Conviver com um paciente de Alzheimer não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, trata-se de um verdadeiro desafio, não somente para a própria pessoa, mas, principalmente, para os seus familiares e cuidadores.
Para trazer luz ao assunto, Claudia Alves, criadora do canal “O Bom do Alzheimer”, decidiu dividir com o público a sua experiência de cuidar de sua mãe, diagnosticada com a doença há mais de 14 anos. Em cada conteúdo, os usuários podem mergulhar em uma profunda jornada de empatia, aprendizado e, até mesmo, inspiração.
Neste episódio do Zona Segura, videocast da MAG Seguros, ela conta para Gleisson Rubin, diretor do Instituto de Longevidade MAG, sobre como lidar com essa situação de um jeito mais humano, leve e positivo. Vamos lá?
Do universo imobiliário ao cuidado em tempo integral
Antes de descobrir o Alzheimer de sua mãe, dona Francisquinha, Claudia Alves possuía uma carreira de sucesso. No mercado imobiliário, desempenhando o papel de corretora, ela trabalhava de domingo a domingo, sempre com o foco em alcançar metas cada vez mais desafiadoras.
Com a chegada do diagnóstico, porém, essa superprofissional se viu em um verdadeiro ultimato: ela precisaria reavaliar suas prioridades. Foi então que Claudia decidiu abandonar a profissão, dedicando-se totalmente aos cuidados de sua mãe.
Obviamente, esse processo não foi fácil, mas, em meio a tantos obstáculos, ela encontrou algumas maneiras de driblar a situação e continuar aprendendo. Para isso, voltou a estudar, conquistando um diploma em Pedagogia.
Depois, foi a vez de buscar uma especialização em transtornos mentais, com foco no espectro autista — um diagnóstico que também afeta a sua família, devido ao quadro de seu neto.
A importância do conhecimento
Em seus conteúdos, Claudia Alves sempre procura destacar a importância da busca pelo conhecimento, ainda mais quando se trata de doenças sérias, como o Alzheimer.
Com foco nisso, ela também decidiu se especializar na área de Gerontologia — o estudo que visa se aprofundar no envelhecimento humano, seja em relação às mudanças sociais, seja em relação às mudanças físicas, mentais, jurídicas, culturais ou políticas que acontecem nessa etapa da vida.
O seu objetivo era compreender a fundo não somente as necessidades de sua mãe, mas também conseguir compartilhar seus aprendizados com outras famílias que estivessem passando pela mesma situação. “Estudei muito sobre longevidade, sobre demências e comportamentos. Esse era o meu foco”, conta.
A criação do canal “O Bom do Alzheimer”
Com a sua vivência e novos aprendizados, Claudia Alves deu vida ao canal “O Bom do Alzheimer” em 2016. A ideia era dividir com o público toda a sua experiência, além de oferecer suporte para outras pessoas que estivessem precisando de uma atenção extra.
Apesar de um tanto provocativo, o nome do canal tem o foco de refletir a visão positiva de Claudia em relação a esse cenário. Em outras palavras, ela deseja transformar os problemas em boas oportunidades de crescimento, tanto familiar quanto pessoal.
“O nome do canal choca, principalmente para quem não conhece a minha trajetória. Mas o ponto é esse. A atitude positiva, o jeito leve e amoroso faz toda a diferença,” comenta ela.
A importância da compreensão
Quem já conviveu com um paciente de Alzheimer sabe: um dos grandes desafios da doença é entender as reações agressivas que essas pessoas podem apresentar ao longo do tempo. No entanto, Claudia Alves diz que a raiva é, na maioria das vezes, uma reação ao desconforto que aquele indivíduo sente, mas que não consegue expressar por meio das palavras.
Desse modo, com observação e muita paciência, ela conseguiu identificar alguns gatilhos responsáveis por provocar essas atitudes na sua mãe, dona Francisquinha. E por que isso foi tão importante? Desse modo, foi possível prever e prevenir esses momentos, para tornar o dia a dia mais tranquilo.
“Essa doença me transformou como pessoa. E transformou não só a minha forma de olhar para minha mãe, mas em como olhar para as pessoas idosas, de como olhar para a doença e para mim também. Foi uma transformação geral”.
O desafio financeiro de quem cuida
Como você pode imaginar, cuidar de uma pessoa com Alzheimer é uma tarefa que vem acompanhada de diferentes desafios, sejam eles físicos, sejam emocionais. Aliás, Claudia Alves destaca que existe um considerável impacto financeiro na vida do cuidador.
Ao abandonar o mercado de trabalho e o setor imobiliário, ela teve que sair em busca de outras fontes de renda, investindo na monetização do seu canal no YouTube. Como resultado, essa passou a ser a sua principal fonte de renda, sendo possível ter segurança financeira, ao mesmo tempo em que proporciona suporte a inúmeras famílias.
De todo modo, logo quando Claudia saiu do mercado de trabalho, ela precisou contar com o apoio de sua família para conseguir arcar com as suas despesas. Hoje, porém, a youtuber consegue não somente sustentar a sua mãe, mas levar esperança para quem mais precisa.
O diagnóstico precoce e o futuro do cuidado
Outro ponto de destaque abordado por Claudia está na importância do diagnóstico precoce. Para ela, é de extrema relevância observar os primeiros sinais da doença, caracterizados por mudanças bruscas de comportamento e lapsos de memória.
Logo, identificar esses indícios pode facilitar — e muito! — o planejamento emocional e financeiro de toda a família, que precisará buscar ajuda profissional e aprender a lidar com a doença de maneira leve, mas eficiente.
Por falar em planejamento, é necessário ter em mente que o envelhecimento da população brasileira, junto ao número de indivíduos diagnosticados com Alzheimer, tende a aumentar.
Claudia afirma que um dos segredos para passar por esse momento com serenidade é investir em educação e na formação de gerontólogos capacitados, bem como de cuidadores e profissionais especializados em saúde na terceira idade.
Com a sociedade preparada para atender às demandas de uma população envelhecida, ficará mais simples realizar diagnósticos precoces e, até mesmo, políticas de apoio aos profissionais da área.
Gostou de conhecer mais sobre a história de Claudia Alves? Agora, aproveite para acessar o canal da MAG Seguros no YouTube e conferir outros conteúdos exclusivos como este. Até lá!