Você é corretor de seguros ou, entre as metas para a carreira, pretende iniciar na profissão? Quem trabalha nessa área, além de entender sobre seguros, precisa também saber exatamente como funciona um processo de vendas. Ao dominar cada etapa, o corretor pode aumentar as chances de concretizar um negócio.
Para ajudar você nessa missão, neste post, vamos contar o que é um processo de vendas, como estruturá-lo de forma eficiente e muito mais! Para saber tudo, é só continuar a leitura.
O que é o processo de vendas?
Muitas pessoas pensam que o processo de vendas se inicia e acaba no momento da negociação. Entretanto, ele começa muito antes dessa etapa. É necessário seguir um passo a passo amplo, que se instaura antes mesmo de conhecer o cliente.
Assim, podemos dizer que o processo de vendas nada mais é do que um modelo a ser seguido, composto por diversas etapas. Elas variam conforme o tipo de produto e o perfil de cada cliente e vendedor. Por isso, é importante que cada um crie o seu próprio processo de vendas.
Como estruturar um processo de vendas?
Você já entendeu que é importante criar o seu próprio processo de vendas de seguros. Para ajudar, a seguir, vamos mostrar uma estrutura que pode ser utilizada pelos corretores de seguros.
Lembrando que você pode modificá-la conforme o seu nicho de mercado, as dificuldades e as preferências do seu público. Confira!
- prospecção de potenciais clientes: o primeiro passo é encontrar potenciais clientes. Para tanto, é necessário escolher as estratégias para atingir esse objetivo;
- qualificação: a próxima ação é qualificar os clientes prospectados, ou seja, verificar quais se encaixam com o perfil de seguros que você comercializa;
- apresentação: depois de encontrar o nicho de clientes, deve-se pensar na apresentação dos seguros a serem ofertados;
- negociação: o próximo passo é pensar em estratégias de negociação para conseguir chegar a um resultado bom para todas as partes;
- fechamento: com a negociação concluída, a próxima etapa é o fechamento do negócio. Nesse momento, deve-se fazer todos os trâmites burocráticos e detalhar para o cliente o que ele está adquirindo;
- pós-venda: por fim, a última etapa é o pós-venda. Nesse momento, o corretor deve entrar em contato para verificar se tudo saiu conforme o esperado, se há alguma dúvida etc. Essa é a hora de criar vínculo para futuras indicações e vendas.
Que ações são capazes de otimizar esse processo?
No caso da venda de seguros, o corretor pode focar um pouco mais as partes que envolvem o contato com o cliente. Isso porque esse estágio do processo de vendas é essencial para acertar no oferecimento dos serviços e converter a venda.
Ao focar essas ações, é possível que o corretor tenha maior produtividade, alcançando resultados mais positivos em um tempo menor. Em uma profissão autônoma, isso é muito importante, já que, quanto melhor aproveitado o tempo, ou seja, quanto mais vendas convertidas em um período, melhor.
De que maneira a MAG seguros pode ajudar?
Para conseguir mais clientes, é muito importante escolher uma empresa parceira de qualidade, como a MAG Seguros. Além de um portfólio com produtos de qualidade, a empresa disponibiliza mais de 500 horas de treinamento e capacitação para os corretores parceiros.
A MAG Seguros também ajuda os corretores com subsídios importantes para o desempenho da profissão, como a aquisição de celular, notebook e tablet, plano de saúde e auxílio para estudos.
Aprender o processo de vendas é fundamental para quem deseja trabalhar como corretor de seguros. Afinal, dominar cada uma das etapas eleva a probabilidade de fechamento de negócios.
Poder contar com uma empresa parceira com ótima posição no mercado também é um grande diferencial para ter sucesso na carreira.
E então, gostou de aprender um pouco mais sobre o processo de vendas? Agora que você já sabe como estruturá-lo, que tal começar a implementar as nossas dicas?
Não se esqueça de trabalhar com a melhor empresa! Entre em contato com a MAG seguros e seja um corretor parceiro para ter todo o suporte necessário nessa carreira!