúdo relevante para que o público-alvo conheça seu perfil e, aos poucos, obtenha a confiança necessária para investir no seu trabalho.

6. Atuação em consultorias

Na mesma linha de ideias para empreender como autônomo, é possível ganhar dinheiro orientando outras pessoas sobre trabalhos e processos que você domina. A proposta das consultorias é justamente auxiliar quem deseja percorrer caminhos iguais ou semelhantes àqueles já trilhados por alguém.

A vantagem é que, com a internet, você consegue captar clientes de diversas regiões e fazer atendimentos remotamente. O conhecimento pode ser transmitido a partir de encontros ao vivo, por meio de videochamadas, ou por meio de aulas gravadas e disponibilizadas em plataformas virtuais.

7. Ensino via aulas particulares

E já que falamos em aulas, que tal ensinar pessoas sobre algo de seu interesse? Vale desde conteúdos voltados a processos seletivos, como disciplinas e idiomas, até exercícios voltados a artes, como música, pintura e dança. As ideias para empreender na parte da educação são praticamente infinitas.

De acordo com o tema a ser ministrado, é possível ter uma noção do público-alvo e pensar em maneiras de adequar a dinâmica das aulas. Se você deseja dar reforço em matérias comuns do ensino básico, por exemplo, poderá atender alunos em idade escolar.

Se for ensinar violão ou outro instrumento, por outro lado, saiba que a chance de atrair perfis com diferentes faixas etárias é maior. O importante é encontrar um assunto que faça parte da sua vida e gere satisfação pelo simples fato de ser compartilhado.

8. Planejamento de viagens personalizadas

Muitas pessoas têm paixão por viagens e fazem investimentos para conhecer diversos destinos. Se você também tem apreço por esse universo e consegue se enxergar trabalhando na área, pode apostar na elaboração de roteiros personalizados. O objetivo é simplificar o planejamento dos viajantes e receber por isso.

Uma das partes mais interessantes desse trabalho é justamente explorar detalhes dos lugares enquanto organiza viagens de terceiros. Assim, além de tornar a experiência dos outros muito mais tranquila, você já vai coletando informações para aproveitar nas suas próprias aventuras pelo mundo.

E aí, gostou das nossas ideias para empreender? Esperamos que você tenha se identificado com alguma delas e encontre o melhor caminho para prosperar no mercado. Enquanto decide os próximos passos, busque inspirações em negócios e profissionais que representam sua visão de sucesso.

Antes de ir, aproveite para ver o que um empreendedor deve saber sobre gestão financeira!

Gostou do conteúdo? Compartilhe: