No mercado de seguro de vida, estar no ambiente digital não é mais uma condição tecnológica, mas sim uma condição para permanecer no jogo. Incluindo a comunicação com clientes nas redes sociais. Ou você é “ponto com” ou você é “ponto fora”.
Sei e reconheço que a comunicação com clientes nas redes sociais pode ser um grande desafio para muitos corretores.
Afinal, logo vem à mente as dancinhas, a “blogueiragem”, fotos perfeitas de quem se exibe por lá, a falta do manuseio com as ferramentas/aplicativos do celular, etc.
Mas estou certo que as redes são uma das maiores armas que você tem na sua mão para atrair a atenção do seu potencial cliente, simplesmente pelo seguinte fato: ele está lá.
Por que falar com clientes nas redes sociais é importante?
O dinheiro flui para onde está a atenção das pessoas. Um grande artista, no auge da fama, ganha muito dinheiro, por quê? Toda atenção midiática está nele.
Um livro ou um filme que faz sucesso, gera muito lucro, por quê? A atenção está voltada nele. Portanto, o valor que aquilo tem para as pessoas a faz ficar em evidência. Então, se você quer atingir mais pessoas, logo precisará estar no DIGITAL.
O jogo das redes sociais não é diferente.
Eu gosto de dizer que existem dois tipos de corretores: aqueles que fazem negócios pela internet e aqueles que estão fora dos negócios.
Sendo assim, o corretor que for apenas um mediador entre a seguradora e o cliente está fadado ao passado (na verdade, todo mercado que tiver apenas um atravessador será banido com a tecnologia). Quem gerar valor, dificilmente desaparecerá.
Além disso, as pessoas estão na internet por causa de quatro motivos:
- relacionamento;
- entretenimento;
- informação/educação;
- compras (perceba que o comprar é o último propositalmente).
O que NÃO FAZER para atrair clientes online
Dito isso, preciso que você entenda primeiro o que NÃO ATRAI a atenção do cliente:
- Fazer da sua rede um catálogo de produtos. Diz pra mim, o que você faz com o panfleto de supermercado? Dá uma olhada e joga no lixo, não é? Pronto! É isso que muitos corretores estão fazendo.
- Postar tabelas e mais tabelas cujo os olhos nem alcançam ver (exemplo: tabela de consórcio).
- Postar data comemorativa sem nexo com atividades dos seus seguidores (exemplo: dia do alface)
- Repostar tudo que a seguradora posta. O perfil é seu ou da seguradora? Um ou outro, okay. Contudo, vários, as pessoas acabam não sabendo de quem é o perfil.
- Querer vender a todo custo. A coisa que você vai fazer na rede é ofertar seguro e é claro e óbvio que as pessoas não vão comprar. Você precisa primeiro gerar valor a ela. As pessoas não gostam que você venda pra elas… Mas elas adoram comprar.
- Foto do cachorro, de biquíni, sua opinião política ou somente religiosa. Não estou dizendo que não pode postar, apenas que isso não vai atrair atenção de clientes nas redes sociais para fazer negócios com você. Então, modere.
Afinal, o que realmente ATRAI clientes nas redes sociais?
- A sua foto de avatar. Uma boa foto sua de busto bem profissional, sorrindo, sozinho. Homens, se possível, de terno e gravata. Mulheres, se possível, uma maquiagem bem leve .
- Seu @ na rede e seu nome. Imagine que você se apresente como “@marialuluzinhapk466”, nem sei se existe este @, mas você precisa usar seu nome e “sobrenome de guerra”. E evite usar números).
- Usar a BIO e os destaques para quem usa o Instagram pode ser uma forma ainda mais de atrair a atenção.
- Seu story. As coisas que você faz no dia a dia geram conexão com seu potencial cliente nas redes sociais. Mostrar sua jornada como corretor e os desafios também serve para humanizar seu perfil.
- SEU CONTEÚDO. Os posts que você faz no seu feed.
Rede social é para gerar conversa, para as pessoas se relacionarem. Portanto, vender mais é consequência do quão valor você vai gerar a elas, como você vai ajudá-las, seu conteúdo é umas das principais estratégias para isso.
É este conteúdo que irá aparecer quando seu potencial cliente nas redes sociais estiver rolando o feed.
Procure trazer posts que chamem atenção, de fácil entendimento. Além de vídeos que tenham a ver com seu negócio, fatos que possam o ajudar a refletir sobre a importância do planejamento financeiro e a importância do seguro de vida. A clareza vende!
Ideias de conteúdo para atrair clientes nas redes sociais
Também queria deixar aqui algumas ideias de conteúdos que vocês podem produzir:
- 4 coisas que nunca te contaram sobre proteção financeira.
- Os 3 maiores erros na hora de comprar um seguro de vida.
- Seguro de vida vale a pena?
- “Não contrate seguro de vida! (sem assistir isso antes)”.
- Previdência Privada ou Seguro de Vida: qual vem primeiro?
- Qual o melhor seguro de vida?
- Quanto custa um seguro de vida?
- Seguro Resgatável vale a pena? (resgatável x vitalício)
- Dúvidas de seus principais clientes (catalogue as dúvidas dos seus clientes e produza conteúdo em cima disso).
Além disso, você pode trazer fotos e relatos de BENEFÍCIOS PAGOS, clientes falando COMO FOI SUA CONSULTORIA além de CAMPANHAS que você veio a ganhar.
Bom, atrair atenção do cliente é uma engenharia da constância e vai exigir que você continue fazendo e tenha paciência em aparecer todos os dias para ser visto, mas posso garantir que no final vale a pena.
Quero terminar esse texto com uma frase do escritor e professor na escola de business Louisiana State University, Leon Megginson (1921-2010) falando sobre a aceleração das mudanças nos negócios:
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
Bora fabricar clientes no digital os atraindo de forma correta?