Quando começar uma previdência privada?| Mongeral Aegon
Publicado em: 13/05/20163 minsÚltima modificação em: 22/12/2022

Aposentadoria

Quando começar uma previdência privada?

A previdência privada é uma reserva financeira que você faz durante a vida para complementar sua renda na aposentadoria ou […]

A previdência privada é uma reserva financeira que você faz durante a vida para complementar sua renda na aposentadoria ou realizar um projeto, como abrir seu próprio negócio ou comprar o imóvel dos sonhos. Você pode receber o capital investido de forma mensal, ou de uma única vez, na data determinada por você quando contratar o plano.

Portanto, para que você consiga alcançar a reserva desejada no tempo ideal, é muito importante saber o momento certo para começar a investir. Confira nossas dicas e saiba quando é a hora de dar o primeiro passo:

Quando começar uma previdência?

Desde que você começa a trabalhar com carteira assinada, uma parcela do seu salário é destinada à Previdência Social (INSS). Já quem é profissional liberal, normalmente paga essa contribuição de forma avulsa. No entanto, quando você se aposenta, o INSS paga o salário até um limite, conhecido como teto. Se você recebe mais do que ele, o máximo pago é de R$ 4.673,41 (valor do ano de 2015), precisa complementar sua renda de alguma forma se quiser manter o seu padrão de vida.

O ideal é começar um plano no início da carreira profissional. Além disso, quanto mais cedo você começar, maior será sua reserva no futuro, mesmo que só possa poupar uma quantia pequena mês a mês – por exemplo, pais que fazem planos para as crianças quando nascem, e que mantém pela vida toda a contribuição, ainda que mínima, estão dando uma grande ajuda para os filhos no futuro.

Qual o valor da parcela que devo investir?

O quanto pode no momento, o importante é começar a investir já. Alguns especialistas indicam uma reserva mensal de pelo menos 10% do seu salário. Mas se você consegue investir R$100, faça isso. Com o passar do tempo, você evoluirá profissionalmente e sua situação financeira irá permitir que você possa contribuir com mensalidades mais altas.

Outra dica é usar parte de bonificações, como participação nos lucros e décimo terceiro, para fazer um aporte. Aportes são depósitos esporádicos, que você pode fazer quando desejar, para aumentar sua reserva financeira. Assim o montante guardado vai aumentando sem você ter que desembolsar dinheiro do seu orçamento fixo mensal.

Ainda com dúvidas? Faça simulações das nossas previdências. É rápido, prático e gratuito. Comece já!

Gostou do conteúdo? Compartilhe: