Cuidar da família e garantir o bem-estar dos filhos é prioridade de qualquer mãe ou pai. Quando sabemos que o futuro daqueles que amamos está protegido, tudo fica muito mais fácil, não é mesmo? Saiba que contar com um bom Seguro de Vida Familiar pode ajudar a alcançar essa tão desejada tranquilidade.
Como a maioria das pessoas tem uma rotina corrida, as precauções devem ser tomadas para que, caso algo aconteça, todos estejam resguardados. Assim, faz toda a diferença contar com uma estratégia simples e eficaz que traga segurança.
Se você não sabe o que é e como funciona um Seguro de Vida Familiar, então continue lendo para conhecer melhor essa opção de proteção financeira!
Você também vai descobrir como que esse tipo de seguro pode dar mais segurança à sua família. Vamos lá?
O que é o Seguro de Vida Familiar?
O Seguro de Vida Familiar é uma proteção financeira que busca garantir uma renda para a família diante de imprevistos como morte ou invalidez. Ele atua como uma ajuda em situações difíceis em que seus dependentes necessitam de um capital para assegurar a qualidade de vida.
Para compreender a importância dessa proteção, basta imaginar o que aconteceria com você e seus parentes se você não tivesse nenhuma renda hoje. É provável que todos fossem afetados, não é? Então o Seguro de Vida Familiar garante que os filhos não ficarão desamparados caso os pais faleçam.
E você pode personalizar o Seguro de Vida Familiar escolhendo o valor e a cobertura que mais se encaixam nas suas necessidades, o que impede que a contratação seja cara. Você também pode selecionar qualquer pessoa como beneficiária, sem ficar preso às leis sobre a herança.
Além disso, os beneficiários do Seguro de Vida Familiar não precisam esperar a partilha de bens ou a criação de um inventário para usufruir da indenização, e a quantia é isenta de Imposto de Renda.

Qual a diferença entre o Seguro de Vida Familiar e o individual?
Enquanto a cobertura do Seguro de Vida Individual vale apenas para o titular, é possível estender a proteção para o cônjuge do titular no caso do Seguro de Vida Familiar. Assim, titular e cônjuge ambos podem contar com a cobertura do Seguro de Vida Familiar, e os beneficiários receberão a indenização se algum imprevisto acontecer com um desses dois.
Como funciona um Seguro de Vida Familiar?
O Seguro de Vida Familiar é uma proteção para o casal no caso de imprevistos, pois o titular tem a opção de estender a cobertura ao cônjuge. Isso garante segurança aos filhos, já que, caso aconteça algo a um de seus pais, eles terão os recursos necessários para não passar dificuldades.
Quem são os segurados no Seguro de Vida Familiar?
O titular tem geralmente o direito de estender a cobertura do Seguro de Vida Familiar apenas para o cônjuge, mas essa regra varia entre as seguradoras. Ainda assim, é possível selecionar quem quiser como beneficiário do seguro de vida, como filhos, pais e outros dependentes.
Quem pode ser beneficiário do Seguro de Vida Familiar?
O contratante tem o direito de escolher qualquer pessoa como beneficiário de seu Seguro de Vida Familiar, e pode mudar a lista de indicados quantas vezes desejar. Como a indenização não é considerada herança, o que prevalece são sempre os nomes indicados pelo contratante na apólice do seguro — ou seja, não são necessariamente os herdeiros que recebem os valores.
O que acontece se não houver beneficiário no contrato do Seguro de Vida Familiar?
Quando o segurado não indica nenhum beneficiário para o Seguro de Vida Familiar, segundo o artigo 792 do Código Civil, metade do capital é pago ao cônjuge (judicialmente não separado) e a outra metade é destinada aos herdeiros do contratante.
Quais são os tipos de cobertura do Seguro de Vida Familiar?
As coberturas mais básicas do Seguro de Vida Familiar são:
- morte acidental;
- morte por qualquer causa, ocorrida de forma natural ou acidental;
- invalidez permanente total ou parcial, causada por acidente;
- invalidez funcional, causada por alguma doença que gere a perda de autonomia.
Algumas seguradoras oferecem coberturas complementares ao Seguro de Vida Familiar, como:
- cobertura estendida para o cônjuge;
- diária por incapacidade temporária, para quem depende da renda e a perde se ficar afastado;
- assistência funeral individual ou familiar, estendida a cônjuges e filhos menores de 21 anos.

Como saber a cobertura ideal para o estilo de vida da minha família?
Para calcular a cobertura adequada do Seguro de Vida Familiar, é necessário considerar alguns pontos:
- As necessidades financeiras dos participantes, como pagamento de dívidas, despesas finais, despesas médicas e educação dos filhos.
- Os dependentes do Seguro de Vida, porque filhos pequenos podem precisar de mais cobertura para saúde e educação, por exemplo.
- A sua renda, pois a cobertura ideal deve caber no orçamento sem comprometer outras despesas essenciais.
- Planeje a cobertura ideal tendo em mente imprevistos, como perda de renda, doenças e aposentadoria.
- Algumas coberturas podem parecer baratas, mas têm restrições de carência ou franquia que podem afetar sua família.
Quanto custa um Seguro de Vida Familiar?
Um Seguro de Vida Familiar pode custar entre R$ 20 e R$ 300 por mês, dependendo do perfil do contratante e das coberturas da apólice. O valor varia conforme diversos fatores, incluindo idade, sexo, estado de saúde, estilo de vida, profissão e coberturas desejadas.
Como os Seguros de Vida Familiar são calculados?
Os preços dos Seguros de Vida Familiar são calculados com base na idade dos contratantes. Algumas seguradoras estabelecem restrições para pessoas idosas ou acima de 65 anos de idade. As renovações do seguro também levam a idade do segurado em consideração na hora dos cálculos.
É vantajoso ter Seguro de Vida Familiar?

Vale a pena contratar um Seguro de Vida Familiar se você tem dependentes financeiros que não teriam amparo no caso da sua ausência, porque ele é uma permite viver uma vida tranquila e livre de preocupações relacionadas aos dependentes.
Além disso, o Seguro de Vida Familiar é bem mais proveitoso que o individual, cuja cobertura está vinculada somente a uma pessoa. Ainda que você não tenha filhos, certamente tem pessoas que você ama e que poderia incluir como suas beneficiárias.
Pensando nisso, antes de fechar a contratação do seguro, você também pode avaliar as seguintes questões:
- Como posso me preparar financeiramente para cuidar da minha família?
- Qual é o valor mensal que minha família precisa para pagar as contas e viver bem na minha ausência?
- Por quanto tempo minha família precisará de auxílio financeiro?
- O seguro cobre as minhas necessidades e da minha família?
- Os valores do seguro se encaixam no meu orçamento?
Uma vez que você tiver essas respostas, já pode começar a solicitar orçamentos e analisar as corretoras mais sólidas do mercado, capazes de auxiliar você nessa importante decisão de fechar um Seguro de Vida Familiar.
Como escolher o melhor Seguro de Vida Familiar para você?
O processo de contratação de um Seguro de Vida Familiar é relativamente tranquilo, e muitas vezes pode até mesmo ser realizado no próprio site da corretora. Mas, antes, é importante que você saiba identificar qual o melhor Seguro de Vida Familiar na sua situação.
1. Pesquise sobre a seguradora antes de contratar o seu Seguro de Vida Familiar
Para encontrar o melhor Seguro de Vida Familiar, leve em consideração não somente o valor da indenização ou do prêmio, mas também questões como:
- credenciamento da corretora na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP);
- solidez e reputação da empresa no mercado;
- expertise dela no segmento;
- atendimento ao cliente nos mais diversos canais;
- recomendações e experiência de segurados antigos.
2. Analise bem a apólice do Seguro de Vida Familiar
Além disso, é importante ficar bastante atento aos esclarecimentos da empresa sobre o contrato do Seguro de Vida Familiar. Você precisa ter a certeza de que suas imposições estarão mencionadas no seguro e que serão atendidas.
Portanto, não se sinta intimidado na hora de fazer perguntas em relação às condições da apólice antes de assinar o contrato.
3. Avalie as coberturas oferecidas pelo Seguro de Vida Familiar
As coberturas do Seguro de Vida Familiar devem estar presentes e bem especificadas no contrato de uma seguradora séria e confiável. Aqui, também são definidas as condições da apólice, o valor a ser pago em cada caso e a lista dos beneficiários — quem receberá o valor do seguro caso lhe aconteça qualquer imprevisto.
Para garantir uma parceria de sucesso, leia atentamente o contrato da empresa para ficar ciente de todas as coberturas que ela oferece. Assim, você terá a certeza de que, caso algum acidente aconteça com você, sua família terá a proteção financeira que merece.
4. Preste atenção ao limite de idade do Seguro de Vida Familiar
Os Seguros de Vida Familiar, por tratar diretamente de casos envolvendo falecimento ou invalidez, podem apresentar restrições relacionadas à idade do segurado.
Portanto, para que você não corra o risco de pagar além do necessário ou enfrentar essas restrições, existem basicamente duas opções que você pode buscar junto à corretora: contratar um Seguro de Vida de longo prazo enquanto jovem ou um produto específico para pessoas na terceira idade.
Como fazer um Seguro de Vida Familiar?
O processo para fazer um Seguro de Vida Familiar muda de seguradora para seguradora, então é importante alinhar o passo a passo com um corretor de seguros.
1. Compare preços e defina o valor da cobertura
O primeiro passo para fazer um Seguro de Vida Familiar é analisar preços e coberturas disponíveis para se assegurar de que é a melhor opção para você. Também vale verificar avaliações de clientes e reclamações no Reclame Aqui para conhecer a reputação da seguradora.
Para definir o valor da cobertura ideal do Seguro de Vida Familiar, você pode se basear no cálculo de quanto sua família precisaria para manter o padrão de vida diante de algum imprevisto. Nessa hora, leve em conta custos com moradia, educação, saúde e outras despesas futuras.
Além de considerar as assistências e extensão da cobertura, você também deve ficar de olho no valor do prêmio. Escolha um seguro que caiba no orçamento sem comprometer outras despesas essenciais.
2. Leia a apólice e defina os beneficiários
Antes de assinar o contrato do Seguro de Vida Familiar, leia e entenda todas as cláusulas da apólice para compreender os riscos excluídos e condições gerais. Verifique, ainda, se há carência, limites de idade e restrições para determinadas doenças ou situações.
Então, defina quem receberá a indenização do Seguro de Vida Familiar, como cônjuge, filhos, pais etc. Você pode indicar mais de um beneficiário e dividir o valor da indenização entre eles.
3. Realize exames médicos, se necessário
Algumas seguradoras exigem exames de saúde para aprovação do Seguro de Vida Familiar, então faça todos os procedimentos necessários. Isso acontece porque o histórico médico pode influenciar no valor do prêmio que você pagará.
4. Contrate o seguro e revise a apólice sempre que preciso
Após a aprovação do Seguro de Vida Familiar, faça o pagamento do prêmio dentro do prazo para manter o contrato ativo. Também é importante informar os beneficiários sobre a existência do seguro e como acioná-lo em caso de acidentes.
Vale a pena revisar a apólice de tempos em tempos para avaliar se a cobertura atual ainda faz sentido com o seu momento de vida — afinal, tudo pode mudar no caso do nascimento de um filho ou na aposentadoria, por exemplo.
Quando acionar o Seguro de Vida Familiar?
Na hipótese de falecimento do segurado ou cônjuge (em caso de cobertura estendida), a família pode acionar a indenização do Seguro de Vida Familiar. Da mesma forma, quando os segurados ficam impedidos de trabalhar, total ou parcialmente, temporária ou permanentemente, é possível acionar o benefício se estipulado em contrato.
Já no caso dos serviços de assistências, como a assistência residencial, basta chamar o pessoal da seguradora se for necessário fazer um conserto na casa, por exemplo, desde que coberto pela apólice. Vale ressaltar que esse procedimento depende das coberturas e das condições do contrato.
Cuide de quem você ama com um Seguro de Vida Familiar!
O Seguro de Vida Familiar é muito importante para cuidar das pessoas que você mais ama. De contratação fácil, versátil e personalizada, as coberturas podem ser feitas sob medida para as principais necessidades de seus parentes.
Agora que você já sabe como funciona e conhece tudo sobre o Seguro de Vida Familiar, já pode fazer a melhor contratação para você e seus dependentes.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como cuidar da vida financeira da sua família? Baixe nosso e-book Checklist Completo do Planejamento Financeiro.
Quer saber mais sobre como cuidar de você e da sua família? Simule aqui e descubra quanto custaria esse seguro para você e sua família.
