Público LGBT é mais preparado financeiramente para o futuro
Publicado em: 22/02/20182 minsÚltima modificação em: 08/09/2025

Financeira

Público LGBT no Brasil está mais preparado financeiramente para o futuro do que heterossexuais

Segundo pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, público LGBT está mais preparado financeiramente para o futuro do que o heterossexual.

Conclusão de pesquisa inédita realizada pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

No ano em que o país comemora cinco anos da lei que regulamenta em todo o território nacional o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon lança pesquisa inédita no Brasil que aponta o perfil e o preparo financeiro para a aposentadoria das pessoas LGBT. O estudo aponta que este público no Brasil está mais bem preparado do que os heterossexuais, com planos formais e mais estruturados para o futuro.

Dentre os entrevistados que declararam ser LGBT, 19% afirmaram que se sentem muito bem preparados para a aposentadoria e 25% têm planos muito bem desenvolvidos. Entre os heterossexuais, este número é menor, com 16% e 21%, respectivamente. Outro dado que chama atenção é que 56% do público LGBT se sente mais responsável por garantir o próprio futuro financeiro.

“Vale ressaltar que esta realidade no Brasil é exceção, quando pensamos globalmente. Apenas aqui, na Alemanha, França e nos Estados Unidos, o público LGBT é ligeiramente mais bem preparado para aposentadoria do que os heterossexuais, segundo a nossa pesquisa”, aponta Leandro Palmeira, responsável pela pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

Quando se trata de aposentadoria, 60% das pessoas LGBT esperam se aposentar antes dos 65 anos, enquanto que no público heterossexual este percentual cai para 56%. Outro ponto de destaque é que 24% das pessoas LGBT afirmaram que vão ter que dar suporte financeiro para os pais.

banner-materiais-educativos-DESKTOP

Perfil: quem é o público LGBT no Brasil

A pesquisa também trouxe um perfil do público LGBT no país. Segundo o estudo, 71% têm até 40 anos de idade, enquanto que a média global nos outros oito países pesquisados para esta faixa etária é de 49%.

O relatório aponta que 32% do público LGBT brasileiro é casado e 48% têm filhos. Nos heterossexuais brasileiros este número é maior: 58% casados e 63% com filhos.

A renda, no entanto, é um ponto a se destacar: 25% dos heterossexuais têm renda familiar bruta superior a R$ 99 mil reais por ano. Quando olhamos o grupo LGBT, este percentual sobe para 32%.

Outro ponto importante é que o público LGBT tem hábitos mais saudáveis do que os heterossexuais. 72% dos LGBT afirmaram se alimentar de forma saudável e 62% se exercitam de forma regular. Entre os heterossexuais, os percentuais são de 64% e 56%, respectivamente.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

MAG Seguros

MAG Seguros

A MAG Seguros é a seguradora especializada em seguros de vida e previdência do Grupo MAG, com mais de 190 anos de atuação ininterrupta no Brasil. Com foco em proteção financeira de longo prazo, oferecemos soluções que acompanham as necessidades dos nossos clientes ao longo da vida. Aqui no blog, você encontra conteúdos sobre o mercado de seguros, cases de sucesso, eventos, parcerias e iniciativas institucionais que refletem nosso compromisso com um futuro mais seguro para todos.