Seguro de vida online: veja por que comprar um
Publicado em: 16/04/202013 minsÚltima modificação em: 22/12/2022

Educação Financeira

Por que comprar seguro de vida online?

Vamos começar este artigo com a seguinte pergunta: por que não comprar seguro de vida online? De acordo com estudo conduzido […]

Vamos começar este artigo com a seguinte pergunta: por que não comprar seguro de vida online? De acordo com estudo conduzido pelo IBGE, em 2017, 69,9% dos brasileiros acima de 10 anos estiveram conectados à internet.

Ao mesmo tempo, os nossos hábitos de consumo foram se adaptando à rotina cada vez mais agitada que temos. Comprar online foi uma forma que encontramos de ganhar tempo.

Hoje, é possível adquirir diversos produtos e serviços pela web, e o mercado de seguros não poderia ficar de fora. Foi por isso que, em 2014, o Grupo Mongeral Aegon foi a primeira empresa a possibilitar a compra de seguro de vida online.

O seguro de vida procura dar a você maior segurança em momentos inesperados e, considerando a correria do seu dia a dia, a venda online atenderá suas demandas de forma rápida, eficaz e 100% segura.

Mas você se sente à vontade para comprar seguro online? Ainda não?

Continue lendo para conhecer o fenômeno das insurtechs, que estão modificando a maneira como o mercado segurador oferece seus produtos e serviços. Você também vai ver quais são as vantagens no seu uso e como funciona a aquisição de seguro de vida via internet.

Quer saber qual é o seguro de vida ideal para você? Simule agora mesmo!

Por que comprar seguro de vida online?

Estamos atravessando uma época que os especialistas chamam de “era da transformação digital”. Na prática, ela engloba fenômenos tecnológicos como computação em nuvem, mobilidade, 4G, Big Data e Internet das Coisas — também conhecida por IoT, de Internet of Things.

O surgimento e desenvolvimento dessas tecnologias mudaram radicalmente a forma como consumimos, trabalhamos e até como nos relacionamos na sociedade.

Atualmente, boa parte das nossas atividades ocorre por intermédio da web. Evidentemente, essa alteração de comportamento já se reflete fortemente em todos os setores da economia.

A internet mudou a forma de consolidação do conhecimento nas escolas, redesenhou a prestação de serviços de saúde e ressignificou o consumo no varejo.

Com todas essas mutações, não haveria como o mercado de seguros permanecer vendendo apólices como nos anos 50. Se as pessoas até compram veículos pela internet, por que não fazer o mesmo com seguros de vida?

Como você vai ver nos próximos tópicos deste texto, há diversas vantagens para a aquisição de seguro de vida online, que vão desde a comodidade de não precisar se deslocar para a realização do contrato até o preço do serviço, passando por outros pontos bastante interessantes para todas as partes envolvidas.

Mas é seguro comprar seguro de vida online?

Todos os seguros podem ser comprados com tranquilidade a partir do ambiente digital. Isso porque muitas seguradoras indicam corretores online parceiros para auxiliar o cliente em todo o processo de formatação da apólice, na eliminação de dúvidas e intermediação de contato com a empresa.

Em algumas companhias, a interação com o cliente é feita diretamente por especialistas da própria seguradora, o que torna o processo de aquisição ainda mais livre de estresse. Ou seja, comprar seguro de vida online é extremamente confiável.

Na verdade, é difícil entender como essa metodologia demorou para ser usada no Brasil: em diversos países da Europa, todo o ciclo de compra dos seguros — inclusive o de vida — é contratado e gerido totalmente pela internet.

Você já ouviu falar nas insurtechs?

Nesse movimento de compra e venda de diversos tipos de proteção, incluindo o seguro de vida online, um conceito empresarial emergiu: o das insurtechs.

O termo insurtech surgiu da junção das palavras em inglês insurance (seguro) e technology (tecnologia). Ele descreve um novo modelo de negócio no qual seguradoras — já estabelecidas e também startups — aproveitam a transformação digital para vender seus produtos, relacionar-se com clientes e muito mais.

Temos uma insurtech — ou um modelo insurtech — quando são utilizados aplicativos para smartphones, soluções modernas de processamento de sinistros, wearables e outras ferramentas digitais.

Também quando há o manuseio de políticas e processamento via internet, tornando tudo mais automatizado, o que reduz a necessidade de intervenção humana.

Do ponto de vista das empresas do setor, trata-se de um upgrade no modelo de negócio. Para o cliente, o fenômeno insurtech proporciona facilidades e uma experiência mais eficaz e menos dispendiosa.

Imagine que você viajará de carro para o sul do Brasil. Você passou dias planejando, fez revisão no veículo, preparou malas… mas esqueceu de adquirir um seguro. Já é sexta-feira, final de tarde.

Nessa situação, não seria bastante cômodo contratar o seguro online diretamente do seu smartphone?

E se nós dissermos que você poderia comprar um seguro que valesse apenas pelo período em que seu automóvel estiver na estrada? O modelo insurtech consegue esse grau de personalização e especificidade — cada seguradora ou startup de seguros tem suas próprias políticas e ofertas, é claro.

Em suma, quando falamos em insurtechs estamos nos referindo a um modelo inovador de negócios no mercado de seguros. Ele fornece inúmeras vantagens aos segurados, sendo a compra online — que já é um avanço incrível — apenas a “ponta do iceberg”.

O que, de fato, diferencia as insurtechs das seguradoras tradicionais?

Para que você entenda todas as camadas que compõem o fenômeno insurtech, vamos agora compará-lo com o mercado tradicional de seguros.

Seguradoras têm experiência

Durante séculos, as seguradoras tradicionais tiveram várias suposições sobre seus clientes. Isso lhes serviu bem de maneiras muito previsíveis. Hoje, no entanto, é necessário encontrar as peculiaridades nos desejos e no dia a dia dos segurados e oferecer a eles produtos e serviços adaptados exatamente a essas necessidades.

O novo consumidor exige inovação

O componente de tecnologia vem da integração dos planos de seguro tradicionais com as ferramentas digitais, cada vez mais potentes, simples de implementar e baratas.

Portanto, não se trata de romper com o modelo antigo, mas, sim, de torná-lo mais aderente ao novo consumidor, aproveitando as facilidades tecnológicas. O ponto-chave que diferencia as insurtechs das empresas de seguros que ainda atuam exclusivamente de maneira tradicional é: experiência do cliente.

A geração economicamente ativa mudou

Em nosso mundo em constante mudança, até pouco tempo, a maior parte da população era da geração baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964). Contudo, a partir de 2010, a geração millennial chegou à idade adulta.

Os millennials se esforçaram para entender as mudanças trazidas pela revolução digital. E eles lidam com um mundo no qual a mudança é constante: nada é estável, o que requer bastante capacidade de adaptação.

Agora que estão se tornando confortáveis ​​com a vida adulta, eles têm necessidades muito diferentes das que os baby boomers tinham.

A geração millennial precisa ser melhor entendida

O seguro tradicional presume que os millennials querem seguro de vida, sem reconhecer que seus pacotes de salários e benefícios não estão próximos das gerações anteriores.

Muitas seguradoras tradicionais também não percebem que a maior parte do tempo dos millennials é gasta com eles conectados aos seus dispositivos móveis e online.

Em ambos os casos, os millennials têm diferentes necessidades de seguro do que seus pais ou avós, e apenas as insurtechs — e as seguradoras que modernizaram sua atuação — estão preparadas para atendê-los.

Seguradoras tradicionais não devem ver as insurtechs como ameaça

Quando as seguradoras aprendem a aproveitar o fenômeno insurtech e fazem acordos com gigantes de tecnologia, elas podem começar a atender melhor os novos consumidores.

As mentes mais brilhantes em diversos campos de insurtech, como de saúde e automotivo, podem se unir à indústria de seguros para desenvolver mudanças significativas. E os clientes também ganham com isso.

Quais são as vantagens de comprar seguro de vida online?

Até aqui, mostramos como comprar seguro de vida online é algo bastante tranquilo. Também falamos que a digitalização do mercado segurador faz parte de um movimento de inovação e tecnologia chamado insurtech.

Da facilidade de comparar preços à boa relação entre custo e benefício, confira, a seguir, quais são os principais benefícios para os clientes ao contratar seguro de vida por meio da internet.

Comparação de preços entre diversas seguradoras

Quando você realiza seu processo de aquisição da apólice no ambiente digital, é possível cotar entre os diversos players do mercado.

Isso te ajuda a ter a certeza de que está adquirindo o produto que apresenta a melhor relação entre custo e benefício, por meio da avaliação de diversas variáveis, como condições de pagamento, coberturas, assistências, entre outras.

Isso não é algo desprezível, levando em conta que apólices de seguro de vida com as mesmas especificações podem ter prêmios variando em mais de 100%, a depender da seguradora.

Em vez de visitar ou receber a visita de diversos agentes, você pode abrir várias abas do seu navegador e acessar os sites das diferentes seguradoras. Com isso, ganha tempo e consegue se concentrar para fazer uma comparação eficiente do seu seguro de vida online.

Simulação no processo inicial de compra do seguro de vida

Nem todo mundo entende todas as nuances de um seguro de vida. Mas quem deseja comprar seguro online tem espaço para aprender mais sobre o produto no ambiente virtual por meio de simulações.

Ao acessar a página Seguro Ideal, por exemplo, você pode formatar seu seguro de diversas formas e, ao final, ter acesso a valores, extensão de coberturas, dados sobre carência, entre outras particularidades e então, claro, poder contratar seu seguro de vida online.

Possibilidade de customização do produto

O seguro de vida é um dos produtos do setor securitário com mais possibilidades de personalização.

Por exemplo, em caso de sinistro, você gostaria que o prêmio (ao beneficiário ou a você mesmo) fosse entregue em forma de renda mensal ou de uma única vez? Tem interesse em retirar o dinheiro dentro de um certo tempo (seguro de vida resgatável)?

Ou que tal acrescentar coberturas extras, como recebimento de indenização em caso de doença grave, cobertura para despesas educacionais ou para custos com medicamentos?

Comprar um seguro de vida online permite que você personalize as condições da apólice da maneira que melhor lhe convier. Evidentemente, essa virtude agrega valor a um produto já interessante, especialmente em um país com pouca cultura de poupança.

Resolução de dúvidas mais rapidamente

As melhores seguradoras, como a MAG Seguros, disponibilizam canais de atendimento aos seus clientes para sanar quaisquer dúvidas sobre a vigência da apólice, carência, coberturas, prêmios etc.

Esse suporte permanente facilita o processo de compra e torna a aquisição muito mais consciente.

Por meio de um chat online, você pode fazer todas as perguntas, sem necessidade de realizar uma ligação telefônica ou dirigir-se a um posto de atendimento presencial.

Simplicidade do processo de compra

Comprar seguro de vida online é tão simples quanto adquirir qualquer outro produto em um e-commerce.

Basta que você simule o seguro mais adequado às necessidades que tiver e, ao final, você será convidado a informar seu e-mail e telefone para que um representante da seguradora entre em contato. A partir daí, é só continuar com o processo de formalização da apólice.

Preço baixo

Você é profissional autônomo? Já parou para pensar como você se manteria (ou, pior, como manteria seus filhos) caso alguma fatalidade o impedisse de exercer sua profissão por um determinado tempo?

Quem não está protegido sob a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não recebe se não conseguir trabalhar. Para um profissional com esse perfil, ter um seguro de vida não é opção, é uma questão de responsabilidade.

Por exemplo, você sabia que, a depender do perfil, é possível contratar seguro de vida com diária por incapacidade temporária no valor de R$ 1 mil, além de indenização de R$ 100 mil em caso de invalidez (paga a você) ou morte acidental (paga aos seus beneficiários), por apenas R$ 45 por mês?

A maioria dos brasileiros acredita que o seguro de vida é um produto caro. Como você viu, não é. E ao comprar seguro online, as possibilidades de fazer um bom negócio aumentam, tendo em vista a facilidade na realização de pesquisas.

Como anda o mercado de seguro de vida?

Em países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como Estados Unidos, Alemanha e Suécia, é difícil encontrar um cidadão que não esteja amparado por um seguro de vida.

No Brasil, no entanto, as superstições e crendices foram, durante muito tempo, responsáveis pela penúria de muitas famílias, que perderam tudo o que tinham após o falecimento de seu provedor, sem que houvesse uma apólice dessa natureza para reorganizar suas vidas.

Nos últimos anos, entretanto, o brasileiro começou a compreender o seguro não como um instrumento de mau agouro, mas como uma proteção financeira responsável e obrigatória para amparar seus familiares em momentos difíceis.

A diversificação no formato do produto — que hoje inclui até mesmo cobertura para gastos com medicamentos e para despesas escolares também ajudou a impulsionar o setor, em crescimento mesmo durante a crise.

A título de exemplo, é importante destacar que o seguro de vida individual cresceu uma média de 26% em 2016, na contramão total da retração de outros setores.

Comprar seguro de vida, aliás, parece ter sido a tônica do brasileiro em 2016, já que esse foi o segmento que mais cresceu no setor securitário — muito em função das facilidades da aquisição do seguro de vida online.

Como você viu, comprar seguro de vida online é mais simples e vantajoso do que parece. Cada vez mais, essa nova forma de aquisição e gestão do mercado segurador deve se consolidar no Brasil.

Apesar da tradição, o mercado segurador já entendeu que precisa se adaptar aos novos tempos. E quem ganha com isso também é o consumidor, que vê o número de ofertas crescer exponencialmente, tudo a uma distância de alguns cliques.

Se voltássemos no tempo e perguntássemos às pessoas, lá nos anos 1990, se comprariam um seguro de vida via internet, elas provavelmente diriam que não. Mas o futuro já chegou, e essa facilidade está cada vez mais incorporada.

Você também anda interessado em proteger seus entes queridos com uma apólice de seguro de vida? Quer aproveitar todos os benefícios de comprar seguro online? Entre em contato conosco e posicionaremos um de nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema!

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