Saiba como solicitar benefício de seguro de vida
Publicado em: 30/09/20248 minsÚltima modificação em: 17/09/2024

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Saiba como solicitar um benefício de Seguro de Vida de maneira simples

Na hora de contratar o serviço de uma empresa seguradora, alguns questionamentos parecem inevitáveis. Principalmente sobre como solicitar um benefício de […]

Saiba como solicitar um benefício de Seguro de Vida na MAG Seguros

Na hora de contratar o serviço de uma empresa seguradora, alguns questionamentos parecem inevitáveis. Principalmente sobre como solicitar um benefício de Seguro de Vida

Afinal, para quem enviar esses arquivos? Quando esperar um retorno? Essas são apenas algumas das dúvidas que podem surgir.

As pessoas que fazem esse procedimento, normalmente, estão passando por situações delicadas, que requerem atenção, cuidado e, muitas vezes, têm pressa para resolver todas as pendências. Assim, sanar todas essas questões é algo fundamental.

Pode parecer complicado à primeira vista, mas o processo de como solicitar um benefício de Seguro de Vida, na verdade, nunca foi tão fácil.

Nas linhas a seguir, vamos mostrar um passo a passo para facilitar a requisição, respondendo às dúvidas mais frequentes dos clientes da MAG Seguros. Confira!

Envio da documentação para solicitar um benefício de Seguro de Vida

Em caso de sinistro — acontecimento que gera a prestação de serviço da seguradora —, o beneficiário de direito (ou próprio segurado) deve encaminhar a documentação necessária para à MAG Seguros por meio de um formulário digital.

Basta selecionar o tipo de benefício, anexar os documentos necessários e, então, acompanhar a solicitação. Vale lembrar que o procedimento para solicitar um benefício de Seguro de Vida pode ser feito pelo próprio beneficiário.

Receba apoio e orientação nesse momento difícil

Como solicitar um benefício de seguro de vida?

Na MAG Seguros, entendemos que o momento de solicitar um benefício de Seguro de Vida é muito delicado. Afinal, envolve situações difíceis.

Por isso, criamos o Acolhe BEN, para prestar todo o apoio necessário para tornar essa jornada um pouco menos dolorosa.

Dividimos o nosso atendimento em quatro pilares: antecipação ao aviso de sinistro; comunicação antecipada ao pagamento do benefício; atendimento psicológico; e consultoria de investimentos.​

Assim, conseguimos oferecer suporte como orientações com a documentação para pedir o benefício, o acompanhamento na abertura do processo de sinistro, além de garantir agilidade na análise e pagamento do benefício.

Além disso, oferecemos consultas gratuitas para o acompanhamento psicológico, que ajuda a amenizar momentos de luto. Os beneficiários de clientes MAG Seguros ainda contam com uma consultoria de investimento para orientar financeiramente tanto com relação ao uso do valor do benefício, quanto ao esclarecimento de assuntos diversos envolvendo questões financeiras.​

Análise dos dados sobre o benefício

Com o material em mãos, um analista vai verificar se a documentação está completa. Caso algo fique pendente, esteja fora da validade ou ilegível, o beneficiário recebe um comunicado com solicitação de reenvio.

Nesse momento, a contagem do prazo para até o novo envio. O documento faltante pode ser enviado por e-mail para a central de atendimento. A partir daí, acontece uma nova análise para, então, liberar o pagamento.

Caso a documentação enviada não seja determinante para concluir o sinistro do beneficiário, podem ser solicitados documentos complementares. Entre eles, cópia de exames, por exemplo.

Análise aprofundada do benefício de Seguro de Vida

Uma equipe médica avalia a documentação e define se há necessidade de uma perícia médica externa do cliente para uma melhor avaliação de seu estado clínico.

Caso seja necessário, também poderão ocorrer outras pesquisas externas, por meio de representantes terceirizados, com objetivo de confirmar as informações fornecidas pelo cliente.

Nesses casos, o prazo volta a contar a partir da data da conclusão da análise externa.

Prazos de recebimento do benefício de Seguro de Vida

O prazo estipulado é de 30 dias a partir do recebimento da documentação. Se, durante a análise do sinistro, for solicitada alguma documentação complementar, o prazo é pausado e só volta a contar quando a documentação solicitada for entregue.

Forma de pagamento do benefício

O pagamento é feito de forma única. A exceção existente é o pagamento de renda. Por exemplo: o segurado contrata o plano para o recebimento de uma renda por invalidez. Vindo a ficar inválido, o segurado recebe o valor estipulado pela empresa mensalmente, no formato da pensão tradicional.

Essa renda pode ser por prazo certo (X anos de recebimento, por exemplo), ou por um contrato vitalício, em que o valor será creditado ao beneficiário em vida.

Existem modalidades de seguros em que o segurado contrata uma renda familiar. Em caso de morte, os beneficiários recebem o valor do plano com variação referente às características específicas de seu contrato.

Variação de modalidades

Nesse caso, como solicitar um benefício de Seguro de Vida segue o padrão. O grande diferencial se dá, em parte, aos documentos necessários para a análise, que variam em cada caso.

Quanto às coberturas dos planos de vida em grupos determinantes, o segurado está abaixo de um estipulante (delimitado pela empresa, a contratante em questão). Portanto, quando ele completa a comunicação do sinistro, ele está se comunicando com a própria empresa a qual pertence em 99% das vezes.

A empresa contratante transfere a documentação do sinistro para o corretor, que posteriormente a envia para a MAG Seguros. Logo, esse grupo (beneficiário, empresa e seguradora) faz a passagem da documentação de forma interna. Lembre-se de que o envio em mãos agiliza parte do processo.

O número de beneficiários interfere no pagamento do benefício?

O número de beneficiários pode variar bastante de contrato para contrato. Contudo, esse não é um fator agravante, nem dificulta nada para solicitar um benefício. O prazo tem relação com a quantidade de beneficiários. No entanto, a proposta deve esclarecer esses pontos.

Uma família com muitos filhos, por exemplo, precisa do preenchimento completo da proposta com o rol de herdeiros. Ou seja, um documento que relata os dados de todos os herdeiros preenchidos com nome, CPF, RG, reconhecimento de firma e que comprova que aqueles são os descendentes do segurado – se for o caso.

Essa prática facilita a comunicação e agiliza o processo de solicitar um benefício de Seguro de Vida. Apenas um desses dados faltantes pode prorrogar a data do pagamento, fazendo com que a etapa tenha que se repetir.

Valor a receber com o Seguro de Vida

Passo a passo para solicitar benefício de Seguro de Vida

O valor do plano do seguro é sempre ascendente, sem quebra ou perda. Portanto, a definição do capital é por parte do segurado. Ou seja, ele que estipula o valor que pretende receber em caso de sinistro. Isso acontece, claro, com a ajuda de um corretor, que auxilia o cliente para que tenha um capital segurado compatível com as suas necessidades.

Assim, a MAG Seguros calcula a idade do segurado, correlacionado ao valor pretendido, e resulta o total do prêmio.

Feito sempre de forma proporcional, o valor do prêmio é reajustado anualmente. O agravamento etário também é levado em consideração. Não obrigatoriamente, o valor pago pelo segurado sobe no decorrer dos anos, e com o aumento da inflação. A única alteração prévia que pode ocorrer é uma estagnação do prêmio recebido.

Ah, não se esqueça de que valor não é cumulativo, ele apenas dá direito ao recebimento de um capital.

Recebimento de segurados fora do país

De forma geral, o pagamento é ocorre apenas em conta-corrente ou poupança de bancos brasileiros. Em caso de beneficiário residente em outro país, ele pode dar os direitos de um outro beneficiário receber por ela. Em caso de dúvida, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

Mais dúvidas sobre o pagamento do benefício do Seguro de Vida

As principais dúvidas em relação a solicitar um benefício de Seguro de Vida são referentes ao comprovante de endereço. Antes, apenas contas de concessionárias públicas eram aceitas (água, luz, gás). Agora, para facilitar o processo, são aceitas várias categorias de documentos.

O preenchimento completo do formulário também pode causar transtornos. Afinal, esse formulário deve estar sempre completo, incluindo a faixa de renda — independentemente da situação empregatícia do segurado.

Mesmo em caso de desemprego ou pessoas “do lar”, que não recebem um salário fixo, o valor declarado deve ser de 0 a 1000. Nenhum espaço pode ficar em branco.

E aí, ainda restou alguma dúvida sobre esse tema? Confira a nossa página de solicitação de benefício e, caso ainda tenha alguma questão, entre em contato!

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