É incrível pensar na quantidade de vezes que tomamos decisões em nossas vidas e somente depois avaliamos se tomamos a decisão certa ou não. Chega a ser assustador! E muita gente não imagina o quanto isso impacta na organização financeira!
Há alguns anos eu vivia exatamente assim. Troquei de cidade, de carro, comprei um apartamento, coloquei as crianças no colégio mais caro. Mudei tudo e somente após tantas mudanças é que percebi que tudo o que eu fazia em minha vida era praticamente sem nenhum planejamento. Como consequência disso, vivi um grande drama financeiro no âmbito pessoal e em várias outras áreas. Parecia que eu estava vivendo no famoso “efeito dominó”.
Um dia acordei para aquela realidade e percebi que, se quisesse chegar a algum lugar, ia precisar de muita organização, principalmente nas finanças. Então, criei três passos para consultar todas as vezes que fosse tomar uma decisão – encontrar um ponto de equilíbrio financeiro – e uso eles até hoje nas minhas sessões de coaching.
Passo 1 – Defina quais são seus objetivos financeiros
Seja sincero, você tem definido os seus objetivos? Por exemplo, comprar um carro, guardar dinheiro para a aposentadoria, fazer um MBA. Isso precisa estar o mais claro possível. Defina o que é importante, indispensável e adiável.
Passo 2– Organize seu mês
Você sabe quanto ganha e quanto gasta? Chamo isso de “hora da verdade”. Todos nós precisamos muito disso se quisermos colocar “ordem na casa”. Alguns coachees (clientes de coaching) que atendo se surpreendem ao perceber que não sabem o quanto ganham. Coloque na ponta do lápis todos os custos e todos os ganhos. Geralmente esse exercício assusta um pouco, mas é totalmente necessário. Ah, não precisa ficar neurótico anotando todo cafezinho e a manicure, acredite, isso não ajuda muito.
Passo 3 – Análise e ação
Esse é o passo onde você analisa o que vem gastando, você gastou mais do que o necessário? Por quê? Ou gastou menos? Entendeu agora porque essa análise é importante? Você consegue condicionar o que gasta ao que ganha. Agora, você precisa entender que seguir esse passo a passo é primordial para caminhar rumo a uma vida financeira organizada.
Uma coisa é certa, você precisa começar, esse é o maior desafio, mas acredite, o prazer de ter uma vida financeira organizada é um dos maiores que existem.
Este texto foi feito pela coaching Diana Reis e você pode acompanhar o trabalho dela no site de coaching e treinamento.