Para quem deseja economizar no material escolar, esse é o artigo certo. Para começar, o ano letivo em grande estilo os filhos querem sempre novas mochilas, estojos melhores e as lapiseiras mais modernas. Os pais, no entanto, sabem onde as contas apertam e querem economizar nos gastos, principalmente em um mês marcado por pagamento de impostos como o IPTU e o IPVA.
Os preços dos itens escolares vêm subindo tanto que em 2014 foi criada PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 24 que prevê a isenção de impostos sob os artigos escolares, como caneta, papel, lápis de cor e outros, assim como acontece com o material didático.
Por isso, antes de ir às compras fique atento a alguns detalhes e use as nossas dicas para economizar.
Conheça seus direitos
A escola não pode cobrar dos alunos, na lista de materiais, a compra de itens de uso comum da instituição como papel higiênico ou copos plásticos. O Procon alerta que esse tipo de custo já precisa estar previsto na mensalidade paga.
O órgão também adverte que a instituição de ensino não pode exigir determinada marca de produto, o que fere o direito de escolha do consumidor, bem como não pode determinar que o material seja adquirido na própria escola ou em loja específica.
“Em caso de alguma violação, os pais devem reclamar primeiro na escola, para que ela faça uma adequação dessa lista. Se o colégio não cumprir aí sim, os pais devem fazer denuncias no Procon, esclarece Renan Ferraciolli, assessor do Procon.
Verifique o que pode ser reaproveitado
A primeira forma de economizar no material escolar é verificar quais artigos do ano anterior ainda estão em bom estado e que, portanto, podem ser reaproveitados. Refaça a lista e compre apenas o que for realmente necessário.
Não leve as crianças
Se possível não leve os filhos no momento das compras, pois eles vão à procura dos produtos mais modernos, enquanto os pais querem o melhor preço.
Compare preços
Pesquisar é fundamental na hora de comprar o material. Se o objetivo é economizar, não adquira tudo em uma mesma loja pela comodidade. Procure em diferentes papelarias, depósitos e lojas de departamentos
Junte-se com outros pais
Outra dica que pode render uma boa economia é juntar as listas com outros pais que estão na mesma situação. Alguns estabelecimentos dão bons descontos para compras de maiores quantidades.
Prefira o pagamento à vista
O pagamento à vista também pode significar uma redução no preço. Para aliviar o bolso, também é indicado avaliar se é necessário comprar tudo de uma única vez, pois muitas vezes as escolas solicitam itens que só serão utilizados no segundo semestre.
É possível sim economizar no material escolar. Então, não tenha medo de barganhar e boas compras!