O que é débito automático e como funciona? Veja como usar
Publicado em: 01/12/202512 minsÚltima modificação em: 01/12/2025

Seguros e Previdência

O que é e como funciona o débito automático? Veja como fazer pagamento

O débito automático desconta as contas todo mês, sem precisar realizar os pagamentos manualmente. Saiba como usar essa função e administrar seu dinheiro.

Imagine não precisar mais se preocupar em conferir o calendário todo dia para saber se a conta de luz ou a fatura do cartão vence hoje ou amanhã. O débito automático pode te trazer essa tranquilidade ao programar o pagamento das suas despesas fixas mensalmente, sem você precisa fazer mais nada após a primeira autorização.

Apesar de ser uma função muito conhecida, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como cadastrar as contas, quais os horários de compensação e se existe cobrança de taxas. Por isso, neste artigo, vamos explicar como essa função opera e o que a diferencia de outras modalidades, como o DDA e o Pix automático.

O que é débito automático?

O débito automático é uma função bancária em que o cliente autoriza o banco a descontar diretamente da sua conta o valor de determinadas despesas recorrentes, como fatura de cartão, impostos, conta de telefone, etc. Assim, esses gastos são pagos automaticamente na data de vencimento usando o saldo disponível na conta bancária.

Esse tipo de pagamento chegou ao Brasil em 1992 e, inicialmente, permitia apenas o pagamento de contas essenciais, como água, luz e gás. Porém, hoje em dia, é possível colocar várias contas no débito automático, contando que tenham o código identificador, composto por entre 9 e 12 dígitos.

Colocar contas no débito automático é uma ótima forma de garantir que as obrigações sejam quitadas em dia, evitando transtornos como o corte de serviços essenciais, o esquecimento e, principalmente, a cobrança de multas e juros decorrentes de atrasos.

Qual a diferença entre DDA e débito automático?

Enquanto o débito automático permite pagar contas mensalmente direto da sua conta bancária sem nenhuma ação manual, o DDA (Débito Direto Autorizado) é uma ferramenta que reúne todos os boletos registrados em determinado CPF/ CNPJ para facilitar a visualização de contas em aberto. É possível realizar pagamentos a partir do DDA, mas eles não são automáticos e depende de ação do próprio usuário, diferente do débito automático.

Vale lembrar que é possível ter os dois serviços ativos: você pode visualizar o boleto via DDA para conferência e, se ele já estiver cadastrado no débito automático, o sistema do banco informará que o pagamento já está agendado.

Qual a diferença entre débito automático e Pix automático?

Na prática, o débito automático e o Pix automático são muito parecidos: ambos realizam pagamentos recorrentes autorizados previamente pelo dono da conta bancária. Porém, as duas formas de pagamento se diferem em termos operacionais — por exemplo, o débito automático não funciona em fins de semana ou feriados, enquanto o Pix automático funciona todos os dias da semana e mesmo fora do horário comercial.

Além disso, o débito automático é possível apenas quando a empresa prestadora do serviço tem um convênio ou contrato específico com o seu banco. Por outro lado, o Pix automático funciona com qualquer negócio que habilita a função para clientes de qualquer instituição financeira.

O que é código identificador de débito automático?

O código identificador de débito automático é uma sequência numérica que as empresas fornecem nas suas faturas para que você possa cadastrar o pagamento recorrente no seu banco. Esse código é composto apenas por números e pode ter entre 9 e 12 dígitos. A indicação do código identificador de débito automático não é padronizada, então pode aparecer com nomes como “código do cliente”, “matrícula”, “unidade consumidora”, “número da instalação” ou “código para débito automático”.

Como funciona o débito automático?

O débito automático funciona como um pagamento automático de contas recorrentes em que o valor é descontado da sua conta bancária na data de vencimento. Para usar, você precisa autorizar o pagamento mensal da conta de serviço (como água, luz, internet) junto ao banco e garantir que haja saldo suficiente na data programada do débito.

Na prática, o débito automático se baseia na comunicação entre o cliente, a empresa que presta o serviço (como a companhia de luz ou telefone) e o banco. Tudo começa com a autorização do cliente, que cadastra o código identificador da conta no sistema do banco para pagamento recorrente. A partir daí, tudo fica na mão da instituição financeira e da prestadora de serviços: quando a empresa fecha a fatura do mês, ela envia os dados da cobrança diretamente para o banco, que deixa o pagamento agendado para o cliente.

Débito automático cobra taxa?

Clientes podem autorizar o débito automático (quando disponível) sem precisar pagar nenhuma taxa extra por isso.

Conta-poupança aceita débito automático?

Sim, conta-poupança também pode realizar pagamentos em débito automático. Só fique atento ao saldo disponível: como a poupança não tem cheque especial, a despesa pode ficar em aberto se não houver dinheiro suficiente no dia do débito, sendo sujeito a juros e multas.

Quais despesas posso colocar no débito automático?

Você pode colocar no débito automático principalmente contas de consumo essenciais, como faturas de energia elétrica, água, gás encanado e saneamento. Alguns serviços de telecomunicações, como telefone fixo, celular, internet banda larga e TV por assinatura, também podem permitir o débito automático. Dependendo do seu banco, título de capitalização, empréstimo, IPTU, DAS do MEI e o imposto a pagar do Imposto de Renda também aceitam esse tipo de pagamento.

Débito automático demora quanto tempo?

O débito automático é descontado no dia do vencimento em qualquer momento durante as 24 horas. O repasse dos valores entre o banco e a empresa credora pode levar de um a três dias úteis.

Débito automático desconta no dia de vencimento?

O débito automático geralmente é descontado no dia do vencimento da conta, podendo ocorrer a qualquer momento durante as 24 horas.

Débito automático desconta que horas?

O horário de desconto do débito automático varia de banco para banco — alguns efetuam o pagamento nas primeiras horas do dia do vencimento, enquanto outros estendem para além do horário bancário e realizam o desconto até 18h. O mais importante é garantir que haja saldo disponível na conta durante todo o dia da data agendada.

Débito automático aumenta score?

Autorizar o débito automático de suas contas em si não aumenta o seu score de crédito, porém, a prática de quitar todas as despesas em dia e evitar pagar multas por atraso ou contrair dívidas contribuem para a sua saúde financeira e, consequentemente, ajudam a aumentar o seu score junto a escritórios de proteção ao crédito (como Serasa, Boa Vista e SPC).

Isso porque um cadastro positivo não significa necessariamente ter muito dinheiro, e sim ter pontualidade nos pagamentos até construir um histórico impecável de bom pagador. Essa constância e previsibilidade são exatamente o que os algoritmos de crédito buscam.

Débito automático funciona final de semana?

O débito automático não funciona nos finais de semana. Se a data de vencimento da conta cair em um sábado ou domingo, o débito é feito no próximo dia útil.

Débito automático funciona em feriado?

O débito automático não funciona em feriados, então o pagamento é adiado para o próximo dia útil.

Tem como adiantar pagamento no débito automático?

Para antecipar o débito automático, você deve cancelar o pagamento agendado e pagar a conta manualmente. Vale lembrar que o cancelamento do débito automático deve ser feito, pelo menos, dois dias úteis antes da data de pagamento para não correr o risco de quitar a mesma despesa duas vezes sem querer.

O que acontece se pagar antes do débito automático?

Se você pagar uma conta antes da data do débito automático, vale a pena cancelar o pagamento agendado para não correr o risco de ser cobrado duas vezes. Isso porque às vezes o sistema bancário pode não identificar que você já realizou o pagamento, e terminar efetuando o débito automático na data de vencimento mesmo assim.

Como autorizar o débito automático?

Para cadastrar um débito automático na sua conta, basta acessar essa opção no aplicativo do banco e informar o código de pagamento recorrente da fatura, que é composto por entre 9 e 12 números. Alguns bancos também disponibilizam a opção de ativar o débito automático após o pagamento de um boleto por código de barras.

Como cancelar débito automático na conta?

Para tirar o débito de uma conta, você deve cancelar a autorização pelo aplicativo do banco. Procure por opções como “débitos automáticos”, “pagamentos agendados”, “gerenciar assinaturas” ou “autorizações de débito”. Então, selecione a conta desejada para revogar a autorização. A solicitação deve ser atendida em até cinco dias úteis antes do débito programado.

Como ver contas em débito automático no meu banco?

Para saber se a conta está em débito automático no seu banco, você pode acessar a seção de “pagamentos” ou “serviços” do aplicativo do banco para encontrar a opção de “débito automático” ou “Contratos” para consultar os cadastros ativos. Alguns bancos também oferecem essa informação no extrato da conta ou na página de pagamentos programados.

O que acontece se não tiver dinheiro no débito automático?

Se não tiver saldo para débito automático, o banco realiza várias tentativas de pagamento em diferentes horários ao longo do dia de vencimento da conta. Caso não haja saldo disponível até o horário da última tentativa, a pessoa deve realizar o pagamento da conta manualmente o mais rápido possível para evitar multa por atraso. É preciso tomar cuidado, pois, se você tiver cheque especial ativo, o banco pode entender que aquele pagamento é prioritário e utilizará o seu limite de crédito para quitar a conta.

Débito automático desconta do cheque especial?

O débito automático pode utilizar o limite do cheque especial se não houver saldo suficiente na conta para cobrir o pagamento. Por isso, é importante acompanhar o extrato do seu banco para não correr o risco de pagar os juros altos do cheque especial por conta do débito automático.

O que fazer quando a conta em débito automático não debitou?

Se você perceber que uma despesa em débito automático não foi descontada da sua conta bancária na data de vencimento, mesmo havendo saldo disponível, o primeiro a fazer é realizar o pagamento manualmente para evitar juros e multas. Depois, entre em contato com a empresa prestadora de serviços e o banco para descobrir o que aconteceu.

Se ficar comprovado que a falha foi um erro operacional do banco, você tem o direito de solicitar junto à instituição o ressarcimento de eventuais multas e juros que teve de pagar à prestadora de serviço devido a esse erro do sistema bancário.

Como mudar o débito automático de banco?

Não tem como mudar o débito automático de um banco para outro apenas solicitando uma espécie de “transferência” à instituição, então você tem que manualmente cancelar o débito automático no banco atual e autorizá-lo na nova instituição.

Como mudar do débito automático para o boleto?

Para mudar do débito automático para o boleto, você deve cancelar a autorização de débito automático junto ao seu banco e efetuar o pagamento dos boletos seguintes.

O que fazer no caso de cobrança indevida no débito automático?

Em caso de cobrança indevida no débito automático, você deve contatar a empresa cobradora para solicitar o estorno e o cancelamento da cobrança. Caso a empresa não resolva o problema, entre em contato com o seu banco. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é rigoroso aqui: se ficar comprovada a cobrança indevida injustificável, você tem direito à devolução do valor pago em excesso.

Se necessário, registre uma reclamação em órgãos de defesa do consumidor como o Procon ou o Banco Central. Em casos mais graves, é possível contratar um advogado para entrar com uma ação judicial para obter o reembolso e possíveis danos morais.

Banco pode fazer débito automático sem autorização?

O banco não pode realizar nenhum débito automático sem a autorização do correntista. Em caso de débito indevido, o cliente tem direito ao ressarcimento do valor.

Pague suas contas sempre em dia com o débito automático

Você sabia que você pode configurar o débito automático para pagar o prêmio do seguro ou os aportes da sua previdência privada aqui na MAG Seguros? A modalidade está disponível para bancos como Caixa, Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil, entre outros. Deixe suas contas em dia e evite dívidas com o débito automático!

Família feliz interagindo com materiais da MAG Seguros.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Caroline Parreiras

Caroline Parreiras

Caroline Parreiras é analista de comunicação institucional da MAG Seguros, onde atua há mais de sete anos. Jornalista com pós-graduação em Marketing, tem mais de uma década de experiência em comunicação, com foco em conteúdo digital e inbound marketing. No blog da MAG, transforma temas técnicos, como seguros, previdência e finanças, em informações simples e úteis para o dia a dia, ajudando o leitor a tomar decisões mais seguras e conscientes.