01/11/20236 min

Cidades

Conheça os países mais seguros do mundo

Países mais seguros do mundo: confira o nosso artigo completo e conheça os principais!

países mais seguros do mundo mag

Os países mais seguros do mundo são caracterizados por fatores como baixa criminalidade e estabilidade política. Quando o lugar tem um bom equilíbrio social, ele passa a ser requisitado não só por turistas, mas também por pessoas que desejam morar por lá.

Neste artigo, vamos apresentar uma relação dos melhores países para morar. Veja, também, algumas atrações turísticas, caso esteja planejando suas férias, além de estabelecer paralelos com a história em alguns momentos.

Como é calculado o índice de segurança dos países mais seguros do mundo?

O GPI, ou Índice Global de Segurança, combina tanto indicadores qualitativos quanto quantitativos. No primeiro grupo, são analisadas circunstâncias como:

  • conflitos internos — avalia a presença de lutas armadas, insurgências e distúrbios civis;
  • grau de militarização — considera a quantidade de pessoas em alguma das forças armadas, além dos gastos militares em relação ao tamanho da população;
  • estabilidade política — analisa a eficácia das instituições, bem como a governança e participação dos cidadãos;
  • direitos humanos — avalia aspectos ligados à liberdade de expressão, de imprensa e direitos civis.

Sobre os indicadores quantitativos, eles podem ser:

  • taxa de homicídios — mede o número de pessoas assassinadas por 100 mil habitantes;
  • gastos militares — também pode ser considerado um indicador quantitativo, tendo em vista os gastos com defesa em relação ao PIB do país;
  • nível de violência — consiste no número de roubos, agressões e crimes violentos em um país;
  • gastos com justiça — examina os recursos dedicados ao sistema judiciário e aplicação da lei.

Quais são os países mais seguros do mundo?

Antes de falarmos sobre cada país, é preciso explicar que a pontuação do IGP é do tipo quanto menor, melhor. Em outras palavras, quanto mais baixa é a pontuação, significa que o lugar performou bem nos indicadores qualitativos e quantitativos citados há pouco. Entendido isso, conheça os melhores países em termos de segurança!

Islândia

Não é à toa que vamos começar esta lista com a Islândia, já que o país europeu foi considerado o mais seguro do mundo na última atualização do ranking, estando nessa posição desde 2008. Por conta disso, é um destino muito procurado pelos turistas, tendo em vista atrações da natureza como a aurora boreal.

Nova Zelândia

No ranking de países mais seguros do mundo também está a Nova Zelândia, que fica na Oceania. Um dos pontos que fez o país se manter bem posicionado é o esforço em medidas para reduzir os índices de terrorismo, sendo um destino muito interessante em termos de história, arquitetura e cultura.

Se você gosta de fazer trilhas, por exemplo, a Nova Zelândia é um ótimo lugar, sabia? Lá existem trilhas com níveis variados de dificuldade. As principais cidades procuradas pelos turistas são a capital Auckland e Wellington.

Dinamarca

A Dinamarca também tem uma boa colocação no ranking dos países mais seguros do mundo. Além de contar com diversas atrações, como o castelo de Kronborg, que inspirou a obra de Shakespeare, Hamlet.

Inclusive, você já ouviu falar da empresa Lego, não é mesmo? A companhia é de origem dinamarquesa, de modo que lá existe um parque temático chamado Legoland. Caso tenha se divertido muito na infância brincando de encaixar blocos, vale muito a pena conferir essa atração.

países mais seguros do mundo mag

Áustria

No passado, a Áustria sofreu bastante em decorrência da guerra. Mas, atualmente, o país teve sua posição melhorada no ranking de países mais seguros do mundo. A natureza lá é exuberante, principalmente na primavera, que é quando se pode presenciar os campos verdes cheios de flores.

A Áustria também apresenta boas opções de gastronomia. Uma das principais cidades para fazer uma viagem é a capital Viena. Palácios imperiais e museus são algumas das atrações que podem ser vistas, bem como diversos elementos artísticos.

Portugal

O país que colonizou o Brasil nos anos de 1500 também é considerado um excelente país para conhecer ou morar. Uma prova disso é que existe uma grande procura de brasileiros, que desejam obter a dupla cidadania ou até a dupla nacionalidade.

De fato, Portugal tem muita história para contar. Igrejas, castelos, palácios e construções medievais são algumas atrações que podem ser presenciadas pelos turistas que visitarem o país.

Lisboa, a capital, é uma cidade que precisou ser praticamente reconstruída no século 18, após sofrer um tsunami e um terremoto de grandes proporções. A cidade do Porto é outro excelente destino turístico de Portugal.

Japão

Ainda que a guerra tenha trazido marcas profundas ao Japão, hoje o país é muito procurado pelos turistas. Assim como em Portugal, foram necessários esforços em prol da reconstrução das cidades destruídas pela bomba atômica. Tóquio, a capital, é um destino conhecido pela gastronomia e os prédios, bem como lugares bastante animados à noite.

Suíça

Além de não ter uma criminalidade alta, a Suíça é um país com grande estabilidade política. Como listado no início, estes são alguns indicadores usados no cálculo do IGP.

Se você gosta de conhecer igrejas antigas e museus, a Suíça é um ótimo lugar, além do famoso lago Lucerna, que fica na cidade de mesmo nome.

Como se planejar para conhecer esses países?

Agora que já apresentamos as atrações de cada país, qual ou quais te interessam mais? Em relação à questão financeira, vale destacar que, além das passagens, hospedagem, alimentação e passeios, é importante também guardar aquele dinheiro a mais para possíveis emergências. Afinal, é melhor ter e não precisar do que não ter e precisar.

Considere ainda a possibilidade de adquirir um seguro de vida, porque eventualidades podem acontecer, como doenças ou acidentes. Então, com a cobertura garantida, a segurança financeira permanece, já que não será necessário gastar mais do que estava nos planos, nem tirar uma parte do valor destinado à viagem.

Os países mais seguros do mundo são excelentes destinos turísticos, concorda? Com uma criminalidade baixa e estabilidade social, são lugares que valem a pena visitar ou até morar, como Portugal.

Gostou do conteúdo? Aproveite e baixe agora mesmo o nosso Manual de Planejamento Financeiro por Pati Lages, conferindo um passo a passo da especialista!

Gostou do conteúdo? Compartilhe: