Como estabelecer metas de vendas?
Publicado em: 15/03/20234 minsÚltima modificação em: 02/03/2023

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Como estabelecer metas de vendas?

Quer aumentar o número de negócios fechados? Então, comece a trabalhar com meta de vendas. Confira tudo sobre o assunto aqui!

meta de vendas

A meta de vendas representa um número de negócios a ser fechado, estipulada pela empresa ou pelo próprio vendedor, quando ele é autônomo. Ela pode ser estabelecida para ser alcançada diária, semanal ou mensalmente, ou por algum outro período específico.

Apesar de entender a necessidade de aprender a estabelecer boas metas de vendas, muitos vendedores não sabem por onde começar.

Se esse é o seu caso, pode se tranquilizar! Este post é dedicado especialmente para ajudar você. A seguir, mostraremos a importância e como fazer para se ter metas de vendas bem definidas. Acompanhe!

Por que estabelecer uma meta de vendas?

Estabelecer uma meta de vendas é uma ação fundamental e pode ser o grande diferencial para um bom trabalho, principalmente quando é realizada no início do processo.

Saber aonde se quer chegar desde o começo ajuda a motivar e a traçar planos que tornam o trabalho mais prazeroso e mais eficiente. Além disso, as metas de vendas desenhadas também permitem maior organização e equilíbrio financeiro.

E aí, ficou animado para aprender a criar boas metas de vendas? Então é só continuar acompanhando o post!

Como definir as metas mensais?

Você já aprendeu a importância da meta de vendas. Agora, chegou o momento de entender como colocar isso em prática. Para facilitar, vamos trabalhar com metas mensais, mas tenha em mente que você pode alterar os prazos conforme necessário.

Defina metas SMART

O primeiro passo para acertar na criação da meta de vendas e ter um orçamento organizado é seguir boas estratégias, como a metodologia SMART. A palavra em inglês significa inteligente, e cada uma das iniciais que a compõem indicam uma ação específica para se ter uma boa meta.

Assim, para definir uma meta SMART, você precisa estipular objetivos que sejam:

  • S: específicos;
  • M: mensuráveis;
  • A: atingíveis;
  • R: relevante;
  • T: com um tempo limite.

Analise os meses anteriores

Além de aprender as características das metas de vendas, é muito importante analisar os meses anteriores. Por meio desses dados, você poderá ter um panorama de como anda a sua produção de venda.

Assim, fica mais fácil criar as metas atingíveis. Lembre-se de se desafiar aos poucos.

Estabeleça qual o seu salário ideal

Para conseguir ter uma boa meta de venda, que motive você a alcançá-la, é preciso estar satisfeito com os resultados que ela trará. Mais precisamente com o salário que será advindo do cumprimento da meta.

Portanto, estabelecer um valor ideal de receita que deseja ganhar precisa estar dentro do seu planejamento.

Se você já tem uma renda extra conquistada por meio de um trabalho diferente, ela deve estar de fora da receita total do salário.

Caso contrário, pode haver um falso sentimento de que a meta está sendo atingida, quando, na verdade, o dinheiro vem de outro meio.

Estipule prazos

Depois de desenhar o cenário ideal de metas e do salário que você deseja receber, é necessário pensar nos prazos para que os objetivos sejam alcançados. Não se esqueça de ser o mais realista possível para não haver decepções.

Determine indicadores

Os indicadores de performance têm a importante função de mostrar se os resultados estipulados vêm sendo alcançados. Por isso, a determinação de indicadores deve fazer parte do planejamento de meta de venda. Confira algumas opções:

  • número de leads (potenciais clientes);
  • número de leads convertidos (clientes que fecharam negócio);
  • taxa de conversão de leads (número de clientes aos quais você apresentou o seu produto versus a quantidade que fez negócio);
  • custo para conquistar um cliente (esse indicador deve computar o número de novos clientes versus os custos com ações de marketing, deslocamento, tempo etc.).

Organizar meta de vendas é o primeiro passo para conseguir alcançar objetivos profissionais.

Para aqueles que vão começar do zero, a nossa última dica é fazer as mudanças com calma! Escolha um passo para colocar em prática de cada vez. Assim, fica mais fácil alcançar o resultado esperado sem desistir no percurso.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já aprendeu a definir meta de vendas, confira o e-book sobre como organizar as finanças em tempos difíceis e se prepare cada vez mais para o sucesso!

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