Quanto tempo demora para receber o seguro de vida? Confira!
Publicado em: 19/07/20237 minsÚltima modificação em: 21/08/2023

Seguros e Previdência

Quanto tempo demora para receber o seguro de vida? Confira!

Entenda como receber o seguro de vida, como é feita a solicitação, qual é o prazo e muito mais.

quanto tempo demora para receber seguro de vida

O seguro de vida é um dos mais importantes da sua categoria. No entanto, ainda é um produto que tende a gerar dúvidas, como quanto tempo demora para receber o seguro de vida.

Além disso, é necessário entender como fazer a solicitação do seguro quando chegar o momento. Afinal, o segurado paga as parcelas do produto com a esperança de recebê-lo — ou de que o beneficiário o receba sem complicações.

Se a burocracia for muito grande ou não houver entendimento suficiente sobre o processo, a decepção pode ser grande.

Neste artigo, vamos explicar quanto tempo demora para receber o seguro de vida, o seu prazo prescricional e muito mais. Confira!

Como funciona a solicitação do seguro de vida?

Antes de analisar quanto tempo demora para receber o seguro de vida, vamos falar um pouco sobre o próprio seguro.

Ele pode ter uma cobertura mais restrita, limitada a casos de falecimento, ou mais ampla, envolvendo doenças graves, invalidez, incapacidade temporária, despesas com médicos e hospitais. Alguns cobrem também as despesas com o funeral.

A solicitação do seguro consiste no pedido do beneficiário do valor acordado em contrato. Nesse momento, é necessário compreender qual é o procedimento correto para evitar problemas.

O beneficiário é o escolhido do segurado para receber a indenização. Portanto, a pessoa que receberá o seguro em caso de falecimento do contratante (também chamado de titular).

Em outros casos, o próprio segurado será o beneficiário, como em casos de invalidez, doenças graves ou cirurgias, por exemplo. Vale lembrar que a invalidez é a incapacidade permanente, ou seja, o segurado fica impossibilitado de trabalhar pelo resto de sua vida.

Qual é o prazo para solicitar?

Para saber como receber o seguro de vida do titular falecido, é preciso conhecer o prazo para fazer a solicitação. Isso porque o seguro tem prazo de validade.

Esse prazo prescricional do seguro de vida varia conforme o sinistro. Vejamos o que a lei determina: em casos de óbito, de acordo com o Código Civil (art. 189 e art. 206, §3º), o prazo é de três anos.

Caso se trate de doença grave, invalidez, incapacidade temporária ou outra situação coberta pela apólice, excetuando óbito, o prazo é de um ano (art. 206, §1º, II).

Já no caso de seguro de vida coletivo, a Súmula 101 do Superior Tribunal de Justiça define o prazo de um ano.

Afinal, quanto tempo demora para receber o seguro de vida?

Considerando que o prazo prescricional do seguro de vida foi respeitado, quanto tempo demora para receber o valor do seguro de vida?

Bom, depois de receber toda a documentação necessária, a seguradora tem um prazo de 30 dias para efetivar o pagamento ao beneficiário ou titular.

Esse prazo de 30 dias é instituído pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), e vale para qualquer sinistro: falecimento, invalidez, incapacidade temporária ou doença grave. Caso a seguradora não respeite esse prazo, ela deverá pagar o valor com correção monetária.

Porém, há um ponto que pode influenciar o pagamento da indenização. Existem situações em que o beneficiário/segurado não recebe a indenização. Por exemplo, durante o prazo de carência, que deve ser registrado no contrato de forma clara.

Isso mesmo. A empresa de seguros pode definir um prazo de carência, e se o sinistro acontecer dentro desse período, o beneficiário/segurado não faz jus à indenização: ele recebe apenas o montante que já foi pago.

Como solicitar o seguro de vida?

O primeiro passo do beneficiário é verificar se o seguro estava vigorando quando ocorreu o sinistro. Vale lembrar que há seguros com prazos curto de vigência e que exigem renovação. Se essa renovação não for feita, perde-se o direito à indenização.

Já vimos também que, ultrapassado o prazo determinado pela lei, não é mais possível solicitar o seguro de vida.

Verificados a vigência e o prazo prescricional do seguro de vida, o segurado ou o(s) beneficiário(s), sejam legais ou indicados, deverão seguir o passo a passo abaixo.

Verifique os documentos necessários

Analise com antecedência quais são os documentos requeridos pela seguradora. Assim, haverá tempo hábil para se organizar, se acontecer algum erro. Na dúvida, entre em contato com o corretor que vendeu o seguro e informe-se sobre todos os detalhes.

Notifique a seguradora

Depois, é preciso entrar em contato com a seguradora e informar sobre o sinistro que ocorreu com o segurado, ou seja, a pessoa que contratou o seguro — que pode ser morte, doença grave, invalidez, incapacidade temporária ou outra situação definida no contrato.

No caso de morte, a solicitação deve ser feita pelo beneficiário (ou beneficiários). Nos demais casos, o pedido deve ser feito pelo próprio segurado.

Preencha o formulário

Ciente do sinistro, a empresa de seguros enviará um formulário, que deverá ser preenchido pela pessoa interessada. É o formulário de abertura do sinistro.

Apresente os documentos

O próximo passo é apresentar a documentação exigida pela empresa de seguros, que pode variar de acordo com o sinistro ocorrido.

Geralmente, os documentos necessários passam informações a respeito da condição e da identidade do contratante do seguro e de seus beneficiários (caso seja mais de um), bem como das provas sobre o incidente.

No caso de morte, as seguradoras exigem documentos fundamentais, como a Certidão de Óbito do segurado, e, caso se aplique, um boletim de ocorrência.

Se o beneficiário for de maior idade, ele precisará apresentar cópias de alguns documentos, como Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de residência.

No caso das coberturas adicionais, os documentos serão outros, embora alguns possam ser os mesmos, só que do segurado (como o RG e o CPF).

Aguarde a análise dos documentos

Depois, é só esperar que a seguradora analise a documentação enviada. Ela poderá, inclusive, solicitar outros documentos ou marcar uma perícia médica, a fim de avaliar a condição física do segurado nos casos em que não há falecimento.

Como é a solicitação de benefício na MAG Seguros?

Se você tem um seguro na MAG Seguros, saiba que é muito fácil solicitar um benefício. Caso o cliente seja o beneficiário, é possível fazer o pedido por meio da Área do Cliente, disponível no site ou aplicativo (Android e iOS).

Outra possibilidade, é acessar o site da MAG Seguros para solicitar um benefício. Nesse caso, tanto o cliente quanto o beneficiário conseguem fazer o pedido.

Explicamos, neste conteúdo, quanto tempo demora para receber seguro de vida e outros pontos relevantes relacionados a esse produto. Fique atento, pois são informações relevantes para um bom relacionamento entre a empresa que vende seguros e os seus clientes.

Viu como é simples solicitar um benefício? Além disso, o tempo para receber o seguro de vida é baixo em comparação com outros trâmites disponíveis, como um processo de inventário, por exemplo.

Se você ainda não tem um seguro de vida, ou já é cliente MAG Seguros e quer adicionar novas coberturas, acesse o site e faça uma simulação gratuita!

Gostou do conteúdo? Compartilhe: