Corretor de seguros: o passo a passo para ingressar na profissão

logo mag seguros Por MAG Seguros
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 13 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 03/02/2023 | Atualizado em 02/02/2023

Ser um corretor de seguros é uma excelente alternativa para você que busca novas oportunidade de carreira e possui perfil empreendedor.

Mas nem todo mundo conhece, de fato, o dia a dia desse profissional, quais as competências necessárias e os requisitos exigidos para atuar nessa área e para se tornar um corretor de seguros bem sucedido.

Por isso, reunimos neste post os procedimentos, pré-requisitos e muitas dicas para se conquistar esse objetivo.

Quer saber como ser um corretor de seguros? Continue a leitura e confira!

O que faz um corretor de seguros?

O corretor de seguros busca o melhor contrato de seguro possível para os seus clientes, como intermediário entre eles e as seguradoras. Dessa forma, esse profissional realiza uma análise de diversos contratos de seguros de maneira imparcial, sugerindo o que oferece melhores condições.

Para exercer essa profissão, é preciso ser uma pessoa comunicativa, que goste de pessoas, que tenha vontade de ajudar os outros, além de ter capacidade de análise para saber qual é o melhor caminho, produto ou alternativa para cada caso.

Como atua o corretor de seguros?

Mulher sentada em uma mesa sentada de frente para dois clientes (um homem e uma mulher)

O corretor de seguros tem o objetivo de pesquisar e negociar as melhores opções de produtos para os segurados. A principal diferença do corretor para outros profissionais que trabalham na área dos seguros é o fato de ele atuar de forma independente das seguradoras. Com isso, ele consegue ser imparcial no momento de recomendar os melhores produtos aos clientes.

Além de conquistar novos clientes e firmar um contrato com eles, ele oferece assistência a esses consumidores enquanto o contrato estiver ativo.

O corretor gerencia a carteira de seguros, fazendo as devidas alterações quando se mostrar necessário. Ele também tem o dever de controlar a emissão dos documentos do contrato, assim como os recibos das indenizações e prêmios.

No caso de ocorrer um sinistro, o corretor de seguros precisa dar assistência aos clientes, além de fazer as avaliações necessárias. A ideia é que todo o procedimento seja o mais rápido possível.

Quais são as vantagens em se tornar um corretor de seguros?

Se existe um segmento cheio de oportunidades e que pode proporcionar equilíbrio financeiro e bem-estar do profissional, é o de seguros. Confira a seguir alguns pontos positivos dessa profissão:

Flexibilidade e autonomia

O corretor de seguros tem a possibilidade de atuar como autônomo, trabalhar para uma seguradora, ou se preferir, abrir a sua própria empresa. Isso faz com que a rotina do profissional possa ser mais flexível e que ele tenha maior autonomia.

Carreira diversificada

No mercado de seguros, existem inúmeras possibilidades de atuação e crescimento, sendo possível investir naquele caminho que mais tem relação com o perfil, interesses e possibilidades de cada um.

Independência financeira

A remuneração é um aspecto atrativo do setor. O rendimento de um corretor de seguros depende de seu desempenho e da qualificação profissional e dos segmentos com os quais trabalha.

Rede de contatos poderosa

Um corretor de seguros tem a chance de conhecer muitas pessoas. Dessa forma, você conseguirá construir uma grande rede de contatos que pode ser útil para ampliar a sua carteira ou mesmo para eventuais mudanças de trajeto dentro da carreira.

Passo passo de como se tornar um corretor de seguros

Após entender melhor como funciona o trabalho de um corretor de seguros, é importante saber como ingressar e se manter no mercado.

Primeiramente, é necessário que o corretor de seguros cumpra com alguns requisitos burocráticos antes de iniciar na profissão, como obter certificação oficial da ENS, inscrição no IBRACOR e escolher entre trabalhar pessoa física ou pessoa jurídica. Veja a seguir!

1. Obtenha Certificação oficial da ENS

A primeira coisa a se fazer para se tornar corretor de seguros é se qualificar por meio do curso oferecido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS). Esta é única instituição reconhecida por formar corretores.

Dê uma olha no site da ENS para saber qual é o curso que mais se encaixa com os tipos de seguros que você deseja vender.

2. Faça inscrição no IBRACOR

O Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado (IBRACOR) exige que o corretor tenha a certificação oficial oferecida pela ENS e Instituição Oficial de Ensino e Certificação.

A documentação requerida pelo IBRACOR é bem parecida com à lista exigida pela SUSEP. A principal diferença é a cobrança de tarifas para o serviço inscrição PJ ou PF. Os valores podem variar de R$400 se for Pessoa Física e R$750 no caso de inscrição para Pessoa Jurídica.

3. Escolha entre as modalidades PF ou PJ

Depois de obter o certificado ENS e receber o registro do IBRACOR, é o momento de começar atuar. Basta escolher entre as modalidades Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Vale destacar que PJ paga menos impostos, além das seguradoras pagarem mais comissão para essa modalidade.

Seguindo esses primeiros passos, é possível dar início a uma carreira profissional promissora. No entanto, para se destacar no mercado, será preciso se manter em permanente atualização e qualificação, além de desenvolver as características necessárias para trilhar um carreira de sucesso.

4. Escolha o produto que será vendido

Depois de conseguir a liberação do registro, é o momento de decidir o tipo de seguro que você irá vender. Vale destacar que todos os produtos podem render bons lucros, portanto, para fazer a sua escolha, procure saber com qual você teria mais afinidade. Entre os mais comuns para os profissionais que estão começando, são:

Estabeleça qual é seu objetivo se baseando nas áreas em que você mais se sentir confortável.

Optar por atuar com várias áreas pode ser bastante perigoso, afinal, o profissional acaba deixando de se especializar, perdendo a chance de se tornar uma referência em uma área específica.

Profissionais especializados saem na frente por ter experiência e conhecimento específico, além de passar mais confiança para o segurado.

5. Faça parcerias com as melhores seguradoras

Não vale a pena fazer parcerias com muitas seguradoras. Indo por esse caminho, certamente você terá muitos produtos disponíveis, porém, dificilmente será especialista em todos.

Dessa forma, o melhor caminho é atuar com os melhores produtos e, assim, passar a dominá-los para vender mais e melhor.

Vale lembrar ainda que o sucesso de uma corretor está totalmente ligado aos seguros que ele disponibiliza em seu portfólio. Portanto, busque fazer as melhores parcerias, aperfeiçoe seus conhecimentos sobre os produtos e invista no crescimento profissional.

Além disso, entenda quais benefícios a seguradora oferece. Por exemplo, na MAG Seguros há vantagens como programa de relacionamento e campanhas de venda.

Como ser um profissional de sucesso?

Agora que você já sabe o que precisa para se tornar um corretor de seguros, entenda como se tornar um profissional de sucesso!

Homem de perfil, sentado em uma mesa de trabalho, usando laptop para entender como se tornar corretor de seguros

Estude o mercado de trabalho

O mercado nunca foi tão dinâmico como atualmente, ainda mais com as mudanças promovidas pela crise sanitária do últimos anos. Novos hábitos e formas de trabalhar mostram a necessidade de se acompanhar essa realidade bem de perto.

Dessa forma, é essencial sempre se manter informado sobre o ramo de seguros, não só em relação às questões técnicas, mas principalmente quando se trata da situação econômica do país e do mercado, especificamente. É necessário que o corretor sempre acompanhe de perto as principais tendências do ramo.

Invista em capacitação

Durante a formação de um corretor de seguros, as rotinas do cotidiano vão possibilitando conhecimentos e apontando maneiras de se conduzir. Entretanto, uma carreira de sucesso demanda mais que as experiências diárias.

Dessa forma, é fundamental investir em aperfeiçoamento e qualificação, especialmente no desenvolvimento de práticas e técnicas de venda e gestão, já que esses temas são indispensáveis e serão muitos utilizados no dia a dia do corretor de seguros.

Nesse sentido, a seguradora que você escolhe para firmar parceria pode ser essencial. Afinal, ela pode oferecer cursos e conteúdos que ajudem na capacitação, como acontece na MAG Seguros, por exemplo.

Além disso, deve ser levado em conta o conhecimento das principais questões que envolvem o meio ambiente e das características sociais, culturais e geográficas da região onde estiver atuando.

A partir disso, você estará bem informado sobre as necessidades de seus clientes e também nas ponderações que devem ser feitas.

Tenha uma boa oratória

Um corretor de seguros atua se comunicando diretamente com a sua clientela. Ter uma boa oratória é crucial para transmitir confiança e segurança e, por isso, essa é uma característica que deve ser desenvolvida, caso já não esteja presente na linguagem do profissional.

Não se trata de construir o perfil de um palestrante, mas de saber como se expressar adequadamente e mostrar clareza nas palavras. Certamente um bom vocabulário usado com precisão faz com que uma simples conversa seja um fator de admiração.

Crie uma boa relação com o cliente

Ser comunicativo é uma excelente forma de atrair clientes, mas é necessário muito mais para manter uma boa relação. Tenha em mente que não adianta nada dialogar com qualidade no momento da venda, se não for demonstrada a mesma eficiência durante a jornada do cliente.

Geralmente, nas negociações comerciais, dificilmente um contrato é concretizado no primeiro encontro. Por isso, é primordial manter a atenção e o foco nas expectativas do consumidor e conduzir o relacionamento de modo que não ocorra um distanciamento.

Isso vale também após a assinatura do contrato. Um corretor de seguros de qualidade deve dar atenção ao cliente e buscar a sua fidelização. Não só aquela pessoa tenderá a se manter com você, como pode fazer indicação do seu trabalho, trazendo novos clientes.

Tenha iniciativa

Um corretor que busca o sucesso não pode ficar parado, esperando os negócios, boas soluções e clientes virem a ele. Na prática, independentemente do segmento, os bons resultados não ocorrem por acaso, mas, sim, do resultado de um trabalho bem executado.

Dessa forma, uma das características mais importantes que o corretor de seguros deve desenvolver é a proatividade. É necessário planejar e criar a própria estratégia de prospecção ou, quando oportuno, seguir as diretrizes e planos traçados pela seguradora.

Para esse fim, é necessário estudar o perfil do seu público-alvo e o mercado, a fim de antecipar as expectativas e necessidades. É aí que está a essência do corretor de seguros proativo.

Construa uma rede de contatos

Construir um rede contatos é fundamental para iniciar a jornada profissional de maneira mais segura. Na prática, é imprescindível para o desenvolvimento de uma carreira bem sucedida, já que garante um melhor direcionamento.

Além disso, com o tempo, uma carteira de clientes consolidada é capaz de oferecer mais segurança e mostrar para novos clientes que profissionais competentes e sérios confiam no seu trabalho. Ou seja, são referências que fazem total diferença nos primeiros contatos.

Entenda suas principais competências como corretor

É impossível se destacar em uma vasta lista de habilidades importantes para uma profissão. Normalmente, as pessoas são mais fortes em alguns aspectos. Além daquelas já citadas até agora, veja outras competências que servem muito bem ao corretor de seguros e que são desejáveis, em maior ou menor grau:

  • inteligência emocional;
  • habilidade para lidar com novas tecnologias e dados;
  • disciplina e organização;
  • capacidade de desenvolver empatia;
  • objetividade e entusiasmo;
  • intimidade com técnicas de negociação;
  • visão de mercado.

Invista em marketing pessoal

Ao se conhecer melhor e saber quais são suas características de destaque, é possível construir um bom marketing pessoal.

Para isso, é importante entender quais objetivos deseja alcançar, o propósito de vida e a missão. Da mesma maneira, você pode atuar no desenvolvimento de uma marca pessoal e criar perfis sólidos em sites com foco no campo profissional, sendo o LinkedIn um bom exemplo.

Outro aspecto importante que você pode desenvolver são as habilidades de comunicação. Uma ótima dica é apostar no storytelling (histórias contadas com o intuito de se conectar ao cliente de maneira profunda), para então, conquistar mais consumidores por meio de uma narrativa persuasiva.

Vale ressaltar, ainda, que certas competências, como a conduta ética e a iniciativa, são primordiais para a construção de uma boa imagem e sempre devem ser ressaltadas.

Construa credibilidade

Depois de conquistar os primeiros clientes, é necessário garantir a confiança, e então, manter sua credibilidade com eles. Dessa forma, é importante estar sempre de olho nas tendências do mercado, se mostrar um profissional presente, para, assim, conseguir oferecer sempre as melhores soluções.

Tenha o hábito de manter o contato com os clientes, mesmo no caso de não haver situações específicas, como a obtenção de indenização e sinistros. Além disso, procure sempre demonstrar, nas conversas com os clientes, domínio e conhecimento sobre o mercado de seguros.

Faça networking

Ampliar o networking sempre será uma ótima estratégia. São inúmeros eventos, treinamentos, convenções e webinars para interagir com profissionais que atuam na área de seguros. Dessa forma, é possível trocar experiências e ter novos pontos de vista sobre o mercado.

O networking é basicamente uma rede de pessoas com que você mantém contato para tratar de determinado assunto. Em relação à área de seguros, quanto mais pessoas engajadas você obtiver, maior será a sua rede de apoio. Portanto, aposte no networking como uma ferramenta de trabalho.

Por fim, saiba que todos esses passos sobre como ingressar na carreira de corretor de seguros ajudarão você a alavancar as oportunidades e chances de alcançar o sucesso na profissão.

Depois de estudar esses pontos e ser familiarizar com os princípios, valores e conceitos que mencionamos, faltará apenas colocá-los em prática.

Gostou deste conteúdo? Então, venha ser um corretor MAG Seguros agora mesmo clicando aqui!