Publicado em: 25/04/20176 minsÚltima modificação em: 22/12/2022

Educação Financeira

Afinal, o seguro do cartão de crédito vale a pena?

Você sabia que o Brasil está no segundo lugar no ranking de países com o maior número de fraudes com […]

Você sabia que o Brasil está no segundo lugar no ranking de países com o maior número de fraudes com cartões? É o que indica a pesquisa Global Consumer Card Fraud 2016, segundo a qual 49% dos brasileiros relataram que foram vítimas de fraudes nos últimos 5 anos. Por isso, muitas pessoas tem seguro do cartão de crédito por aqui.

Mas será que vale a pena? Como funciona esse seguro, e quais são os benefícios? É isso que veremos no post de hoje!

Afinal, o seguro do cartão de crédito vale a pena?

Como funciona o seguro de cartão de crédito?

Para saber se ele compensa, é importante entender primeiro como funciona esse sistema. E, na verdade, é bem simples.

Caso tenha seu cartão roubado, ou ocorra qualquer outro problema que seja coberto pelo contrato, o segurado deve notificar o ocorrido à operadora, dentro de um prazo preestabelecido. A partir daí, ela assume todos as compras realizadas de forma indevida, dentro do valor de cobertura do plano.

Normalmente, para ter seu direito assegurado, a pessoa precisa registrar um boletim de ocorrência. E, para oferecer esses tipos de seguro de cartão de crédito, as empresas descontam automaticamente na fatura um valor contratado.

seguro do cartão de crédito

Quais são os benefícios?

Proteção contra perda, roubo, extravio e fraudes

Essas são as ameaças que mais levam as pessoas a pensar na possibilidade de contratar um seguro de cartão de crédito — e, de fato, é uma preocupação justa.

Uma pesquisa importante, realizada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), delineou um perfil das vítimas de violência e crimes na cidade de São Paulo. O estudo, que levou em consideração um período de 10 anos, revelou que fraudes com cartões de crédito subiram 327%.

Mas, em casos de roubo e fraudes, a própria operadora do cartão já não é obrigada a ressarcir o usuário pelos prejuízos? Sim, é verdade.

Segundo o artigo 39, inciso V e o artigo 51, inciso IV do Código de Proteção e Defesa Consumidor (lei 8.078/90), o cliente não pode pagar pelo que não comprou.

Portanto, quando a pessoa sofre roubo, perda ou furto do seu cartão de crédito, seu primeiro passo deve ser comunicar o ocorrido à operadora e solicitar o bloqueio ou cancelamento. Inclusive, é importante anotar o número do protocolo de atendimento e pedir um comprovante do procedimento à administradora, por meio de fax ou e-mail.

Daí, então, é preciso registrar um Boletim de Ocorrência — o que pode ser feito pela delegacia online, em casos de furto. Dessa forma, mesmo que a pessoa não tenha nenhum tipo de seguro, ela estará resguardada.

Mas e se o cartão foi clonado, e o cliente demorar para perceber a fraude?

Nesse caso, assim que souber do fato, o dono do cartão deve realizar os mesmos passos mencionados. Ainda assim, a clonagem é um problema técnico a ser investigado e resolvido pela operadora.

É ela que terá que arcar com os custos — logo, até aqui, o consumidor está protegido. Mas, então, qual é a vantagem do seguro?

Em primeiro lugar, o seguro garante ao contratado maior segurança e tranquilidade, principalmente se ele deseja evitar entrar em processos judiciais para obter o estorno dos valores cobrados indevidamente.

E, além da proteção em casos de roubo e furto, os planos de seguros podem acompanhar benefícios adicionais — como veremos a seguir.

• Suporte em casos de desemprego

Segundo a última pesquisa do IBGE divulgada pela Folha de S. Paulo, o desemprego bateu um novo recorde: 13,2%, ultrapassando a casa dos 13 milhões de pessoas sem emprego no trimestre de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017. Isso significa que, cada vez mais, perder o emprego é um risco real.

E, para evitar a inadimplência, muitos evitam iniciar grandes dívidas no cartão de crédito — o que é sábio. No entanto, o que fazer se você ficar desempregado e ainda tiver várias parcelas a saldar nas próximas faturas?

No geral, as pessoas se concentram em pagar as despesas que são mais urgentes — como alimentação, energia, água e aluguel —, deixando a dívida do cartão acumular. E é aqui que entra o seguro de cartão de crédito.

Se o contratado for demitido sem justa causa, a seguradora cobre as faturas do cartão, saldando despesas realizadas até o dia anterior da data em que a demissão foi comunicada. E o valor desse limite de cobertura é definido no contrato do plano.

• Ótimo custo-benefício e facilidade de operação

Sabemos que, quando o assunto é plano de seguro, muitos ficam apreensivos por pensar que os valores são altos, e os contratos, complexos. Contudo, a verdade é que o seguro de cartão de crédito é bem simples.

O plano exige um pequeno valor mensal, que é cobrado de modo automático na fatura do cartão — e que é bem pequeno mesmo, ficando em torno de R$ 5,00.

• Cobertura em casos de sequestro e coação

Pode ocorrer de o usuário ser obrigado a realizar compras ou saques sob coação, como ocorre nos “sequestros-relâmpago”, ainda muito comuns no nosso país.

Por isso, alguns planos de seguros protegem os usuários de prejuízos de compras e saques feitas nessas circunstâncias. Além de oferecer opções de indenizações em casos de invalidez ou morte em decorrência do sequestro e/ou assalto.

• Benefícios adicionais dos seguros

Além das vantagens já mencionadas, os planos de seguro de cartão de crédito ainda podem incluir outros benefícios, que os fazem valer a pena. Entre eles, há as indenizações por acidentes, as salas VIP em aeroportos, garantias de hospedagem em emergências, coberturas em viagens e no exterior etc.

Acontece que muitos usuários nem sabem que as operadoras oferecem essas vantagens e, por isso, ficam sem a cobertura no momento em que mais precisam. Ás vezes, até o subestimam em razão do pequeno valor que é exigido.

Por isso, é importante que você fique atento ao que os planos oferecem, e faça comparações para decidir se compensa contratar um seguro de cartão de crédito no seu caso. Isso o ajudará também a tirar o máximo de proveito do serviço.

Por fim, lembre-se de que não vale pagar por um plano que só oferece cobertura em casos de fraudes, roubos e perdas, pois esse tipo de ressarcimento já é garantido por lei.

Além disso, o seguro de cartão de crédito não é obrigatório, por isso, não permita que a operadora adicione serviços ao seu cartão sem a sua autorização. Mantenha-se sempre informado!

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