Saúde digital: o que é quais são os benefícios? Confira!

logo mag seguros Por MAG Seguros
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 10 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 06/09/2022 | Atualizado em 04/02/2023

A criação de novas tecnologias permite o desenvolvimento de diversas áreas de atuação, inclusive a da medicina. O uso de equipamentos modernos contribuiu para a criação de tratamentos, remédios e técnicas, além de novos segmentos como a saúde digital.

Nessa modalidade, as informações se tornam mais acessíveis aos pacientes e à equipe responsável pelo seu tratamento.

Portanto, isso torna o conhecimento científico mais acessível. Além disso, ajuda a melhorar a relação entre médico e paciente, trazendo mais clareza e conforto a todos.

Também há melhorias em outras áreas, como a pesquisa científica e a gestão hospitalar.

Se você quer saber como a saúde digital pode contribuir para a sua segurança e a de toda a sua família, continue a leitura e confira!

O que é saúde digital?

Entenda o que é a saúde digital

A saúde digital representa uma área da medicina que utiliza tecnologias da informação e comunicação para o tratamento de pacientes, desenvolvimento de pesquisas, treinamento de equipes, promoção do conhecimento e acompanhamento de doenças.

Sendo assim, grande parte das ações em saúde digital consiste em reunir informações sobre os pacientes e fazer um acompanhamento mais completo de seu histórico. Seja por meio de tratamentos, consultas ou exames realizados.

Essa ideia também é conhecida como Saúde 4.0. Ela possibilita a criação de um canal de comunicação completo que integra diversos softwares e dispositivos. Assim, unifica informações e históricos clínicos.

Esse assunto ganhou notoriedade internacional por conta da elaboração de uma Estratégia Global de Saúde Digital, desenvolvida pela OMS em 2019.

Dessa forma, quanto mais compartilhamento entre as empresas, núcleos de pesquisa e universidades, mais simples e eficiente será o acesso a tratamentos de qualidade por toda a comunidade.

Qual a diferença entre saúde digital e telessaúde?

Embora em muitas situações sejam utilizados como sinônimos, saúde digital e telessaúde são conceitos diferentes. Entretanto, estão relacionados. A principal diferença é a amplitude dos termos.

Saúde digital engloba um escopo bem maior de atividades. Enquanto isso, a telessaúde é bem mais específica.

De certo modo, a saúde digital tem como um dos seus componentes iniciativas de telessaúde. E também de telemedicina, outro termo similar.

Ou seja, a telessaúde concentra seus esforços em oferecer uma assistência médica à distância em determinadas circunstâncias.

Já a saúde digital envolve o uso de diferentes estratégias para o acompanhamento dos pacientes e a gestão de serviços de saúde. Geralmente, como o auxílio de tecnologias inovadoras.

O que a saúde digital abrange?

A saúde digital é mais abrangente do que o chamado e-Saúde. Ela inclui novas soluções e vem incorporando os avanços na tecnologia como diferentes conceitos.

É possível ver o uso de prontuários eletrônicos, big data, sistemas integrados, além da conectividade entre setores. Sem falar em outras soluções que melhoram a sua experiência enquanto paciente.

Aplicações de redes sociais

A saúde digital também trouxe novas aplicações de redes sociais. Por meio dela, é possível encontrar um lugar rico de informações, dados científicos e um ambiente propício para a interação com outros pacientes.

Além disso, existem redes sociais para que os profissionais da saúde possam acompanhar estatísticas sobre doenças e notícias sobre saúde mental e/ou física. Afinal, isso pode ajudar a prevenir potenciais problemas.

Por meio desse canal, diversas pessoas conseguem interagir e sanar dúvidas. Seja com profissionais ou indivíduos que já passaram por experiências parecidas com as suas.

Internet das Coisas (IoT)

Já a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) permite a integração entre dispositivos distintos. Integra ainda os diagnósticos e oferece mais informações para facilitar os tratamentos de cada paciente.

Por meio dela também há benefícios para as organizações que conseguem efetuar uma melhor gestão dos recursos médicos. Além de monitorar estoques em tempo real, realizar a auditoria clínica de tratamentos, entre outros pontos importantes.

Tudo isso para você ter um atendimento de qualidade garantido. Portanto, optar por instituições que aplicam a IoT pode proporcionar uma melhor experiência para o paciente e fornecer total segurança em todo o tratamento.

Como o seu uso proporciona cooperação e otimiza a comunicação entre setores, os erros são reduzidos e o atendimento é ainda mais eficaz.

Inteligência Artificial (IA)

Outro aspecto que emergiu junto à saúde digital foi a aplicação da Inteligência Artificial nessa área.

Ela desempenha um papel fundamental, auxiliando os profissionais da saúde a ter diagnósticos mais precisos e confiáveis.

Com esse uso é possível ter maior clareza na avaliação médica, definir quais casos podem ser descartados e o que deve ser considerado ao realizar o diagnóstico.

Além disso, esse recurso auxilia na melhora da experiência do paciente e torna os processos menos invasivos.

A utilização de chatbots e Inteligência Artificial, por exemplo, permite a categorização de queixas e perguntas mais frequentes.

Com esse recurso, a empresa consegue encontrar soluções, otimizar o atendimento e melhorar a experiência individual de cada paciente.

Quais são os benefícios da saúde digital?

Os benefícios da Saúde Digital

Fazer a opção por negócios que oferecem serviços com esse conceito aplicado pode trazer muitos benefícios para o seu grupo familiar.

Ao fazer consultas por telemedicina, por exemplo, você evita perder muito tempo em filas de consultório, esperando o atendimento.

Por isso, quando precisar realizar uma consulta, um tratamento ou necessitar de um serviço médico, não pense duas vezes em fazer a escolha por empresas que oferecem serviços de saúde digital.

Desse modo, você vai aproveitar esses e muitos outros benefícios proporcionados, conforme listamos abaixo.

Redução de erros

Muitos procedimentos e processos que dependem apenas da ação humana estão mais suscetíveis a erros.

Para contornar isso e reduzir a chance de problemas do tipo, a saúde digital oferece a integração de sistemas e dados. Assim, é possível avaliar todas as informações de forma automatizada e segura.

Precisão nos diagnósticos

Quem usufrui da saúde digital pode contar com diagnósticos precisos, que vão garantir a tranquilidade e a segurança de que o tratamento será feito de maneira correta.

Mesmo médicos que não acompanham o paciente conseguem acessar as informações e adotar a melhor conduta.

Melhora no atendimento ao paciente

Outro benefício da saúde digital para os pacientes é a facilidade no agendamento de consultas.

Diante do agendamento online, tudo fica mais simples e objetivo. Isso com certeza se reflete em um atendimento mais eficaz e otimizado

Aumento da produtividade

Com o acesso as ferramentas adequadas, é possível fazer mais em menos tempo.

Além disso, a integração de informações sobre agendas e atendimentos melhora o aproveitamento do tempo e permite o compartilhamento rápido de toda a informação necessária para que sejam prestados os melhores serviços possíveis.

Eficiência na gestão

Ao permitir o compartilhamento de informações e o cruzamento de dados em tempo real, a saúde digital permite que o aperfeiçoamento nas condutas seja constante. 

Dessa forma, garante ganhos em eficiência que não seriam possíveis de outro modo. Portanto, todos os envolvidos na prestação de serviço de saúde ganham em agilidade em todas as etapas do atendimento.

Praticidade e comodidade

A saúde digital permite que muitos processos sejam não apenas automatizados, como também ofereçam opções de autoatendimento para os pacientes.

Assim, eles ganham em praticidade e comodidade, melhorando a sua experiência do começo ao fim.

Quais as tecnologias envolvidas na saúde digital?

As tecnologias envolvidas na saúde digital são muitas e vão desde a prescrição e a emissão de laudos por meio digital até o acompanhamento de sinais vitais do paciente. Isso acontece por meio de equipamentos vestíveis, como relógios e pulseiras.

Além disso, as consultas podem contar com o suporte de prontuários eletrônicos e chats automáticos para triagem. Contudo, podem ser usados até recursos como realidade aumentada e virtual.

Eles permitem a introdução de elementos virtuais no mundo real, facilitando a interação entre profissionais de saúde e pacientes.

Por fim, a saúde digital conta com soluções avançadas para garantir não só a gestão adequada das informações, como também garantir a segurança de todos os dados. Isso porque informações sobre a saúde dos pacientes são consideradas sensíveis.

Todas as tecnologias aplicadas permitem que, aos poucos, pacientes e profissionais de saúde se sintam mais familiarizados com a nova forma de relacionamento, tirando cada vez mais proveito do que essas ferramentas têm a oferecer, garantindo todos os seus benefícios.

Quais as vantagens do Seguro Vida Toda Bem-Estar?

O Seguro Vida Toda Bem-Estar ajuda a cuidar do aspecto financeiro de sua saúde. A partir de uma série de serviços, benefícios e coberturas, você se protege de inúmeras situações médicas delicadas que comprometem, além do bem-estar físico, a sua tranquilidade financeira.

Esse seguro conta com todo o suporte oferecido pela telemedicina. Assim, atende as suas necessidades por meio de especialistas em diversas áreas e que estão disponíveis 24 horas por dia.

Já para os casos que necessitam de atendimento presencial e de exames, você pode contar com excelentes descontos na rede referenciada.

Outro ponto que afeta diretamente a sua qualidade de vida é o acesso à telessaúde.

Esse canal facilita o seu contato com profissionais que podem contribuir para a melhoria do seu bem-estar. Entre eles nutricionistas, educadores físicos e psicólogos.

Quanto aos medicamentos, ao utilizar o Seguro Vida Toda Bem-Estar você conta com descontos de até 50% em mais de 9 mil itens cadastrados.

Já a indenização em caso de diagnóstico de doenças graves pode ser utilizado como desejar. Portanto, seja para custear despesas hospitalares, medicamentos ou com o que você preferir.

Viu como é possível utilizar as soluções de saúde digital no seu dia a dia? Ao contar com um plano de saúde completo e repleto de possibilidades, você consegue ter à disposição o suporte de diversos especialistas sem sair de casa.

Dessa forma, a saúde e a segurança de toda a família são garantidas. Você ainda deixa de lado as preocupações financeiras de bancar tais custos.

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite e assine nossa newsletter agora mesmo e continue recebendo os melhores conteúdo sobre esse e outros assunto direto no seu e-mail!