Investimentos dos ricos: saiba onde eles aplicam dinheiro
Publicado em: 13/12/20186 minsÚltima modificação em: 07/10/2022

Educação Financeira

Investimentos dos ricos: saiba onde eles aplicam dinheiro

Poucas as pessoas que sabem como conquistar, conservar e multiplicar riqueza. Mais do que isso, essa pequena parte da população […]

Poucas as pessoas que sabem como conquistar, conservar e multiplicar riqueza. Mais do que isso, essa pequena parte da população costuma ter uma visão diferente da maioria em relação à educação financeira. Então, vamos ver como são os investimentos dos ricos.

Todo mundo quer saber quais são os investimentos dos ricos e como essas pessoas fazem para valorizar cada vez mais seu dinheiro.

Pensando nisso, trouxemos para este conteúdo alguns dos hábitos de aplicações daqueles que já conseguiram a independência financeira para algumas gerações da família. Confira!

Investimentos dos ricos

Qual a importância dos investimentos?

Investimentos dos ricos

As definições de riqueza variam de uma pessoa para a outra. Porém, é do senso comum que rico é aquele que consegue viver da renda dos seus investimentos, mantendo o padrão de vida que escolheu para si sem esgotar seu patrimônio.

Entenda desde já: para ver seu patrimônio crescer, é preciso muito mais que economizar, poupar e, quem sabe, ter um negócio rentável. Um dos maiores segredos das pessoas ricas é investir o dinheiro para que ele trabalhe a seu favor, multiplicando-se.

Investir seus recursos é o primeiro passo para organizar as finanças, aumentar suas chances de realizar sonhos e maximizar as possibilidades de rentabilidade. Tomar essa ação na sua vida financeira significa colocar o dinheiro para trabalhar para você, garantindo ganhos acima da inflação e valorizando seu patrimônio.

Quais as principais vantagens?

São muitos os benefícios que os investimentos podem trazer para seu orçamento financeiro. Confira a seguir alguns dos principais!

Garantia de um futuro mais tranquilo

Em meio a tantas mudanças nos cenários político e econômico, é cada vez mais evidente que o cidadão precisa buscar maneiras de garantir uma aposentadoria mais tranquila. Investir bem seu dinheiro pode garantir um futuro financeiro livre de surpresas desagradáveis e de acordo com seu padrão de vida.

Segurança, flexibilidade e rendimento

Você deve estar cansado de saber que a poupança não faz milagres pelo seu dinheiro, não é mesmo? Por mais que ter uma reserva financeira para eventuais emergências seja uma boa ideia, essa alternativa não é capaz de oferecer bons rendimentos ou oportunidades de crescimento de patrimônio.

Já os investimentos em outras opções, como títulos públicos, ações, CDBs, entre outros, podem oferecer a suas reservas muito mais segurança, além de mais flexibilidade de acordo com seus objetivos e, claro, maior rendimento.

Economia de dinheiro com supérfluos

Ao investir seu capital, você passa a ter objetivos de vida, sejam de curto, médio ou longo prazo. Com esses ideais traçados, você naturalmente começa a repensar seus gastos diários e a evitar despesas que podem afastá-lo de suas metas.

No fim das contas, portanto, você acaba desenvolvendo mais disciplina financeira e uma visão estratégica sobre seus planos e suas aquisições.

Independência e autonomia financeira

Investir também é uma forma de adquirir autonomia e independência financeira. Pode acreditar: muitas pessoas conseguem viver tranquilamente apenas com os rendimentos de suas aplicações, sem ter que se preocupar com outras fontes de renda.

Essa vantagem permite que você dedique seu tempo e seus esforços a tarefas de que realmente gosta, que sente que podem fazer a diferença. Isso porque não há mais aquela obrigação de trabalhar somente para ter um salário no fim do mês.

seguro ideal

Mas quais são os investimentos dos ricos?

As opções mais escolhidas pelas pessoas ricas exigem bastante estudo, conhecimento e atualização constante de mercado. Mas nenhuma dessas características o impede de começar a investir, viu? Confira!

Investimentos dos ricos

Ações

As pessoas ricas normalmente têm muita disposição e capacidade para investir em ações. Mesmo podendo aplicar suas reservas em investimentos menos arriscados, elas costumam direcionar uma boa quantia da sua carteira para aproveitar as altas oportunidades do mercado e turbinar seu retorno de longo prazo.

É bastante comum entre os milionários que boa parte da sua fortuna esteja aplicada em títulos de renda fixa ou opções mais conservadoras, enquanto o restante vai para fundos de ações ou contas em corretoras de valores.

Private equity

Muitos milionários viram sua riqueza aumentar ainda mais ao aplicarem em private equity. Nessa aplicação, o comprador adquire uma fatia importante de alguma empresa que acredita que vai despontar no mercado.

Por um lado, esses fundos costumam oferecer retornos bastante elevados. Por outro, o risco do investimento dar errado também pode ser bastante alto. Entretanto, não são poucas as pessoas que ficam ainda mais ricas ao apostarem em companhias certeiras com essa opção de mercado.

Mercado futuro

Nessa alternativa, o investidor não paga nem recebe pelo que está comprando ou vendendo. Na verdade, ele paga ou recebe pelos lucros ou prejuízos que obtiver. Isso significa que, para investir em moedas (euro, dólar), índices (Bovespa, S&P 500) ou commodities (gado, milho, café), não é preciso dinheiro propriamente dito, mas apenas uma margem de garantia.

Essa margem indica que o comprador é capaz de honrar com possíveis prejuízos, permitindo assim a movimentação de grandes quantias sem que seja necessário alocar dinheiro nisso, tampouco pagar juros. Sendo assim, o investidor pode aplicar sua reserva em outros investimentos, como em renda fixa, ao mesmo tempo em que aposta no mercado futuro.

Seguros

Com todo o trabalho para formar contas parrudas, os ricos também precisam de segurança extra. É por isso que eles contam com seguros para se blindar contra imprevistos e garantir o bem-estar da família.

Pense bem: nenhum provedor está livre de eventualidades que possam afastá-lo ou impedi-lo de sustentar seus dependentes. E os ricos sabem muito bem disso. Por isso, não apostam contra o incerto. Aí entram os seguros como partes de seu planejamento financeiro, pensando em proporcionar os recursos necessários em caso de falta.

Como você viu, os investimentos dos ricos não são coisas de outro mundo, mas sim frutos de muito estudo e estratégia, sempre com a intensão de cuidar do patrimônio. Por mais que a estrada para chegar aonde essas pessoas chegaram pareça longa, lembre-se sempre de que ela começa com o primeiro passo.

Uma decisão consciente hoje pode mudar sua vida financeira para sempre. Por isso, avalie suas prioridades, estude as opções mais condizentes com sua realidade e comece já a colocar essas dicas em prática!

E você, já se sente preparado para entender mais sobre o assunto? Então entre em contato com nossos especialistas e veja como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos!

materiais educativos

Gostou do conteúdo? Compartilhe: