Cartão de crédito consignado: o que é? | Mongeral Aegon
Publicado em: 09/06/20176 minsÚltima modificação em: 10/10/2022

Educação Financeira

Cartão de crédito consignado: o que é?

Você costuma usar o dinheiro de plástico? É assim que muitos conhecem o cartão de crédito, um dos meios mais […]

Você costuma usar o dinheiro de plástico? É assim que muitos conhecem o cartão de crédito, um dos meios mais utilizados no Brasil e no mundo para realizar transações financeiras com praticidade e segurança.

A conveniência de fazer uma compra e começar a pagar só depois de 30 dias, além de não precisar andar por aí com grandes quantias de dinheiro, fazem do cartão um ótimo aliado para o dia a dia.

Mas, o que nem todo mundo sabe é que além das opções tradicionais já conhecidas, crédito e débito, existe uma alternativa que pode ser interessante: o cartão de crédito consignado.

Veja como o cartão consignado funciona e entenda quando ele pode ser uma boa opção para as suas compras.

O que é cartão de crédito consignado?

Pode parecer estranho à primeira vista, mas o fato é que não existe mistério com o cartão de crédito consignado. Aliás, a proposta é bem similar ao modelo com que já estamos acostumados.

Ele possui as mesmas funções de qualquer cartão tradicional, no qual é possível fazer compras parceladas em todo tipo de estabelecimento, pagar contas e até realizar saques.

Assim como em todo cartão, você recebe da operadora um limite de crédito para gastar e parcelar suas compras, com o vencimento na mesma data de cada mês.

Um aspecto importante sobre o valor gasto com o cartão consignado é que ele está vinculado à folha de pagamento.

Dessa forma, se o pagamento da fatura não for feito até a data do vencimento, o valor é descontado diretamente dessa folha.

Cartão consignado é o mesmo que empréstimo consignado?

Por conta do nome parecido e do fato de ambos estarem diretamente ligados à folha de pagamento, é normal pensar que cartão e empréstimo consignado são a mesma coisa.

Mas, podemos dizer que as semelhanças entre os dois param por aí, visto que a operação deles é diferente.

Enquanto no empréstimo consignado o valor é depositado integralmente na conta da pessoa e o pagamento é parcelado, ao usar o cartão consignado você recebe apenas o crédito disponível para realizar as transações que precisar.

Além disso, o pagamento não é feito em cima do limite do cartão, e sim sobre o valor gasto durante o mês. Por exemplo, se o seu limite for de R$1,000,00 e você gastar apenas R$250,00 no mês, terá de pagar o valor menor.

Isso significa que o empréstimo consignado possui uma taxa de juros menor, e o cartão deixa uma parcela menor do salário em jogo.

Cartão consignado x cartão tradicional

Você já sabe como funciona o cartão consignado, e nem é preciso dizer que conhece bem o funcionamento do cartão de crédito tradicional. Mas, diante disso, fica a dúvida: qual dos dois é melhor?

A resposta é que depende muito das suas circunstâncias e de como pretende usar o cartão. Por exemplo, por estar vinculado à sua folha de pagamento, o cartão consignado elimina o risco de não pagar o valor total da fatura.

Além disso, os juros de parcelamento geralmente são bem menores que os do cartão tradicional, fazendo dele uma alternativa atraente.

Por outro lado, essa opção é menos flexível que o cartão tradicional, ou seja, se tiver um imprevisto que impeça o pagamento da fatura integral, esse montante sairá do seu salário de qualquer jeito.

Por isso, vale a pena pensar no seu perfil como consumidor e qual deve ser a prioridade na hora de escolher entre as duas opções.

O que é preciso para ter um cartão de crédito consignado?

Pelo fato de estar ligado a uma folha de pagamento que garante a quitação da fatura no vencimento, há certos requisitos que precisam ser atendidos por quem deseja usar um cartão de crédito consignado.

Os requisitos são bem simples, só é preciso ter uma fonte de renda registrada que possa se conveniar ao banco e concretizar a operação. Basicamente, quem pode fazer uso do cartão consignado são:

  • pessoas que trabalham com carteira assinada;
  • aposentados ou pensionistas do INSS;
  • servidores públicos, quer sejam municipais, estaduais ou federais;
  • servidores das forças armadas.

Se você se encaixa em qualquer uma dessas situações, o cartão de crédito consignado pode ser uma boa opção em meio a tantas formas de conseguir crédito a juros baixos.

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito consignado

Como qualquer outra forma de pagamento disponível, é óbvio que o cartão de crédito consignado tem vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em conta antes da aquisição.

A primeira vantagem é que o cartão consignado é aceito na maioria dos estabelecimentos, dependendo apenas da bandeira, assim como um cartão convencional.

Além disso, conforme já dito, as taxas de juros são menores e você ainda pode participar em promoções promovidas pela operadora do cartão.

Por último, um dos principais motivos de queixa por parte dos consumidores, a famosa anuidade, não existe para esse tipo de cartão, assim como a taxa de manutenção.

Até mesmo quem está com o nome negativado pode solicitar um cartão de crédito consignado, já que por estar atrelado a uma folha de pagamento, ele não exige consulta em órgãos como SPC e Serasa.

Mas, quais as desvantagens do cartão consignado? Quando comparado ao empréstimo consignado, as taxas de juros ainda são mais altas.

Outro fator que deve ser considerado bem é o fato de que parte do seu salário estará potencialmente comprometida, então é preciso fazer um bom planejamento antes de pedir um cartão consignado.

Vale a pena usar um cartão de crédito consignado?

Diante de todas as vantagens que o cartão de crédito consignado apresenta, fica claro que vale a pena usá-lo.

Você poderá realizar todas as operações que necessita pagando juros menores, zero de anuidade e com os mesmos benefícios de quem possui um cartão tradicional.

é preciso fazer um bom planejamento financeiro para não comprometer a parte do salário que vai ser usada para pagar a fatura e se complicar depois, chegando ao ponto de precisar fazer outros tipos de empréstimo.

O cartão de crédito consignado pode ser uma boa opção para realizar suas compras, pois oferece a comodidade já conhecida dos cartões e se mostra superior a um empréstimo ou mesmo ao cheque especial. Só não se esqueça de fazer um bom planejamento financeiro para não comprometer demais o salário.

Gostou de aprender mais sobre como funciona o cartão de crédito consignado? Clique aqui embaixo e assine a nossa newsletter, tem muito mais conteúdo esperando por você!

Gostou do conteúdo? Compartilhe: