Publicado em: 17/03/20236 minsÚltima modificação em: 14/03/2023

Comportamento

Como evitar roubos e furtos? Veja dicas práticas

Preocupado com a violência urbana? Então veja que cuidados tomar para se proteger de roubos e furtos.

roubos e furtos

Infelizmente, a segurança pública é uma preocupação para todos os brasileiros. Mesmo que você more numa cidade menor, em tese mais tranquila, já deve ter conhecido histórias de quem sofreu com a violência urbana em sua rotina. Por isso, saber dicas práticas para evitar roubos e furtos é fundamental para se proteger.

Tais cuidados valem tanto para quem se desloca a pé quanto para quem trafega de carro. Então, reforce os cuidados e veja o que pode ser feito para se prevenir de tais perigos. Afinal, eles podem afetar tanto o seu patrimônio e sua vida financeira quanto o seu bem-estar físico e mental.

Evite locais escuros e desertos

Ruas com boa iluminação são comprovadamente mais seguras do que trajetos mal iluminados.

E tal constatação pode ser comprovada por números. Em um experimento realizado em parceria com a polícia de Nova York, foi constatado que as vias que receberam reforço de iluminação extra durante 6 meses tiveram redução de 36% nos crimes registrados.

A razão para isso é relativamente simples. A boa iluminação coíbe ações de surpresa, nas quais os criminosos se aproveitam para abordar a vítima, com a garantia de que dificilmente serão reconhecidos. Dessa forma, ruas iluminadas de forma adequada tornam mais arriscado cometer um crime.

Enquanto todas as ruas não contam com iluminação adequada, privilegie sempre os locais com melhor distribuição dos pontos de luz. Além disso, evite aqueles reconhecidamente desertos, que costumam atrair mais criminosos dispostos a agir.

Não ande com itens de valor à mostra

Seja qual for as condições da via, evite andar com itens valiosos à mostra. Isso vale também para quem precisa utilizar o transporte público.

Principalmente em horários de pico, quando a lotação faz as pessoas ficarem muito próximas umas das outras. Entre os itens mais visados estão joias, relógios, bolsas, maletas, carteiras e aparelhos eletrônicos.

Se você tem carro, não deixe esses objetos à mostra ao estacioná-lo. São frequentes os episódios em que os ladrões quebram as janelas dos automóveis para acessar esses bens e levá-los sem quaisquer dificuldades.

Não mexa no celular enquanto anda

Ao mexer no celular enquanto anda, você se expõe tanto pelo fato de estar com o aparelho à mostra numa situação de risco quanto por reduzir a atenção ao que está acontecendo ao seu redor. Além disso, esses objetos são altamente visados pelos bandidos, sobretudo pelo seu custo.

Por isso, evite manusear o equipamento nessas condições, seja para atender ligações, seja para responder a mensagens.

Se não for possível esperar chegar em casa para acessar o aparelho, entre em um estabelecimento comercial movimentado para utilizá-lo. Assim que terminar, guarde-o novamente.

Mantenha a bolsa à frente do corpo

Carregar bolsas e mochilas nas costas ou na lateral do corpo facilita a ação dos criminosos. Dispor esses objetos dessa maneira permite que eles, com apenas um puxão, levem embora em poucos instantes o item, sem qualquer chance de defesa da vítima.

Além disso, ao ficar com essas peças fora do alcance da vista, eles podem ser acessados facilmente por qualquer pessoa mal-intencionada.

Por isso, o ideal é carregar bolsas e mochilas sempre na frente do corpo em localidades com grande circulação de pessoas.

Nelas, um esbarrão qualquer pode fazer com que a pessoa se desequilibre e veja seus pertences serem levados num instante. Muitas vezes sem o uso de violência ou grave ameaça.

Encontre as chaves antes de ir em direção ao carro

Quem dirige precisa tomar uma série de cuidados para não ser abordado por criminosos, inclusive no momento de entrar no carro.

Por isso, a principal dica é não ficar ao lado do veículo procurando as chaves, ainda mais em locais ermos. Antes de ir em direção ao carro, já saque as chaves e entre rapidamente.

Além disso, sempre que não houver um local adequado para estacionar, privilegie aqueles bem iluminados, com boa movimentação de pedestres e que permita a saída rápida caso haja algum problema.

Outra dica valiosa é evitar ter que caminhar por trechos muito longos para chegar ao veículo. Sobretudo em locais sem tanta movimentação.

Por fim, em nenhum momento deixe o veículo aberto ou com a chave na ignição, mesmo que por breves instantes. O menor dos vacilos é o que os criminosos estão esperando.

Não fique dentro do veículo parado

Ao assumir o volante, também evite ficar parado sem motivo dentro do veículo, principalmente à noite e em locais mais afastados de grandes fluxos de pessoas.

Com isso, você evita se tornar vítima fácil da ação dos ladrões, que podem abordá-lo de forma mais fácil enquanto você está no carro.

Nas cidades em que os semáforos não ficam amarelo piscante depois de determinado horário, a recomendação é, ao avistar um cruzamento, reduzir a velocidade para assim atravessá-lo com o sinal verde.

Dessa forma, você evita parar numa área perigosa por vários segundos e não corre o risco de tomar multa por furar o sinal.

Verifique presenças suspeitas sempre que for entrar ou sair de casa

Sair e entrar de casa pode representar um risco, seja caminhando, seja de carro. Por isso, observe com atenção as redondezas sempre que for fazer isso.

São frequentes, por exemplo, os casos de roubos em que os criminosos se aproveitam da vulnerabilidade do motorista enquanto esperam o portão eletrônico abrir.

Diante de qualquer movimentação suspeita, mantenha a calma. Mas espere um pouco para abrir ou fechar o portão. Para reforçar a segurança, combine com vizinhos para que uns avisem aos outros (e à polícia, claro), sempre que houver algo de estranho na vizinhança.

Por mais simples que essas dicas pareçam, elas são efetivas para prevenir boa parte das situações que geram as oportunidades de furtos e roubos. Por isso, mantenha a disciplina e coloque-as em prática em todas as circunstâncias.

Se ainda assim você for vítima de roubos e furtos, tente manter a calma, por mais difícil que seja. E não hesite em acionar a polícia e registrar o boletim de ocorrência.

Além disso, confira se o seu seguro de vida ou patrimonial oferece alguma cobertura para respaldá-lo nessa condição tão desagradável.

A MAG Seguros, por exemplo, oferece não só seguro de vida, como também assistências para casa, para o caso, para a saúde e até proteção pet.

Sem falar que o Grupo MAG conta com outras empresas, como a Simple2u, que oferece seguro celular personalizado e sem burocracia. Acesse o site e contrate o seguro do seu jeito!

Gostou do conteúdo? Compartilhe: