Publicado em: 13/10/20236 minsÚltima modificação em: 07/10/2023

Educação Financeira

Tesouro Direto Educa+: como funciona e quando investir?

Pensar no futuro dos filhos desde já é fundamental para garantir mais tranquilidade e segurança financeira. Por exemplo, com o […]

Tesouro Direto Educa+: como funciona e quando investir?

Pensar no futuro dos filhos desde já é fundamental para garantir mais tranquilidade e segurança financeira. Por exemplo, com o Tesouro Educa+ você poupa valores para pagar a universidade deles. Ao mesmo tempo, o dinheiro obtém um ótimo rendimento e não perde valor.

Para aproveitar essa oportunidade, é preciso entender como o programa funciona e quais são os passos para começar a fazer aportes. Por isso, preparamos um conteúdo especial com todas as informações sobre o Tesouro Educa+ do Tesouro Direto.

O que é o Tesouro Educa+?

O Tesouro Educa+ é um título público do Tesouro Direto. Esse investimento é destinado para pais que se preocupam com a educação de seus filhos. Por isso, oferece a possibilidade de aplicar um valor mensal para custear o processo de aprendizado.

Ele serve como uma poupança com o intuito de melhorar a educação dos jovens. Há diversas opções de destinação para o valor aplicado, como o pagamento da faculdade, das despesas de intercâmbio e até para quitar as despesas de moradia durante o período de estudo.

Dada a destinação desse valor, é possível elevar o número de jovens cursando o nível superior de ensino. Além de melhorar o planejamento e a segurança financeira familiar. Portanto, vale a pena analisar essa alternativa.

Como funciona o Tesouro Educa+?

Agora que você já sabe o que é e qual o objetivo desse título público, vale entender como ele funciona na prática. Nesse sentido, o Tesouro Educa+ tem o período de acumulação, no qual você fará aportes para ter o seu dinheiro rendendo.

São diversas alternativas de rendimento que vão variar de acordo com o tempo de aplicação, que é de 5 anos. No entanto, você pode escolher as datas de conversão na hora de iniciar os seus aportes mensais.

Nesses períodos, começam os envios do valor para quitar os pagamentos relacionados à educação dos seus filhos e varia conforme o total acumulado ao longo do prazo de aplicação.

Quais são os benefícios?

Tesouro Direto Educa+: como funciona e quando investir?

Investir no Tesouro Educa+ gera diversos benefícios para você e para a sua família, que usufrui de maior segurança financeira e um planejamento adequado para evitar qualquer tipo de imprevisto. Confira mais sobre as vantagens a seguir.

Variedade de alternativas

Esse tipo de Tesouro conta com diversas opções de prazos de vencimento que podem ser escolhidos conforme a necessidade e idade do seu filho. Com tal possibilidade, iniciar os investimentos focando no futuro dele fica mais simples e fácil.

Custo acessível

Outro aspecto importante desse investimento se refere aos baixos valores de aportes mensais. Além de exigir um montante acessível, essa modalidade não requer taxa de corretagem ou desempenho. Já a taxa de custódia pode chegar a 0%. Sendo assim, torna-se uma aplicação mais rentável, acessível e fácil de manter no longo prazo.

Liquidez

A liquidez, ou seja, a capacidade de converter o ativo em dinheiro, é uma das características mais importantes para se observar antes de investir. Nesse caso, o Tesouro Educa+ permite que você venda seu título após 60 dias da aquisição.

A comercialização é feita conforme a marcação do mercado. Contudo, permite toda liberdade, caso seja necessário liquidar sua posição.

Remuneração

A rentabilidade de um ativo mede a sua capacidade de gerar valor para o titular. Dentro desse conceito, é importante que a remuneração do ativo seja capaz de superar a inflação — pois ela indica a perda do poder de compra em um determinado período.

No Tesouro Educa+ você tem acesso a um ativo que protege o seu dinheiro da inflação e oferece um ganho real superior à poupança. 

Segurança

Existem alguns ativos que envolvem um alto grau de risco. Ou seja, há a possibilidade que seu credor não honre com o que foi acordado na hora do investimento.

Já os ativos do Tesouro apresentam toda a segurança que um título público pode oferecer. Eles, inclusive, representam um ponto de referência entre os investimentos mais seguros do mercado.

Planejamento

A educação é um dos principais pilares para a formação dos filhos. Por isso, vale a pena investir mensalmente na hora de construir um futuro ainda mais planejado.

Esse cuidado pode representar para seus filhos o acesso ao ensino superior, cursos de especialização e oportunidades profissionais únicas.

Facilidade

Ao contar com o suporte de especialistas e de uma boa empresa de investimento, você consegue fazer os aportes de maneira simplificada.

Essa alternativa evita perder tempo e garante um futuro melhor para quem mais ama com a escolha do título mais apropriado para a sua realidade.

Como começar a investir no Tesouro Educa+?

Agora que você já sabe quais são as vantagens do Tesouro Educa+, que tal descobrir como começar a fazer os aportes? Existem algumas etapas que devem ser seguidas nesse processo, como:

  • considere a idade do seu filho e estime o período que ele vai começar a faculdade;
  • faça as contas de quanto será preciso mensalmente para custear a graduação dele;
  • defina o investimento inicial que você vai fazer.

A partir desses pontos, você consegue escolher a opção mais adequada, além de compreender o rendimento anual e o valor mensal de aporte. Lembre-se de que, quanto antes começar esse investimento, menor será o montante aportado no mês e maiores serão os rendimentos.

Além disso, você pode fazer a simulação do investimento no site do Tesouro Educa+. A partir desse passo, você compreende a rentabilidade, quando vai começar a receber os valores para custear a educação de seu filho, o valor de aporte mensal sugerido e muitas outras informações.

Entendeu como o Tesouro Educa+ pode ajudar a garantir o futuro dos seus filhos e facilitar o seu planejamento financeiro? Ao optar por esse ativo, fica mais simples manter a disciplina a fim de garantir uma educação de qualidade. Vale, ainda, aprender sobre outros investimentos que vão te ajudar em seu plano financeiro.

Falando nisso, quer saber como planejar a sua aposentadoria? Então, entenda como funciona o rendimento da previdência privada agora mesmo!

Gostou do conteúdo? Compartilhe: