Diante da competitividade do mercado, torna-se necessário ao profissional ativo se reinventar e adotar práticas eficientes para conquistar o público. Com o corretor de seguros, a importância de se destacar não é diferente. Entretanto, saber como atrair clientes novos não é uma tarefa fácil e exige atuação estratégica por parte do vendedor.
Pensando nisso, elencamos algumas dicas práticas para ajudar na conquista e na fidelização de segurados, mesmo diante dos desafios que o atual cenário impõe. Não deixe de conferir!
Estabelecer o perfil do cliente
O primeiro passo para descobrir como atrair clientes novos é estabelecer o perfil do segurado que você deseja atender. Afinal, para conquistá-lo, é preciso entender suas dores, necessidades e expectativas.
Dessa forma, você poderá oferecer o produto ideal e agregar valor ao seu atendimento. A partir dessa análise, ainda é possível segmentar o público-alvo e entender o que cada um deles prioriza na hora de contratar.
Acompanhar tendências de consumo
A cada dia surgem produtos diferenciados e tendências de consumo que acompanham novas necessidades. Por esse motivo, o corretor que deseja se manter ativo no mercado precisa necessariamente acompanhar essas demandas para oferecer o melhor atendimento.
Por exemplo, se há a tendência entre o público de escolher um seguro de vida, é importante entender o que motiva essa opção, como está a concorrência em relação ao produto e como inovar na oferta desse tipo de seguro.
Usar redes sociais no plano de como atrair clientes novos
Utilizar as redes sociais a seu favor também auxilia na conquista de clientes. Afinal, a presença de um amplo público consumidor nessas plataformas cria um ambiente propício para a divulgação do trabalho do corretor e de seus produtos.
Esses ambientes virtuais ainda viabilizam a comunicação com o público, seja para o fechamento de contratos, seja para o esclarecimento de dúvidas.
Ter uma comunicação eficiente
A conquista de clientes e o fechamento de negócios também depende de uma comunicação eficaz. Afinal, quando o segurado busca pelo corretor, na maioria das vezes, espera ser orientado sobre o melhor produto e convencido de que esse é um bom investimento na crise.
A indecisão e a falta de clareza e objetividade, por outro lado, prejudica a conversão de potenciais clientes.
Manter o cliente interessado
Por último, busque manter o cliente interessado nos produtos, sempre atualizando o público sobre as novidades do mercado, os benefícios da contratação do seguro e as possibilidades de pagamento.
Nesse sentido, vale enviar e-mails, fazer ligações, encaminhar lembretes por rede social e assim por diante. As plataformas virtuais também podem ajudar na oferta de conteúdos interessantes e na manutenção do interesse.
Diante de contextos de crise e instabilidade econômica, torna-se ainda mais importante saber como atrair clientes novos e se destacar no mercado de seguros. Para tanto, vale a pena colocar as dicas acima em prática, evitando alguns erros comuns.
Entre eles, a tentativa de forçar negócios, o que afasta o público-alvo. Do mesmo modo, evite não cumprir o que foi prometido ao segurado e sempre forneça todas as informações sobre o produto com clareza, prezando pela segurança financeira do cliente e o bom suporte pós-venda.
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