Como pagar as contas e conquistar a independência
Publicado em: 10/08/20163 minsÚltima modificação em: 27/12/2022

Educação Financeira

5 lições de como pagar as contas e conquistar sua independência financeira

Virou o mês, a fatura do cartão de crédito e já bate aquele desespero, né? Sobra mês e falta sempre […]

Virou o mês, a fatura do cartão de crédito e já bate aquele desespero, né? Sobra mês e falta sempre salário, não? ‘Você está fazendo isso errado’. A culpa não é sua. Mesmo se não foi educado para lidar com seu dinheiro, pagar suas contas e, muito menos, conquistar sua independência financeira.

Está disposto? Então veja aqui minhas 5 lições de como pagar as contas para ficar mais tranquilo e fazer as pazes com o seu bolso.

Lição 1 – Você sabe quanto ganha e quanto gasta?

Tem coisas que a gente deve simplesmente aceitar, confie, dói menos. Se você está começando sua carreira, com certeza não ganha rios de dinheiro: tem que se ajustar a sua realidade e não sair gastando mais do que pode. Se você não ganha como seus pais, não vai ter a mesma qualidade de vida que eles têm. Até porque eles já tiveram mais tempo para acumular bens e dinheiro. Então, aceita a sua realidade e não saia gastando demais.

Preste atenção a quanto ganha e quanto é mordido por impostos, para saber qual é o seu ganho líquido. Depois disso fique ligado em quanto perde com despesas fixas, um curso, contas da casa, se você já paga alguma.

 

planilha de orçamento pessoal

 

Lição 2 – Faça uma lista do que você quer

Assim você vai conseguir juntar dinheiro para realizar o que quer, mas lembre-se que isso sempre requer um sacrifício. Cada escolha uma renúncia. Desapega de querer tudo, afinal, você tem que pensar em como pagar as contas do mês, certo?

Lição 3 – Estabeleça objetivos para conquistá-los

A cada fase de um jogo, seus objetivos ficam mais complexos e você valoriza mais quando chega à última fase. Assim é o planejamento de curto, médio e longo prazo. Precisa de disciplina, mas quando você chega lá o gostinho é bom demais. Estabeleça metas para curto prazo (até 2 anos), médio prazo (até 10 anos) e longo prazo (mais de 10).

Lição 4 – Conhecimento nunca é demais

Aprenda sobre educação financeira e busque informações sobre investimentos. Ficar por dentro dos conceitos só vai fazer com que você se tome conta do seu orçamento e lide melhor com o seu dinheiro.

Lição 5 – Use alguma forma de controle e tenha paciência

Use e abuse de uma planilha ou um aplicativo para gerenciar suas finanças. Vai levar um certo tempo na primeira vez que fizer isso, mas depois vai ficar facinho, facinho. Com ela, você vai saber quanto pode usar e quanto deve poupar do seu salário. A primeira etapa é colocar sua receita (salário, mesada, bolsa), tudo o que você recebe.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe: