Com o aumento da expectativa de vida, o número de idosos no Brasil também tem crescido. E na terceira idade é necessário ter atenção redobrada. Por isso, muitos filhos têm buscado dicas sobre como cuidar dos pais idosos garantindo saúde, atenção e toda a assistência necessária.
Se esse é o seu caso, você está no lugar certo! Neste post, vamos mostrar medidas que facilitam a vida de quem é responsável pelos pais. Tanto em relação à rotina quanto às questões financeiras. Acompanhe!
Planeje o futuro para cuidar dos pais idosos
A primeira dica para cuidar dos pais idosos é bem simples, mas não poderia estar de fora da nossa lista: planeje o futuro!
Sabemos que a terceira idade, embora seja uma fase maravilhosa da vida, é repleta de despesas, principalmente com a saúde.
Assim, planejar o futuro, traçar cenários, pensar na aposentadoria e preparar-se para oferecer conforto e qualidade de vida aos seus pais é muito importante.
Uma ideia nessa etapa é procurar se informar sobre seguro de vida, para garantir que os familiares estejam protegidos caso algum imprevisto aconteça.
Além disso, também é necessário pensar nas necessidades do dia a dia. Provavelmente, chegará um momento em que os idosos precisarão ser assistidos.
As opções são muitas: trazer para morar com você, investir em uma casa de repouso, contratar assistência que vá à casa deles etc. É importante pensar nessas necessidades para tudo ficar mais leve quando esse momento chegar.
Conheça as necessidades e os cuidados importantes
O corpo humano passa por um sistema natural de envelhecimento desde o primeiro dia de vida. Após os 60 anos, esse processo acelera, e os idosos tendem a perder cada vez mais rápido funções motoras, físicas, cognitivas e sensoriais.
Essas mudanças podem afetar a qualidade de vida de quem chega à terceira idade. Para proporcionar maior bem-estar, é preciso se atentar a elas e conhecer as necessidades e os cuidados que os seus pais demandam.
Cada ser humano é único e tem as suas próprias dificuldades e desejos, então, não há uma lista pronta das necessidades na terceira idade, mas algumas são mais comuns:
- independência;
- convívio social;
- poder fazer as coisas no seu tempo;
- segurança;
- tecnologia que auxilie em funções básicas como enxergar e ouvir melhor, etc.
Leve as coisas com calma
Em meio à rotina corrida, é comum que algumas ações dos pais idosos acabem estressando os filhos, principalmente se toda a família mora na mesma casa. Nesse momento, é muito importante seguir essa dica: leve tudo com mais calma!
Respire fundo e lembre-se de que a terceira idade não é uma fase fácil, nem para você, nem para os seus pais. Entretanto, é preciso conviver com as dificuldades que a acompanham e, nesse caso, nada melhor do que fazê-lo com a maior calma possível.
Cuidar dos pais idosos também é dar autonomia
Os idosos passaram a vida inteira sendo os responsáveis por outras pessoas e pelas suas próprias vidas.
A partir de certo ponto, contudo, eles começam a perder algumas habilidades e, por segurança, tarefas que eram feitas rotineiramente por eles são retiradas do dia a dia com frequência.
Essa ação pode causar uma grande frustração para eles, resultando em desmotivação e até mesmo em depressão. Por isso, a autonomia na terceira idade deve ser sempre preservada.
Para que isso aconteça, muitas vezes, é necessário realizar alguns esforços, como adaptar o local em que se vive. Apesar do trabalho, essa medida com certeza valerá a pena!
Invista na segurança
Como vimos em algumas das outras dicas, os idosos precisam estar em um ambiente seguro.
Por isso, adicione corrimãos em escadas e no banheiro, evite deixar tapetes escorregadios, ilumine bem o espaço e faça as alterações necessárias para que ele esteja sempre seguro, mesmo quando estiver sozinho.
Apesar dos esforços, sabemos que imprevistos acontecem. Logo, garanta que os seus pais estejam bem assistidos caso algo aconteça.
Atualmente, existem diversos seguros como os contra acidentes domésticos que podem prestar esse auxílio. Lembre-se: quanto maior for a rede de apoio e assistência, maior a segurança no dia a dia.
Outra boa ideia é poder contar com um seguro para doenças graves. Ninguém espera que isso aconteça na sua família, mas, caso qualquer doença grave seja diagnosticada, é sempre bom contar com o apoio de um seguro para enfrentar o momento da melhor forma possível.
Incentive hábitos saudáveis ao cuidar dos pais idosos
Embora a expectativa de vida tenha aumentado, muitos idosos chegam à terceira idade com uma saúde muito debilitada.
Para que se tenha uma longevidade mais tranquila e com qualidade de vida, é imprescindível que se adotem hábitos saudáveis diários.
Se para os jovens já é difícil mudar a rotina de alimentação e de atividades, imagine para os idosos. Por isso, o seu incentivo é fundamental para que os seus pais consigam incluir hábitos saudáveis no cotidiano.
A alimentação balanceada, com verduras, legumes, frutas e vegetais é muito importante.
Além disso, a diminuição da ingestão de alimentos fritos, gordurosos, processados e com índice elevado de açúcar também é recomendado.
Somado à alimentação, incentive a prática de atividade física diária, mesmo que seja por um curto período.
Mantenha os exames e as consultas médicas em dia
Por fim, a nossa última dica para que você consiga oferecer aos seus pais idosos uma ótima qualidade de vida é estar sempre atento à rotina de exames e consultas médicas de que eles necessitam.
Na terceira idade, as consultas com diferentes especialistas são frequentes. Para facilitar a organização e não deixar nenhuma ida ao médico de fora do cronograma, crie um calendário, anotando as datas das consultas e quando a próxima visita deve ser realizada. Não se esqueça de adicionar os exames de rotina a esse controle.
Cuidar dos pais idosos é uma missão pela qual grande parte da população passará, afinal, as pessoas estão vivendo mais e passando mais tempo na terceira idade.
Para evitar problemas desagradáveis, é sempre bom contar com diferentes seguros na terceira idade.
Portanto, informe-se e invista em seguros de saúde, de vida, de acidentes domésticos, entre outros. Assim, você ficará menos preocupado, e os seus pais aproveitarão muito mais essa fase da vida!
Então, gostou das nossas dicas sobre como cuidar dos pais idosos? Para não perder nenhum conteúdo da MAG Seguros, assine a newsletter e fique por dentro de tudo!