Malu Perini no Zona Segura: empreendedorismo e disciplina
Publicado em: 09/10/20258 minsÚltima modificação em: 06/10/2025

Por dentro da MAG

Malu Perini fala sobre disciplina e empreendedorismo no Zona Segura

A influenciadora de bem-estar Malu Perini participa do Zona Segura, videocast da MAG Seguros, para compartilhar lições sobre empreendedorismo e disciplina.

A disciplina é o pilar que sustenta desde a construção de um estilo de vida saudável até o sucesso no mundo dos negócios. Para desvendar como essa ferramenta pode transformar objetivos em realidade, o Zona Segura, podcast da MAG Seguros, recebe a empreendedora e influenciadora de bem-estar Malu Perini. Conhecida por sua abordagem prática sobre saúde, Malu narra sua trajetória desde o início de sua produção de conteúdo, que rapidamente a transformou em um fenômeno no YouTube, até a criação de projetos inovadores, como o “Materializa”.

Nesta conversa, ela também aprofunda os temas que definem sua carreira e sua vida pessoal: a mentalidade que a guia como empreendedora, os desafios da exposição pública na internet e as transformações trazidas pela maternidade. Você pode conferir o bate-papo completo no YouTube e no Spotify!

O início como produtora de conteúdo de bem-estar

Malu Perini começou a produzir conteúdos sobre bem-estar por acaso. Sob influência do seu marido Bruno Perini, que já escrevia sobre educação financeira no Você MAIS Rico na época, ela criou o seu próprio blog: “Eu comecei falando sobre saúde e alimentação, além da dieta low carb, que não era tão conhecida ainda”. Ela passou de textos para vídeos no YouTube também por orientação do seu marido: “Se escrever é tão difícil para você [Malu é disléxica], por que você não mostra o seu rosto e começa a falar para a câmera?”, sugeriu ele.

O que começou em 2016 com vídeos feitos “sem muita pretensão” se tornou, em apenas três meses, num canal do YouTube com 100 mil inscritos. Malu percebeu o impacto positivo que seus conteúdos geravam e passou a buscar formas de “empacotar” esse conhecimento de maneira ainda mais estruturada.

A importância da disciplina no empreendedorismo e na saúde

Malu encara a disciplina como uma ferramenta que nos ajuda a conquistar nossos objetivos. Essa visão se manifesta, por exemplo, no seu hábito de malhar todos os dias. O motivo? “Para no dia que eu não puder ir, eu não ir com a consciência tranquila”, compartilhou ela. Essa prática de acumular “fichas de saúde”, como chama Malu Perini, permite que uma exceção não se transforme em culpa, mas sim em uma escolha consciente.

Ela reconhece que manter a disciplina na alimentação é ainda mais desafiador do que nos exercícios: “Enquanto o treino exige um único ‘sim’, a alimentação saudável é uma sequência de ‘nãos’ ao longo do dia para tentações como salgadinhos e refrigerante”. E foi justamente dessa dificuldade que Malu elaborou um dos seus maiores projetos, o Materializa.

Descrito por ela como “um Big Brother da minha vida”, o Materializa é um conta de Instagram fechada, disponível apenas para assinantes, que podem acompanhar com Malu a construção de um estilo de vida saudável por meio de dietas e treinos. Para ela, o projeto vai além da perda de peso ou do ganho de massa muscular: “É sobre disciplina e sobre alcançar o que você deseja, porque dominar o corpo é o primeiro passo para dominar a mente. Você acaba ganhando força de caráter para colocar seus objetivos na prática e conquistar coisas que não sabia que conseguiria”.

Essa mesma mentalidade é o que sustenta sua jornada como empreendedora. Malu reconhece que empreender é uma das coisas mais difíceis de se fazer, pois, enquanto um funcionário tem suas tarefas definidas por um chefe, o empreendedor precisa definir seu próprio caminho todos os dias. Essa autonomia exige um nível extraordinário de disciplina para gerenciar finanças, logística e — o mais complexo de tudo — pessoas. A disciplina, segundo ela, é a “palavra principal para o empreendedor”, que permite comunicar-se com clareza, dar feedbacks e transformar planos em realidade.

Os desafios da exposição na Internet

A vida de uma influenciadora digital, vista por muitos como um “conto de fadas” nas redes sociais, esconde os inúmeros desafios da exposição pública. Malu Perini explica que “as pessoas acham que te conhecem” quando acompanham suas publicações, mesmo sem ter acesso à totalidade de sua vida — problemas familiares, discussões conjugais ou contratempos pessoais não aparecem no Instagram.

Para Malu, a autenticidade é a chave. Embora selecione o que compartilhar, ela prioriza o que pode realmente ajudar sua audiência, sempre ressaltando que o que funciona para ela pode não ser a solução para todos. Ela observa uma dicotomia preocupante no universo online: enquanto alguns amigos se arrependeram de expor demais, outros se prenderam a uma “vida fictícia que eles mesmos inventaram”, criando personagens que agora precisam performar. Malu acredita que a verdade é o caminho mais fácil: “Eu só falo porque sou eu. É mais fácil do que criar um personagem e viver uma vida que não é a sua.”

Malu ainda reconhece que conta com uma grande vantagem, pois a exposição gradual de seu trabalho a impediu de sentir a pressão avassaladora da audiência de uma só vez. No entanto, ela reconhece que, quando a “bolha estoura”, os haters surgem em massa. Lidar com essa dualidade entre admiradores e críticos é um aprendizado contínuo. Sua estratégia é clara: “Não dê valor para quem gosta de você, porque você valorizará quem te odeia.” Malu explica que essas pessoas não a conhecem de fato, e, portanto, suas opiniões não deveriam ter um peso desproporcional.

A chegada da maternidade

A maternidade transformou as prioridades de Malu Perini. “Eu me preparei muito para essa fase”, revela, explicando que não foi algo repentino. Para se dedicar integralmente à nova jornada, ela fez escolhas estratégicas, como encerrar sua marca de roupas, a MAP, e investir em projetos que demandam menos tempo, como sua agência de marketing.

“Deixei de fazer muitas coisas porque teria uma criança que preencheria meu tempo. É a escolha de cada mulher. E eu escolhi viver a maternidade”, afirma Malu. Ela sabia que sua vida mudaria de forma irreversível, afinal, “agora existe alguém que depende 100% de você para sobreviver”. Para ela, essa nova fase, assim como o empreendedorismo, trouxe uma clareza ainda maior sobre seus verdadeiros objetivos.

O maior deles é o legado que deseja construir para seus filhos. “Eu sempre quis ser uma mãe lembrada”, admitiu ela, e espera que seus filhos a recordem como uma mãe presente, inteligente e talentosa no que fazia.

Como planejar a vida financeira a dois

Com um relacionamento de 16 anos, Malu Perini e Bruno Perini construíram sua vida com base em uma parceria sólida, de forma que as decisões são sempre tomadas em conjunto. “Eu digo ‘a gente’ escolheu, ‘a gente’ fez, porque é sempre junto”, explica Malu.

Apesar da união na vida pessoal, eles mantêm projetos profissionais separados, trabalhando juntos apenas no podcast “Os Sócios”. Para Malu, essa independência é saudável, pois “é legal ter coisas separadas porque temos outras coisas para conversar”. Quando atuam em conjunto, a regra é clara: os papéis são bem definidos para evitar conflitos, estabelecendo quem tem a palavra final em cada área.

Esse modelo de colaboração com responsabilidades claras se aplica perfeitamente à gestão financeira do casal. Bruno, por ter mais conhecimento na área, é quem gere os investimentos da família, mas a transparência é total. O casal realiza conversas de follow-up regularmente para que Malu esteja sempre a par da situação financeira.

Além do planejamento de investimentos, a proteção financeira é uma prioridade. Malu destaca a importância do Seguro de Vida, um produto muitas vezes menosprezado por jovens que se sentem “invencíveis”. Para Malu e Bruno, que são empreendedores e têm uma equipe que depende de seu trabalho, o seguro é uma ferramenta indispensável: “O que fazer se acontece um acidente? Principalmente se tem família, vai deixá-la à mercê?”, questiona ela.

Malu Perini estrela o 3º episódio do Zona Segura

Quer saber mais? As reflexões de Malu Perini sobre disciplina e visão de futuro é só uma das lições que você encontra na 3ª temporada do Zona Segura. A cada mês, o podcast traz um novo convidado especial para explorar temas como superação, empreendedorismo e educação financeira. Não deixe de acompanhar!

zona-segura

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Caroline Parreiras

Caroline Parreiras

Caroline Parreiras é analista de comunicação institucional da MAG Seguros, onde atua há mais de sete anos. Jornalista com pós-graduação em Marketing, tem mais de uma década de experiência em comunicação, com foco em conteúdo digital e inbound marketing. No blog da MAG, transforma temas técnicos, como seguros, previdência e finanças, em informações simples e úteis para o dia a dia, ajudando o leitor a tomar decisões mais seguras e conscientes.