Manter a casa em ordem nem sempre é uma tarefa simples, não é mesmo? Mas a verdade é que a organização proporciona muito mais conforto e bem-estar para qualquer um. Um local limpo e arrumado traz uma atmosfera agradável, que rapidamente toma conta do lugar, passando uma sensação de leveza.
Para atingir esse ideal, no entanto, é necessário criar um senso de organização e adotar boas práticas de limpeza. Afinal, você já deve ter constatado que uma casa bagunçada pode deixar os moradores ansiosos e até prejudicar sua saúde.
Por essas e outras, trouxemos para este material 6 truques infalíveis que certamente o ajudarão a deixar sua casa sempre organizada e fazer as pazes com o hábito da limpeza. Curioso para conhecê-los? Então continue a leitura!
Truques para manter a casa em ordem
1. Faça faxinas setorizadas
Um dos principais motivos que fazem as pessoas não gostarem de faxinar é o fato do dia da faxina acabar se transformando em um evento. Normalmente, o dia todo é dedicado às tarefas de cuidado com a casa, o que pode ser bastante cansativo. Mas não precisa ser assim!
Para simplificar essa atividade, você pode setorizar sua faxina. Que tal separar uma hora da segunda-feira para limpar o banheiro, outra hora da terça para limpar o chão e tirar o pó, mais uma horinha da quarta para limpar os vidros e assim por diante? Dessa forma, mesmo que você trabalhe fora, conseguirá manter a casa em ordem!
2. Arrume a casa todos os dias
Como já deu para entender pelo exemplo do tópico anterior, podemos dizer que um dos segredos de uma casa organizada é fazer pequenas arrumações diárias. A ideia aqui é dedicar pouco tempo de cada dia para manter tudo sempre o mais organizado possível.
Outro ponto importante é nunca deixar para depois. Já que você lava a louça todo dia, por exemplo, pode aproveitar para fazer seu melhor para deixar a pia e as bancadas da cozinha sempre limpas.
Que tal tomar o costume de dobrar e guardar o cobertor depois de ver aquela série no sofá ou guardar todos os cabos de eletrônicos logo depois de usá-los?
Pode acreditar: essas pequenas atitudes ajudam (e muito) no processo de manter os ambientes em ordem, limpos e arrumados. Sem contar que também são uma mão na roda para sua tranquilidade e seu merecido descanso, não concorda?
3. Organize o guarda-roupa
Para muita gente, a bagunça da casa pode se estender até o guarda-roupa. Sem organização nesse setor, você perde muito tempo para encontrar as peças e os assessórios de que precisa.
Agora imagine você procurando um certo item quando está atrasado pela manhã. Já dá até para visualizar calças pelo chão afora, cintos voando e o desespero batendo, não é? Isso sem falar na tarefa extra que você vai ter de arrumar tudo isso quando voltar para casa!
Pensando nisso, tire um dia para se dedicar à organização do guarda-roupa. Uma boa ideia é arrumar as prateleiras de acordo com o tipo de peça: camisetas, calças, blusas de manga longa, suéteres e assim por diante. Dessa maneira, você sabe exatamente onde procurar cada item.
Para aqueles que gostam de pendurar as roupas nos cabides, uma boa dica é arrumar tudo seguindo uma paleta de cores. Essa facilidade de identificação visual pode ajudar a montar looks com mais clareza e rapidez no dia a dia.
Aproveite para dar uma geral no armário, separando o que não é mais usado. Não raro, compramos roupas parecidas ou até repetidas simplesmente porque não encontramos uma certa peça no meio da bagunça. Aí o acúmulo começa. Mas essas peças podem ser destinadas à doação, a trocas com amigos e familiares ou até a bazares — ganhar um dinheiro extra não seria uma má ideia, certo?
Além do mais, com tudo em seu lugar, visível e sem excessos, você ainda consegue economizar! Afinal, sabendo direitinho o que tem no guarda-roupa, você evita gastar com o que acha que não tem.
4. Conte com acessórios próprios
É bem comum que os espaços das casas hoje em dia sejam cada vez mais reduzidos. O problema é que a quantidade de coisas que uma pessoa ou família tem nem sempre é proporcional à metragem do ambiente. Fora que o simples fato de se ter muitos itens espalhados por pequenos espaços pode causar uma impressão de desordem.
É por isso que você deve aderir à praticidade dos separadores e das caixas organizadoras. Seja dentro dos armários, acomodando mais itens de uma vez, seja na estante, como objetos de decoração que ainda ajudam a organizar, esses acessórios são de grande utilidade para dar mais funcionalidade à casa.
5. Faça uma lista de tarefas
Você por acaso já se pegou com tanta coisa para fazer que não sabia nem por onde começar? Situações como essa são bem comuns no âmbito profissional, mas também acontecem com facilidade na hora da arrumação da casa. O acúmulo de tarefas a fazer pode confundir suas ações, deixando-o completamente perdido.
Por isso, uma boa prática é adotar o costume de listar tudo o que precisa ser feito na casa, preferencialmente estabelecendo uma ordem de prioridade. Você pode começar por aquilo que está mais crítico e que precisa de uma faxina mais pesada, deixando as tarefas mais leves, e que farão menos diferença, para depois.
A elaboração dessa listagem também ajuda a identificar os produtos de limpeza que estão em falta para incluir na sua listinha de compras. Assim, você evita que algum produto importante falte, ao mesmo tempo em que economiza por não gastar mais que o necessário.
6. Mantenha o consumo sob controle
Adquirir produtos em demasia também atrapalha na organização da casa. Afinal, quando você não tem mais espaço para acomodar tantas coisas, os excessos começam a ficar aparentes. Daí é entulho para um lado, garagem cheia de peças sem uso e, consequentemente, mente carregada de informações.
Controlar o que você compra também é, portanto, uma maneira de cuidar da arrumação da casa. Isso sem falar no controle financeiro, que vai passar a ser mais saudável por você começar a repensar nos seus hábitos de consumo, evitando compras por impulso.
Como você viu, manter casa em ordem não precisa ser um objetivo distante. Adotando algumas mudanças na sua rotina e no seu consumo, você tem tudo para transformar seu lar no seu lugar preferido no mundo todo!
Por fim, se gostou deste conteúdo, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber outros materiais interessantes como este diretamente na sua caixa de entrada!