Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente é a oportunidade perfeita para quem precisa adquirir algum bem e busca por boas promoções e preços competitivos no varejo.
Para aproveitar ao máximo a data sem comprometer seu controle de despesas, é importante adotar algumas práticas. Entre elas, comprar com os amigos para ter um percentual de desconto maior, assinar newsletters das suas lojas favoritas para obter condições especiais e pesquisar as vantagens oferecidas por marcas concorrentes.
Fazer uma lista do que realmente precisa adquirir, ter cuidado com as armadilhas, comparar preços e possíveis benefícios também são passos importantes para curtir as ofertas dessa dia especial com inteligência financeira.
Veja 6 dicas incríveis para aproveitar melhor as promoções no Dia do Cliente e fazer as compras dos seus sonhos:
1. Adquira aquilo que você realmente precisa
A primeira dica para aproveitar ao máximo as boas ofertas no Dia do Cliente é saber exatamente o que você precisa e/ou deseja comprar. Para isso, crie uma espécie de lista de desejos, com itens que pretende obter e a faixa de preço dos itens antes do período das promoções.
Fazer essa estimativa ajuda a saber se os descontos oferecidos pelas lojas físicas e on-line realmente valem a pena e, ainda, se os produtos estão mesmo com preços mais baixos.
Ter uma ideia do que deseja adquirir também ajuda a evitar as compras por impulso e a aquisição de coisas que você nem precisa no momento. Para não gastar mais do que pode, outra dica é acessar sua planilha de controle financeiro e estabelecer um valor máximo para suas compras. Consumir com consciência e sem ficar no vermelho é preciso.Facebook e no Twitter! Confira!
2. Junte-se a amigos e família
Para aproveitar melhor as promoções do Dia do Cliente, veja a possibilidade de se unir a amigos e familiares na hora de fazer suas compras. Dessa forma, você aumenta o valor total do pedido e tem a possibilidade de negociar um bom desconto para fechar negócio.
Outra vantagem de comprar em conjunto é que, dependendo do valor, a empresa pode isentar o pedido de frete. Algumas empresas também oferecem benefícios como entrega expressa e troca sem custo para compras altas. Por isso, a união com outras pessoas vale a pena para todos.
Só um ponto de atenção: para não ter dor de cabeça na hora de pagar, converse com o grupo antes para decidir como a compra será quitada: um paga no cartão e outros dão dinheiro depois ou cada um paga o seu. O importante é que ninguém fique devendo.
3. Assine newsletters no Dia do Cliente
Muitas lojas fazem promoções especiais no Dia do Cliente para quem já fez alguma compra com ela ou está cadastrado em sua lista de e-mails. Por isso, para garantir que não vai perder nenhuma oferta ou desconto, entre no site da empresa e assine a newsletter. Assim, todas as promoções para a data serão enviadas diretamente para você.
Não deixe de seguir as lojas de sua preferência nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. Muitas marcas fazem concursos, promoções e divulgam ofertas especiais diretamente nesses canais. Ao checar os perfis da empresa, você também tem acesso a lançamentos que podem interessar e fazer parte da sua lista de desejos.Facebook e no Twitter! Confira!
4. Pesquise as vantagens da concorrência
Algo comum no varejo é cobrir o preço das empresas concorrentes para que o consumidor efetue determinada compra. No Dia do Cliente, em que as lojas certamente esperam um pico nas vendas, usar essa prática a seu favor pode render muitos descontos e, quem sabe, uma grande economia.
Por isso, não deixe de fazer uma pesquisa de preços completa antes de comprar qualquer produto. Guarde o encarte, o e-mail ou o material que comprove que determinado item está mais barato na concorrente para pleitear o desconto em sua loja de sua preferência.
5. Compare preços e benefícios
Conferir preços, aliás, é regra de ouro para aproveitar melhor as promoções no Dia do Cliente. Você pode pesquisar direto nas lojas ou contar com a ajuda da internet para fazer uma pesquisa. Buscapé e Google Shopping, por exemplo, são grandes aliados na sua busca por negócios vantajosos.
Para ter certeza de que está fazendo a melhor escolha para suas finanças, é importante não se ater exclusivamente ao preço cobrado pelo produto. Considere ainda possíveis benefícios que terá com a compra (como adquirir um item e ganhar outro sem pagar ou levar um brinde para casa) e descontos no valor de frete ou em compras futuras.
6. Tenha cuidado com as armadilhas
Por fim, aproveite melhor as promoções do Dia do Cliente sabendo de antemão as principais armadilhas que podem surgir com a data. Uma delas é a empresa anunciar o valor de um produto como se tivesse com desconto, mas, na verdade, é um preço igual ou acima do cobrado antes do dia especial. Para não cair no golpe, faça uma pesquisa de preço antes do dia para ter uma noção de valores.
Outro erro é se encantar por ofertas on-line que, à primeira vista, parecem irrecusáveis e não se preocupar em pesquisar a reputação da loja. Não cometa esse equívoco. Empresas que cobram valores muito abaixo do mercado merecem, no mínimo, uma pesquisa cuidadosa para você ter certeza de que fará uma compra em um negócio confiável. Consulte sites como Reclame Aqui para saber mais sobre a reputação da companhia e suas práticas com os clientes.
O Dia do Cliente, data repleta de descontos e promoções, é a ocasião perfeita para comprar aqueles produtos que você precisa e, melhor, economizando dinheiro. No entanto, para fazer os melhores negócios, é essencial ficar atento às melhores práticas para, assim, consumir de forma consciente e vantajosa financeiramente.
Não deixe de criar uma lista com os itens que realmente precisa adquirir, pesquisar preços e benefícios e, ainda, assinar newsletters das lojas de sua preferência para ficar por dentro das melhores ofertas.
Fazer compras conjuntas com seus amigos e sempre negociar com as empresas para conseguir os melhores negócios também são pontos importantes. Se possível, pague à vista para ter descontos e não correr o risco de se enrolar com parcelamentos futuros. Sua liberdade financeira agradece!
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