Poder ir a qualquer lugar sem depender dos outros, fazer viagens e não precisar usar transporte público ou aplicativos são desejos de muitas pessoas. Entretanto, uma dúvida comum é se vale mais a pena alugar ou comprar um carro.
Contudo, se esse também é um questionamento seu, você está no lugar certo! Neste post, vamos trazer muitas informações sobre o assunto. Assim, você consegue decidir qual das duas opções é melhor para o seu estilo de vida e suas necessidades.
Quais as diferenças entre alugar ou comprar um carro?
O aluguel de carro está cada vez mais “na moda”. Antigamente, a prática era realizada apenas em situações específicas, como viagens. Hoje em dia, muitas pessoas preferem a locação no lugar da aquisição de veículos.
Basicamente, a principal diferença entre as duas ações é que, na locação, a pessoa gasta um valor por mês, recebe o veículo e não precisa se preocupar com diversos itens que podem dar dor de cabeça para os donos, como a manutenção.
Por outro lado, quando se é o proprietário do veículo, todas as responsabilidades do carro recaem sobre a pessoa. Nesse caso, ela precisa estar atenta a questões como troca de óleo, reparos, pneu furado etc.
Apesar disso, há vantagens em ter o próprio carro. Ao ser o proprietário, não é necessário se preocupar com alguns pontos que precisam ser considerados ao fazer a locação. Como é o caso da possibilidade de limitação de quilometragem ou qualquer outro item presente em contrato.
No entanto, se depois de ler essa breve comparação você continua em dúvida, não se preocupe! A seguir, vamos ajudar você a escolher a melhor opção para a sua realidade, listando os prós e contras de alugar ou comprar um carro.
Quais são as vantagens de alugar um carro?
Para ajudar você a decidir entre alugar ou comprar um carro, vamos iniciar destacando quais são as vantagens de optar pelo aluguel do veículo.
Não precisar se preocupar com IPVA
O primeiro grande benefício de alugar um carro é não precisar se preocupar com o imposto anual para poder rodar com o veículo, o famoso “IPVA”.
Dependendo de qual for o modelo e o ano do seu carro, o valor do IPVA pode ser bem salgado. Ao alugar o veículo, essa conta de início de ano fica por conta da locadora.
Manutenção do carro
Outra questão muito importante que deve ser considerada e que é um ponto positivo para o aluguel é que você não vai mais precisar se preocupar com a manutenção do carro.
Se o pneu furar, ou o carro estragar, a responsabilidade é toda da locadora. Basta telefonar e informar para eles resolverem. Nesse caso, é sempre importante saber o que diz no contrato da locação.
Licenciamento
Outro gasto anual que não precisa ser pago por quem aluga o carro é o licenciamento do veículo. Esse custo deve ser computado na planilha financeira para que você consiga analisar os custos de cada opção e eleger a melhor.
Alugar carros melhores
Uma excelente vantagem de alugar um carro é que dificilmente você conseguirá comprar o carro que você aluga gastando uma parcela parecida.
Normalmente, com o valor da parcela de um carro de 50 mil, por exemplo, você poderia alugar um que custa 100 mil. Ou seja, com um gasto parecido por mês, você poderá andar com mais conforto e espaço.
Gerar mais economia
O último benefício que escolhemos trazer hoje para aqueles que pretendem alugar um carro é que essa opção pode ser uma forma de economizar.
Se o objetivo é gastar menos dinheiro, você pode alugar um carro mais simples ou fazer um contrato mais longo. São diversas opções para encontrar valores melhores, converse com a locadora!
Quais são as vantagens de comprar um carro?
Agora que você já conhece as vantagens de alugar um carro, é necessário conhecer os benefícios de comprar um, para poder decidir o que é melhor para você. Veja algumas vantagens de adquirir o carro.
Pode ser utilizado por um período maior
Um ponto importante que deve ser considerado é o tempo de uso do veículo. Embora o aluguel de carro possa ser mais barato a curto prazo, se a pessoa compra um carro e não se importa em trocá-lo com frequência, possivelmente acabará gastando menos.
É um bem
Mesmo que um carro próprio custe mais por mês durante o pagamento das prestações do financiamento, no fim das contas ele será seu.
O que deve ser analisado?
Se você chegou até aqui e gostou das vantagens tanto de alugar como de comprar um carro, mas ainda não está convencido de uma das duas opções, anote aí o que você precisa analisar para acertar na escolha.
Perfil
É preciso olhar para o seu perfil e entender o que combina com você. Alguns investidores com grandes objetivos financeiros, por exemplo, preferem alugar um carro do que adquirir, pois o valor da locação provavelmente será menor do que a prestação de um carro novo.
Nesse caso, eles utilizam a diferença de valor entre parcelas para investir o dinheiro. Outras pessoas têm um perfil mais conservador e preferem pagar a prestação, pois, ao final, o carro será seu. Para fazer a escolha certa, você precisa descobrir o seu perfil.
Necessidades
A necessidade de cada um também deve fazer parte da análise. O que é importante para você? Você precisa de um carro grande, mas não pode pagar a prestação, e consegue pagar o aluguel?
Talvez essa já seja a resposta para a pergunta. Ou você quer economizar dinheiro para algum outro plano? Cada uma dessas respostas é individual e aponta para uma direção
Não existe resposta certa para o questionamento do que é melhor: alugar ou comprar um carro. Para algumas pessoas, pode ser mais vantajoso adquirir um veículo e para outras a melhor opção vai ser a locação.
A escolha correta vai depender da rotina, dos gostos e das características de cada um. Para decidir, é importante conhecer as diferenças, os prós e os contras de cada uma das opções, como vimos aqui!
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de alugar ou comprar um carro, que tal permitir que seus amigos também tenham essas informações? Compartilhe o post em suas redes sociais e ajude quem tem dúvidas sobre o assunto!