Às vezes reconhecemos que somos desorganizados. Pode ser em qualquer um daqueles temas clássicos: com nosso dinheiro, com nosso tempo, com nosso espaço e pertences, em casa ou no trabalho. E pode parecer bobagem, mas a nossa desorganização acaba afetando a vida dos outros. Em alguns casos mais, em outros menos, mas, de qualquer forma, esse tipo de situação vira uma espécie de efeito dominó, no qual o bagunçado é aquele que cai sobre o outro e atrapalha o todo.
Pessoas desorganizadas nunca entenderão os por quês: ‘por que seu problema financeiro me atrapalha? Por que você furar o prazo me atrapalha? Por que alguém pegar a sua chave sem pedir e nem avisar acaba te deixando perdido? E por aí vai…Ninguém esbanja orgulho de viver numa bagunça caótica.
Horários e compromissos
Você tem um relógio? Vale o de pulso ou o do celular. OU até mesmo o do micro-ondas. Todos aqueles que não viveram na idade da pedra têm poucas desculpas para afirmar que perderem o controle do tempo. E, se há um compromisso agendado, provavelmente ele envolverá outras pessoas: um bom exemplo é uma reunião de trabalho na qual a presença de alguém seja essencial…já pensou se essa pessoa atrasa? Todas as demais vão esperar e acabar empurrando seus compromissos para frente, atrasando o próprio trabalho. Imagine, também, o atraso na vida fora do ambiente corporativo: ter uma consulta com o médico às 14h e chegar às 14h20. Ele deve passar alguém na frente? E se todos os demais pacientes atrasarem também, ele perde não perde produtividade (e dinheiro)?
Deixar as coisas no lugar certo
Alguém já saiu de casa com suas chaves e você ficou sem? Ou um irmão ou irmã pegou sua roupa e não avisou? Ou ainda pior: usou o notebook ou tirou alguma pasta do lugar. Pessoas bagunceiras nem sempre lembram da máxima ‘sempre deixe as coisas que pegou emprestado na mesma condição (ou melhor) que foi encontrada’. Muitas vezes parece (e é) falta de respeito não se importar de verdade se aquilo vai atrapalhar ou não alguém. Outras vezes é apenas desleixo no extremo não saber o TANTO que isso atrapalha e incomoda. Esses deslizes acabam impactando o tempo e, assim, criamos um ciclo por voltar na questão de horários e compromissos.
Pedir dinheiro emprestado, perder a data de pagamentos
Quem não sabe administrar o próprio dinheiro acaba prejudicando alguém próximo ao pedir emprestado. É possível que quem empresta deixe de executar algum plano para suprir a necessidade do endividado. E quem se endividou acaba caindo em outro problemas de organização, assim como como já foi citado com o tempo e lugares dos pertences, mas, agora, com dinheiro. Daí resta tomar jeito e pagar o empréstimo ou viver sempre pedindo.
Perder a data de pagar uma conta e arcar com taxas desnecessárias é outro exemplo de desorganização com o próprio dinheiro. E sabe o que é pior nisso? Talvez você até tenha o dinheiro necessário para pagar a fautra e acabe gastando a mais pela falta de organização. E há uma grande diferença entre pedir emprestado a irmãos e pais e pedir emprestado para instituições financeiras. Parentes podem cobrar apenas o dinheiro que foi pedido (mesmo tendo algum plano ou outro sabotado pelo pedido de empréstimo). Já as casas de crédito certamente não serão benevolentes e cobrarão juros.
No final das contas, se você estiver no grupo de pessoas que sofre mais com a desorganização alheia, tente dar dicas rápidas e práticas para quem te perturba com o assunto. Mas, se estiver no outro grupo e for aquele que fura o horário ou tira alguém do sério por não seguir o protocolo, é hora de repensar as suas próprias ações. Pare, respire e reflita como melhorar a sua organização pessoal. Para dar o primeiro passo, continue seguindo as dicas aqui no blog.