Upcycling: conheça essa tendência que dá o que falar
Publicado em: 29/10/20187 minsÚltima modificação em: 07/10/2022

Educação Financeira

Upcycling: conheça essa tendência que dá o que falar

Você certamente já ouviu falar sobre reciclagem — recycling, em inglês. Afinal, essa é uma prática cada vez mais adotada […]

Você certamente já ouviu falar sobre reciclagem — recycling, em inglês. Afinal, essa é uma prática cada vez mais adotada não só por pessoas, mas também por empresas mundo afora. Mas e quanto ao termo upcycling? Você já conhece e sabe do que se trata?

Basicamente, o upcycling usa materiais não preparados para a reciclagem, como garrafas vazias, pedaços de madeira e cordas, dando a eles um novo status por meio de uma transformação de uso.

Tendência que chegou com tudo tanto do mundo da moda quanto no universo do design, o upcycling veio para mostrar que não existem limites para a criatividade e que praticamente tudo no mundo pode ter serventia!

Curioso para entender mais sobre esse conceito? Então continue a leitura!

Afinal, o que é esse tal de upcycling?

Diariamente, milhões de toneladas de resíduos são produzidos e descartados na natureza. Esse descarte inclui muitas embalagens e produtos não projetados para se decomporem facilmente ou até para serem reaproveitados.

É claro que um padrão tão destrutivo dos recursos naturais só tende a aumentar os danos causados aos ecossistemas do planeta.

A boa notícia é que o design e o campo das artes podem ajudar a minimizar tais prejuízos, por meio da criatividade e da aplicação de uma infinidade de outros recursos.

Podemos dizer que o upcycling é o processo de criar algo novo e otimizado a partir de materiais antigos, as sobras do mercado. Em contraste com a reciclagem ou a reutilização, o conceito do upcycling está ligado ao uso de materiais existentes como forma de melhorar os originais.

Em português, o upcycling pode ser traduzido como um tipo de reutilização criativa. E faz realmente muito sentido, já que esse é um jeito incomum de poupar o meio ambiente e elaborar peças mais sustentáveis. Estamos diante de um grande potencial de descoberta e transformação no mundo todo.

Como a ideia funciona no dia a dia?

Upcycling

Acredite se quiser: essa definitivamente não é uma tendência complicada de ser seguida. Especialmente para quem tem a mente criativa e uma dose de vontade de mudar o mundo, qualquer item se transforma em uma ótima oportunidade de colocar o propósito em prática.

Quer um exemplo simples? Pense: o que você faria com uma xícara com a alça quebrada? Provavelmente, jogaria no lixo, não é mesmo?

Agora que você conhece o upcycling, porém, não concorda que poderia usar essa peça como um vaso para pequenas plantas, como suculentas ou cactos? Assim, consegue decorar sua casa com muito estilo, sem gerar lixo!

Resumindo: a ideia básica é pegar subprodutos, itens inúteis ou indesejados e materiais de resíduos para transformá-los, criando mais valor, acrescentando qualidade ou propósito em relação ao material original. Viu como a essência do upcycling é simples de ser aplicada?

Por que aderir a essa tendência?

Como você já deve ter percebido, o upcycling é muito mais que uma tendência. Na verdade, o conceito está transformando a economia. Para você ter uma ideia, um estudo da Unilever realizado em 2017 aponta que 33% dos consumidores prefere comprar de marcas que se preocupam com a sociedade e com o meio ambiente.

seguro ideal

Em outras palavras: as empresas que impactam positivamente a comunidade e o planeta são cada vez mais bem vistas pelos clientes finais. E essa resposta foi mais forte em países emergentes, como o Brasil, a Índia e a Turquia, deixando nações desenvolvidas, como os Estados Unidos e os países do Reino Unido, para trás.

Essa pesquisa mostra não só a preocupação das pessoas com a sustentabilidade, como também a importância que a geração de agora tem, no sentido de deixar uma tradição de melhores práticas e exemplos como legado para as próximas.

Precisamos destacar ainda que o método proposto pelo upcycling é o que mais se aproxima do ideal de economia circular — diferentemente da economia linear aplicada em massa atualmente. No modelo circular, nada se perde. Tudo é reaproveitado.

Essencialmente, essa economia é um modelo global que separa crescimento e desenvolvimento econômico do consumo dos recursos finitos do planeta. Para isso, ela se concentra em projetos eficientes que otimizam o fluxo do uso de materiais e aumentam os estoques de recursos naturais.

Ao aderir ao upcycling, portanto, você passa a atuar como parte importante para a redução da quantidade de resíduos no mundo, além de ajudar a aumentar a vida útil dos produtos, cuidando do meio ambiente e economizando dinheiro, energia e matéria-prima.

Como o mercado aplica o upcycling?

Não apenas ecologicamente correto, o upcycling ainda aflora como uma excelente oportunidade de negócios. A marca Cavalera, por exemplo, já lançou uma linha inspirada no conceito com mais de 50 modelos de carteiras e bolsas criadas a partir de sacos de cimento usados!

Presente no Brasil desde 2010, a americana TerraCycle aposta na ideia como rota para a conservação do planeta.

Até então, a empresa já coletou mais de 3 bilhões de resíduos em todo o mundo. Em vez de ir parar nos lixões, tudo isso foi usado para criar guarda-chuvas, bolsas, cadernos e outros produtos verdes.

Por sua vez, a marca brasileira Insecta Shoes usa sobras de tecidos para customizar calçados totalmente exclusivos para os públicos feminino e masculino. Já o Studio Bike Furniture Design, de Michigan, nos Estados Unidos, aposta na transformação de peças de bicicleta em móveis irreverentes e modernos.

Como dá para notar, o upcycling não é aplicado apenas na moda, mas também em design, decoração, arquitetura, artes plásticas e em muitas outras áreas. Você também pode liberar sua imaginação para transformar peças e objetos antigos em itens novos, cheios de significado.

Quais são os benefícios do upcycling?

Upcycling

Alguns dos benefícios mais notáveis vindos da prática do upcycle são:

• menor quantidade de lixo nos aterros sanitários;

• menor quantidade de resíduos descartados na natureza;

• menos exploração de petróleo, madeira e minérios;

• menos desperdício de água e energia empregadas nos processos de produção e reciclagem;

• redução do uso de recursos naturais e matérias-primas para a fabricação de novos produtos;

• redução da emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa.

O propósito do upcycling vai muito além de criar produtos únicos e diferenciados. A ideia é que o meio ambiente possa ter mais ganhos do que perdas, sendo menos impactado por ações em massa. Sim, o uso daquilo que aparentemente não tem mais serventia é sinônimo de moda e consumo consciente!

Agora que você sabe o que é, já pode aplicar o conceito de upcycling no seu dia a dia! Pronto para abusar da sua criatividade aproveitando materiais que seriam jogados no lixo?

Por fim, se gostou deste conteúdo, não deixe de seguir nossos perfis no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube! Assim você consegue acompanhar outros conteúdos interessantes que compartilhamos por lá!

materiais educativos

Gostou do conteúdo? Compartilhe: