Se você é autônomo, ou recebe rendimentos vindo de pessoas físicas é necessário se informar sobre o carnê-leão. E se não está com tempo para ler este texto, assista ao vídeo para entender o que é o carnê leão.
O que é o carnê-leão?
O carnê-leão é um imposto recolhido mensalmente, através do pagamento de um DARF, e obrigatório do Imposto de Renda de Pessoa Física que não recolhe direto na fonte.
Se você é pessoa física residente no Brasil que recebe rendimentos vindos por outras pessoas físicas, sejam elas residentes no Brasil ou não, você tem que se planejar mensalmente para pagar o imposto referente ao valor recebido. O pagamento do carnê-leão é obrigatório, mas a forma como você vai pagar, tudo de uma vez ou mensalmente, é opção sua.
Quem se enquadra na declaração do carnê leão?
Para começar, todo profissional liberal ou autônomo. Médicos, advogados, dentistas, todos que trabalha por conta própria, sem vínculo empregatício, sem carteira assinada, devem contribuir.
Como é calculado o imposto?
O imposto é calculado a partir da soma do valor total dos rendimentos do mês. O imposto devido de cada mês só é pago no último dia útil do mês seguinte, ou seja, se você teve rendimentos em março, vai pagar o valor referente no último dia útil de abril.
Quando você efetuar a sua declaração de pessoa física ao final do ano, existirá um campo a ser preenchido com o total de rendimentos recebidos por pessoas físicas e o total já pago do imposto mensal do carnê-leão.
Ao final do ano, com todos os seus DARFs pagos, você completará a sua declaração anual de Imposto de Renda.
É muito válido lembrar que o contribuinte que, está sujeito ao recolhimento de carnê leão e não o fizer poderá pagar 20% de multa pelo atraso no pagamento, mais juros para cada mês de atraso.
Ou seja, se você se encaixa nas categorias de contribuinte, se informe e regularize a sua contribuição tributária.
Qual é a vantagem de pagar mensalmente?
Como os recebimentos de um autônomo geralmente não são regulares, pagar quando você recebe mensalmente ajuda a manter seu planejamento financeiro em dia. É como pagar a conta de luz todo mês. Você inclui esse pagamento no seu orçamento e não tem surpresas por ter que pagar um valor muito alto quando for declarar o seu Imposto.
Continue acompanhando nossas dicas aqui pelo blog ou curta o nosso Facebook.