O período de festas é a época perfeita para reunir a família e comemorar com quem se ama. Curtir as festividades é revigorante, mas ter atenção às finanças e economizar é preciso! Por isso, selecionamos dicas para criar uma ceia de natal barata. Afinal, os gastos com presentes, decoração e comida costumam aumentar de forma considerável em dezembro.
Entre as dicas para preparar uma refeição que caiba no orçamento estão fazer uma lista dos convidados para a ceia, listar o que precisa ser comprado e optar por produtos da época.
Não usar talheres e guardanapos descartáveis e considerar pedir para os convidados levarem bebidas e/ou algum prato também são maneiras de economizar sem prejudicar a qualidade do seu evento em casa.
Aprenda como fazer uma ceia de Natal sem estourar o orçamento com o nosso a passo a passo!
Ceia de Natal barata: confira as nossas dicas a seguir
1. Faça uma lista de convidados
O primeiro passo para fazer uma ceia de Natal barata é fazer uma lista de convidados. Dessa forma, você já tem uma ideia da quantidade de alimentos e de bebidas que terá que comprar para preparar a refeição e os petiscos de entrada.
Não deixe de pedir para os convidados confirmarem presença e, também, informarem se levarão alguma pessoa extra. Na hora de montar sua lista, considere ainda aquelas pessoas que só farão uma visita rápida e não ficarão para a ceia. Isso terá impacto em pontos como bebidas e entrada.
2. Liste o que precisa ser comprado
Com a lista de convidados em mãos, é hora de listar tudo o que precisa ser comprado para a ceia de Natal. Lembre-se de colocar na lista não só os alimentos e bebidas como também as respectivas quantidades.
Outro ponto de atenção é não se ater apenas ao que será necessário para a refeição. Considere ainda se precisará comprar algo para decorar a mesa, como velas, fitas, itens natalinos em geral etc. Listar tudo o que precisa ser comprado ajuda a não esquecer nada e, ainda, a pesquisar preços.
3. Opte por alimentos da época
Outra dica para fazer uma ceia de Natal sem estourar o orçamento é, quando possível, optar por produtos da época. Além de serem mais em conta, também são bem mais frescos, o que tornará a refeição ainda mais saborosa.
Há diversos sites na internet listando frutas, legumes e verduras da época. Mesmo no supermercado é fácil identificar esses alimentos: eles costumam ser bem mais baratos do que os outros!
4. Não use produtos descartáveis
Para fazer uma ceia de natal barata preciso, ainda, tomar alguns cuidados na hora de montar a mesa. Evitar talheres e guardanapos descartáveis, por exemplo, é uma forma de fazer a refeição sair mais em conta, já que não há desperdício desses itens.
Por mais que dê um pouco mais de trabalho no pós-evento, usar talheres da casa e optar por guardanapos de pano, que podem ser reutilizados, sai muito mais barato. Além disso, certamente a decoração da sua mesa ficará mais elegante.
5. Divida a responsabilidade
Se estiver difícil fazer uma ceia de Natal barata, considere dividir a responsabilidade com os outros convidados. É muito comum fazer um evento em que cada convidado é responsável por um prato e cada pessoa leva o que vai beber.
Além de ser mais econômico para todo mundo, optar por esse modelo reforça o espírito de compartilhamento e união do Natal.
Caso escolha pedir para cada um levar um prato, tenha apenas o cuidado de saber o que cada convidado vai preparar para fazer uma ceia coerente e, ainda, não correr o risco de duas pessoas levarem a mesma coisa.
Outro modelo possível é uma pessoa se responsabilizar pela ceia e dividir os custos entre todos os convidados. Se seguir por esse caminho, cuide apenas para ser justo e cobrar valores diferenciados caso algum convidado não consuma álcool, por exemplo.
6. Pesquise preços para ceia de Natal econômica
Outro passo importante para fazer uma ceia incrível sem gastar muito é sempre pesquisar preços antes de comprar os produtos. Você pode começar sua pesquisa pela Internet, no site de supermercados, ou ir até os estabelecimentos para ver as promoções.
Dependendo dos itens que vai adquirir, pode valer a pena fazer as compras com certa antecedência, quando os preços costumam estar mais baixos. Produtos como vinho, espumante e bacalhau, por exemplo, costumam custar bem mais quando chega perto do período de festas.
Estocar certos itens, como bebidas alcoólicas, pode ser uma boa ideia caso você encontre uma promoção que valha a pena.
7. Cheque restrições alimentares
Economizar na ceia de Natal passa também por aproveitar ao máximo os alimentos, evitando o desperdício. Nesse sentido, na hora de montar a lista do que será preparado no grande dia, cheque com seus convidados se alguém tem algum tipo de restrição alimentar. Assim, você não só evita desconforto entre as pessoas como, também, o desperdício de comida.
Caso sua ceia tenha muitas crianças, pode valer a pena preparar pratos específicos para os pequenos que, muitas vezes, não gostam muito das comidas natalinas típicas. Veganos e vegetarianos também merecem atenção. Procure sempre ter opções sem carne e derivados animais para atender a esse público, que é crescente.
8. Fuja dos supérfluos
Por fim, para não estourar seu orçamento com a ceia de Natal, seja controlado e compre apenas o estritamente necessário para o evento. É muito fácil se distrair no mercado e acabar comprando o que não precisa!
Evite fazer as compras natalinas com fome e, se preciso, deixe o cartão de crédito em casa e vá apenas com o dinheiro necessário para comprar o que precisa para a ceia.
Fazer uma ceia de Natal econômica é uma forma de aproveitar essa época festiva do ano sem ficar no vermelho. Comece o planejamento para o evento o quanto antes e não deixe de tomar cuidados como sempre fazer uma lista de convidados e estipular tudo o que precisa comprar para a ceia.
Crie um orçamento para o evento e se atenha a ele. Assim, você foge das compras por impulso típicas da época e mantém suas finanças em dia.
Para ter acesso em primeira mão a outros conteúdos sobre finanças pessoais, planejamento financeiro e economia doméstica curta nossa página no Facebook!