Millennials: 7 lições de finanças para jovens
Publicado em: 16/08/20186 minsÚltima modificação em: 07/10/2022

Educação Financeira

Millennials: 7 lições de finanças para jovens

Nascidos entre 1980 e 1995, os Millennials fazem parte de uma geração conhecida por questionar o status quo, estar sempre […]

Nascidos entre 1980 e 1995, os Millennials fazem parte de uma geração conhecida por questionar o status quo, estar sempre conectada e ver na sustentabilidade um grande valor. Selecionamos lições de finanças para jovens.

Em relação às finanças, esses jovens priorizam a experiência em vez da posse de bens. Diferentemente de seus pais, portanto, que viam a compra da casa própria como um dos principais objetivos para alcançar a estabilidade financeira, esse grupo prefere investir seu dinheiro em viagens e serviços que facilitem sua vida.

Mas por mais que os Millennials tenham deixado para trás o apreço por marcas e posses, nem por isso devem deixar de pensar no seu futuro financeiro!

Entre as principais dicas para essa geração conseguir ter finanças saudáveis e equilibradas estão montar uma reserva financeira, não se preocupar em ser proprietários de bens e minimizar os custos com moradia.

Entender sua tolerância a riscos de investimentos, usar a disponibilidade de informações a seu favor e definir seus objetivos de vida são outros cuidados de gestão financeira a tomar para aprender a economizar dinheiro.

Curioso para entender melhor tudo isso? Na verdade, ansioso para colocar em prática? Então confira agora mesmo 7 lições de finanças para jovens garantirem sua estabilidade financeira no futuro!

Confira agora as dicas de finanças para jovens

1. Comece definindo seus objetivos

finanças para jovens

O primeiro passo que os Millennials devem dar para cuidar melhor do seu dinheiro e usar os recursos a favor do que realmente desejam é definir seus objetivos financeiros. Mas é claro que Isso varia de pessoa para pessoa.

Quem tem ou planeja ter filhos, por exemplo, pode querer guardar uma grana para pagar o colégio das crianças. Já jovens que não pensam em formar uma família no momento podem poupar para uma viagem ou para investir em sua própria educação.

Independentemente da escolha do estilo de vida, o essencial se mantém: é preciso traçar objetivos financeiros para saber exatamente quanto você precisa poupar para realizar seus sonhos, quais investimentos são indicados e quanto tempo tem para reunir a quantia necessária.

2. Use as informações a seu favor

Há não muitos anos, informações sobre produtos financeiros, oportunidades de investimento e cenário econômico eram obtidas, na maior parte das vezes, por meio dos gerentes do banco.

Com a internet, isso mudou da água para o vinho. Hoje em dia, com poucos cliques já é possível conhecer as melhores aplicações disponíveis para seu perfil, comparar taxas e até mudar seus investimentos de instituição financeira.

Diante disso, uma importante lição de finanças para jovens diz respeito a essas informações, que não só podem como devem ser usadas a favor da vida financeira! Pesquise, compare e veja quais são as melhores opções para seu perfil. Também é válido usar os dados para negociar boas condições e alcançar os melhores rendimentos possíveis.

seguro ideal

3. Conheça sua tolerância a riscos

Definir seu perfil de investidor é outro cuidado importante para garantir que suas finanças estarão em segurança no futuro. Para isso, reflita sobre sua tolerância a riscos: o quanto você está disposto a perder em nome de uma rentabilidade maior?

Conservador, moderado ou arrojado? Para definir seu perfil, considere, além do valor disponível para investimentos, seus objetivos financeiros. Além disso, como a diversificação é uma tática sempre indicada, nada de alocar todo seu dinheiro em apenas uma aplicação, ok? Anote aí: o melhor é distribuir os recursos de acordo com suas possibilidades de perda.

4. Faça uma reserva financeira

Como dissemos, é comum os Millennials não quererem acumular posses e valorizar marcas. Mas esse desprendimento não pode ser estendido às finanças! É preciso pensar no futuro, investindo em planejamento e poupando para a aposentadoria.

Com esse propósito, coloque no papel o quanto gostaria de ter de renda mensal e o quanto pode poupar por mês para alcançar esse objetivo.

previdência é o primeiro nome que vem à cabeça quando o assunto é guardar dinheiro para o futuro, não é mesmo? Mas saiba que há no mercado uma gama extensa de investimentos que podem ser usados para isso. Pesquise, coloque a segurança em primeiro lugar e veja qual é a melhor opção para seu perfil!

5. Deixe a preocupação com bens de lado

finanças para jovens

Uma das principais características dos Millennials é o rompimento com velhos padrões, deixando de lado a tendência de acumular bens como objetivo de vida. Nesse novo cenário, tenha em mente que se preocupar em comprar uma casa ou um apartamento não deve ser prioridade.

A meta é ter segurança financeira no futuro e investir em si mesmo, alcançando assim a tão sonhada estabilidade quando estiver mais velho.

Mas atenção: se posses não são prioridade, seus investimentos devem ser! Por mais que o investimento em imóveis seja considerado incompatível com o estilo de vida dos Millennials, pensar no futuro deve ser uma necessidade.

Então trate de investir parte do que ganha para usufruir de rendimentos quando sua capacidade produtiva não for a mesma!

6. Minimize seus custos com moradia

Em um época em que economia colaborativa é a expressão (e o conceito) do momento, minimizar os custos com moradia é uma atitude necessária para economizar ainda mais. Quem tem um quarto desocupado no apartamento, por exemplo, pode considerar alugá-lo para ganhar uma graninha extra. O que acha da ideia?

7. Invista em você

Nossa última (mas não menos importante) lição de finanças para jovens é: investimento em educação e desenvolvimento pessoal é sempre válido.

Nesse sentido, depois de considerar seus objetivos de vida, aposte na sua formação profissional e pessoal para alcançar melhores posições no mercado de trabalho.

Pós-graduações, MBAs, cursos de extensão e de idiomas podem fazer uma enorme diferença no currículo, futuramente garantindo uma renda melhor.

Por isso, ao fazer seu orçamento pessoal, não deixe de considerar uma quantia para sua formação. Assim, suas chances de aumentar as receitas também aumentam!

Se você faz parte da geração Millennial, chegou a hora de parar para pensar sobre o que pode fazer por sua vida financeira para ter segurança no futuro.

Siga nossas dicas, apreenda essas 7 lições de finanças para jovens e dê os primeiros passos para alcançar a tão sonhada estabilidade financeira, meta compartilhada geração após geração!

Quer fazer seu dinheiro trabalhar a seu favor, conquistar seus principais objetivos financeiros e alcançar uma melhor rentabilidade com o que tem aplicado atualmente? Não é tão difícil, viu? Confira nosso manual do investidor iniciante e aprenda já os primeiros passos para se aventurar pelo rentável mundo dos investimentos!

materiais educativos

Gostou do conteúdo? Compartilhe: