A maioria de nós consegue imaginar, com certeza, como será a vida após cumprir vários anos de trabalho e poder usufruir de um merecido descanso. Porém, existem bons motivos para ter dúvidas sobre a idade para se aposentar, ainda mais com a reforma da Previdência.
As novas aposentadorias foram unificadas e passaram ser programadas. As antigas categorias, por idade e tempo de contribuição, valem apenas para quem atingiu esses critérios até 12 de novembro de 2019. Assim, é natural que surjam muitas perguntas.
No artigo a seguir, vamos esclarecer os principais pontos sobre a melhor idade para se aposentar e as vantagens de uma previdência privada!
Como funciona a aposentadoria pelo governo?
A reforma da Previdência trouxe algumas mudanças e novas regras de aposentadoria. Então, como saber em qual regra você se encaixa?
Existem faixas de transição e fatores de redução de tempo que podem gerar muita confusão quanto à idade para se aposentar. Contudo, há algumas regras gerais que pode esclarecer quando será a sua vez.
Aposentadoria por tempo de contribuição
Essa forma só é permitida para quem atingiu o tempo mínimo de contribuição — 35 anos para homens e 30 anos para mulheres — antes da reforma, e está mais perto de se aposentar. Ou seja, a data limite é 12 de novembro de 2019.
Não é exigida uma idade mínima para se aposentar, mas leva-se em conta o fator previdenciário, dependendo de quantos anos você tem. Essa modalidade deixou de existir com a reforma da Previdência.
Aposentadoria por tempo de contribuição e pontos
Após a reforma, passaram a vigorar uma série de regras de transição para as aposentadorias de quem já contribuía, mas ainda não atingiu o tempo mínimo. Assim como para quem entrou após a sua instituição.
Pela regra de transição, os pontos necessários para se aposentar aumentarão progressivamente todos os anos. É o chamado fator previdenciário, que nada mais é que a soma da idade com o tempo de contribuição.
A partir de 2021 quem for se aposentar precisará somar 98 pontos, para os homens, e 88 pontos para as mulheres. A cada ano que passa, soma-se um ponto para o fator; ou seja, em 2023 é preciso ter 100 e 90 pontos para homens e mulheres, respectivamente.
Aposentadoria Especial
Antes da reforma, quem trabalhou entre 15 e 25 anos com alguma atividade considerada de risco e contribuiu para o INSS podia pedir o benefício sem restrição de idade.
Contudo, a partir de 13 de novembro de 2019, quem começou a trabalhar em atividades com essas características também terá idade mínima para se aposentar a cumprir:
- 60 anos nos trabalhos de baixo risco;
- 58 anos para atividades de médio risco;
- 55 anos quando o risco é considerado alto.
Quem já trabalhava sob essas condições, mas ainda não tinha o tempo de contribuição para se aposentar, entrará em uma regra de transição especial para essa categoria.
Mesmo que você tenha trabalhado apenas alguns anos em atividades insalubres, elas poderão ser usadas como vantagem no momento do cálculo do fator previdenciário.
Cada uma das modalidades pode ter peculiaridades. Por isso, se o seu caso é mais complexo, o ideal é procurar a ajuda de um especialista para ter uma aposentadoria tranquila.
Qual é a idade para se aposentar exigida pelo INSS?
Pela reforma da Previdência, a idade para se aposentar passou a ser de pelo menos 65 anos, além de ser necessário ter 20 anos de contribuição para homens. Para as mulheres a idade mínima é de 62 anos de idade, e 15 anos de contribuição.
Antes de 12 de novembro de 2019, não há idade mínima, apenas tempo mínimo de contribuição; mas aplica-se o fator previdenciário, como já mencionado.
A previdência privada pode ajudar a diminuir essa idade?
A previdência privada pode ser usada como complemento ou alternativa à aposentadoria pelo INSS.
Se bem planejada, pode ser a solução ideal para desfrutar de um descanso tranquilo, sem ter que se preocupar com questões financeiras ou com a idade para se aposentar pelo INSS.
Caso queira se aposentar mais cedo sem ter que esperar pelas regras do governo, é possível calcular o prazo de pagamento, o valor da contribuição e quanto receberá no momento de solicitá-la.
Como saber a idade ideal para se aposentar?
Ao falar de INSS, já deu para perceber que não há muito o que fazer. Mas, não é preciso ter uma idade mínima para fazer um planejamento e começar investir em previdência privada. Aliás, quanto antes começar o planejamento, melhores serão as condições no resgate e maior o valor acumulado.
O ideal é que o dinheiro fique aplicado um mínimo de 8 a 10 anos, para que seja vantajoso. Contudo, será preciso fazer um aporte mensal mais polpudo para ter os mesmos benefícios de quem já tem o plano há 20 anos, por exemplo. Por isso, o planejamento pode começar desde criança ou adolescente; basta ter um CPF válido.
Portanto, se você tem hoje 38 anos e pretende desacelerar aos 55 anos, tem ainda 17 anos pela frente para organizar uma boa aposentaria privada.
Com um pouco de planejamento e um investimento mensal, seu futuro fica mais sorridente. Corre que ainda dá tempo!
A MAG Seguros pode ajudar nessa tarefa de preparar uma aposentadoria tranquila a médio e longo prazo.
Afinal, não dá para depender somente do INSS, e não tem como saber se no futuro outras mudanças impactarão o seu benefício, como ajustes na idade para se aposentar.
Nossos planos de previdência privada podem ser nas modalidades VGBL ou PGBL. Você pode simular o investimento e saber quanto terá que investir por mês para receber a renda que deseja daqui a alguns anos.
Nossa proposta é cuidar da sua longevidade financeira oferecendo produtos específicos para cada momento da sua vida e ajudando a garantir uma aposentadoria tranquila.
Ter idade para aposentar não significa que você tenha que abrir mão da sua produtividade. O objetivo do bom planejamento é trazer liberdade para você poder escolher o que quer fazer.
Pode ser investir em uma nova carreira, tirar um ano sabático, estudar em outro país ou simplesmente sair de férias infinitas!
Que tal começar agora mesmo a traçar esse futuro incrível que você nem imaginou que poderia ter? Entre em contato com o nosso time. Nós podemos ajudar!