Um programa de fidelidade (ou programa de recompensas) é uma plataforma que disponibiliza benefícios, como descontos e gratuidades, e são criadas por empresas que querem entregar aos clientes um algo a mais, além de uma oportunidade de economizar.
Eles são uma peça central nas estratégias de marketing de muitas marcas, proporcionando aos consumidores benefícios e incentivando a lealdade. O objetivo da iniciativa é oferecer vantagens exclusivas para clientes regulares e também estabelecer uma conexão entre uma empresa e seu público.
No entanto, muitos participantes desses programas não exploram totalmente as recompensas disponíveis. Por isso, neste artigo, separamos algumas dicas para você aproveitar melhor essas plataformas. Confira!
1. Busque saber se alguma empresa que é cliente oferece o benefício
O primeiro passo para aproveitar as recompensas do seu programa de fidelidade, é descobrir de quais você pode participar. Geralmente, eles são oferecidos por marcas em que você possui alguma assinatura, como plano de saúde, de internet, entre outros.
Porém, há também a possibilidade de participar de outros tipos de plataformas de incentivo, tendo em vista que essa estratégia é ampla e contempla vários tipos de negócios. Por isso, pesquisar é o primeiro passo.
Para descobrir essa informação, você pode olhar no site da empresa, redes sociais ou mesmo entrar em contato diretamente. Algumas marcas também já divulgam o benefício extra no momento da compra. Fique atento!
2. Identifique recompensas relevantes para você
Após acessar a sua plataforma de fidelização, é hora de identificar as vantagens que são relevantes para você. Afinal, como elas são de tipos variados, você pode encontrar recompensas para diferentes necessidades e também porque nem todas podem ser úteis para você.
Assim, é crucial identificar quais benefícios são mais relevantes para suas necessidades e preferências. Por exemplo, se o programa oferece descontos em produtos ou serviços que você costuma utilizar, essas recompensas têm um valor muito maior.
Por isso, liste marcas em que você costuma fazer compras e verifique se há condições especiais, dessa forma você consegue aproveitar. Não esqueça de também buscar pelas opções de gratuidade, exclusividades e outras ações disponíveis, pois algumas opções de programas de fidelidade mais completos, também oferecem essas possibilidades.
3. Acompanhe comunicações
Muitas pessoas se inscrevem em programas de recompensas e depois se esquecem deles. Assim, acompanhar regularmente as comunicações da empresa é fundamental, para não perder nenhuma novidade.
Algumas formas de fazer isso são: se inscrever em newsletters, ativar notificações de aplicativos e seguir as redes sociais da empresa para estar sempre atualizado sobre ofertas especiais, promoções relâmpago ou eventos exclusivos para membros do programa.
4. Leia as instruções de resgate
Por fim, muitos participantes perdem recompensas valiosas simplesmente porque não compreendem como resgatá-las. Dessa forma, tire um tempo para ler as instruções de resgate do seu programa de fidelidade, como prazos, métodos de resgate e quaisquer e outras regras importantes. Isso garantirá que você não perca nenhuma oportunidade.
Além disso, muitas plataformas de fidelidade tem instruções específicas para cada tipo de recompensas, pois pode variar as condições para cada oferta ou benefícios. Por isso, não se esqueça de verificar isso na hora de resgatar a recompensa.
Bônus: Sou uma empresa, como oferecer um programa de fidelidade aos clientes?
Como vimos, os programas de fidelidade trazem diversas recompensas para os clientes, e isso contribui para gerar fidelização e lealdade por meio do relacionamento positivo entre marcas e empresas.
Assim, não é apenas os clientes que se beneficiam dessa estratégia, mas também empresas que entregam esse algo a mais ao seu público. Por isso, separamos uma dica bônus com o passo a passo para marcas que desejam criar o seu próprio programa de recompensas:
- Faça uma pesquisa com o seu público: entender o que é importante para o seu cliente é essencial para oferecer as melhores vantagens. Por isso, busque entender quais tipos de benefícios eles usariam em um programa de fidelidade;
- Busque uma alternativa white label: criar a plataforma do zero pode gerar grandes custos e também demandar um time especializado. Assim, alternativas white label são mais acessíveis. Nestes casos, uma empresa cria um clube personalizado para sua marca, e também contribui com peças de comunicação e gestão da plataforma;
- Tenha um plano de comunicação: seu cliente precisa conhecer os benefícios para poder utilizar. Dessa forma, se prepare para fazer uma divulgação no lançamento e também para manter a constância com campanhas de novidades ao longo do tempo.
Afinal, as recompensas de um programa é uma boa estratégia?
Como vimos, o programa de fidelidade fornece bons benefícios tanto para clientes quanto para empresas. Por isso, é importante que ambos saibam aproveitar as potencialidades dessa estratégia para um melhor relacionamento entre marca e consumidor.