Verdade seja dita: a liberdade financeira é o sonho de muitas pessoas. No entanto, não são raras as vezes em que esse desejo parece distante, quase impossível, ainda mais em uma sociedade onde ter dívidas é algo comum.
Sabia, no entanto, que é possível driblar esse cenário com atitudes práticas? É exatamente isso o que mostra Pati Lages. Especialista em finanças pessoais, a também jornalista compartilhou uma série de dicas para quem deseja repensar as escolhas financeiras, abraçando o planejamento para um futuro mais seguro.
Quer saber quais são elas? Por aqui, você confere as principais estratégias e reflexões abordadas pela Pati Lages, ajudando a resgatar o controle dos seus gastos e a traçar ótimas metas. Boa leitura!
O primeiro passo para uma vida financeira de liberdade
Segundo Pati Lages, o primeiro passo é investir na educação financeira. Ou seja, conhecer a sua realidade pessoal, bem como compreender como o sistema previdenciário funciona. A partir disso, ficará muito mais fácil traçar um planejamento de longo prazo.
Nessa etapa, a especialista ainda afirma que confiar “de olhos fechados” no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou em modelos tradicionais de previdência pode ser algo arriscado, já que a realidade econômica e demográfica do país vive em constante transformação.
O Sistema Previdenciário no Brasil
Segundo aponta Pati Lages, o INSS foi criado em uma época em que a expectativa de vida dos brasileiros era de 40 anos. Logo, poucos eram aqueles que chegavam na idade para desfrutar da aposentadoria.
Hoje, porém, essa realidade mudou. Diante da longevidade e com menos usuários contribuintes na base do sistema previdenciário, esse projeto encontra-se em dificuldades. Para se ter uma ideia, a previsão é que, até 2051, haja menos de um contribuinte para cada beneficiário.
A importância do planejamento financeiro para o futuro
Todo e qualquer indivíduo consciente deseja viver uma aposentadoria tranquila. Contudo, Pati indica que é preciso contar com um bom planejamento financeiro — e que seja projetado o mais cedo possível, envolvendo os seguintes fatores:
- criar uma reserva financeira de emergência;
- fazer investimentos em um sistema de previdência alternativo;
- traçar um orçamento doméstico que facilite a economia e o investimento.
Mudando de visão: o desafio a ser enfrentado
Um dos grandes desafios a serem enfrentados, conforme pontua Pati Lages, está na cultura do brasileiro. Por aqui, temos o costume de deixar tudo para a última hora, sem priorizar um longo prazo para resolver as situações. Pior ainda, “as pessoas acreditam que a Previdência nunca vai quebrar.”
O ideal, no entanto, é adotar outro posicionamento, a fim de valorizar a responsabilidade individual e o planejamento financeiro. Isso pode ser feito, por exemplo, ao introduzir a educação financeira desde cedo nas escolas, visando a criação de uma geração muito mais focada e consciente.
Dicas práticas com Pati Lages
A boa notícia? Tanto profissionais autônomos quanto assalariados podem investir em alguns métodos alternativos para dar início ao seu planejamento financeiro, criando um processo muito mais personalizado.
Para isso, a especialista recomenda dar o primeiro passo fazendo algumas perguntas básicas, como:
- Você tem um objetivo financeiro? Se “sim”, qual?
- Por quanto tempo você consegue manter o seu atual estilo de vida?
- Quais são os principais aspectos que podem interferir negativamente em sua renda?
Se você gostou do conteúdo e deseja conferir outras dicas como estas, aproveite para assinar o canal da MAG Seguros no YouTube. Encontramos você por lá!