Depois das ações do Outubro Rosa, campanha mundial que reúne diversas inciativas com o objetivo conscientizar para a importância da prevenção, detecção precoce e combate ao do câncer de mama, o foco das atenções se volta para o público masculino com o Novembro Azul.
Desde 2012, no mês de novembro, diversas entidades brasileiras e internacionais divulgam uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata.
Quer entender melhor? Listamos algumas das dúvidas mais frequentes sobre a doença. Aproveite o Novembro Azul para se informar.
O que é a doença falada no Novembro Azul: o câncer de próstata?
A próstata é uma glândula masculina localizada na parte inferior do abdômen, abaixo da bexiga, responsável por produzir parte do sêmen. Geralmente, o câncer de próstata não causa sintomas e cresce lentamente.
De acordo com o INCA, a maioria dos tumores pode levar até 15 anos e atingir cerca de 1 cm³. No entanto, alguns deles podem se desenvolver rapidamente, atingindo outros órgãos, caso não sejam tratados.
Qual a importância do Novembro Azul?
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, este é o segundo tipo mais comum de câncer em homens. Fica atrás apenas dos casos de câncer de pele não melanoma.
Em valores absolutos, estima-se que 71.730 homens terão câncer de próstata entre 2023 e 2025. Além disso, é a segunda causa de morte por câncer entre o público masculino, revelando a importância de reforçar o Novembro Azul.
Contudo, apesar de importante, muitos têm preconceito em relação ao exame de próstata por se tratar de um procedimento com toque.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 46% dos homens brasileiros só vão ao médico quando sentem algo. Esse comportamento, como veremos mais à frente, pode comprometer o diagnóstico e o tratamento da doença.
Quais são os fatores de risco?
Os fatores de risco para o câncer de próstata são:
- histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos;
- agentes químicos relacionados ao trabalho;
- idade a partir dos 60 anos;
- obesidade.
Conheça os sintomas do câncer de próstata
Como mencionamos, o câncer de próstata não costuma manifestar sintomas no início. Quando eles começam a aparecer, mais ou menos 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que reduz as chances de cura. Nesse estágio, o paciente pode sentir:
- sangue na urina e/ou no sêmen;
- vontade frequente de urinar;
- dor ao urinar;
- dor óssea.
Aproveite o Novembro Azul para se prevenir
Que tal estipular o Novembro Azul para cuidar da sua saúde? Para quem está fora do grupo de risco, a recomendação é adotar hábitos saudáveis, como por exemplo:
- ter uma alimentação saudável;
- faça um check-up anualmente;
- evitar bebida alcoólica;
- fazer atividade física;
- não fumar.
Seguindo essas dicas, você previne não só o câncer de próstata, como também outras doenças graves. Contudo, vale destacar a importância de seguir a recomendação médica quanto a exames e cuidados com a saúde de maneira geral.
Além disso, se houver algum sinal ou sintoma suspeito, o ideal é procurar o serviço de saúde para que haja a investigação e o diagnóstico.
Seguro de vida cobre câncer de próstata?
Prevenir já é um bom começo, mas para proteger também o bolso, o ideal é contratar um seguro que te ajuda na hora de um diagnóstico de doenças graves.
Na MAG Seguros, o Seguro Doenças Graves cobre câncer em todos os estágios da doença. No estágio leve, o cliente pode receber 30% do capital segurado. O valor aumenta para 50% caso a doença seja moderada e para 100% se for grave.
Além de diferentes tipos de câncer, esse seguro também pode cobrir outras doenças como esclerose múltipla, transplantes, perda da fala, da visão e da audição, entre outras situações.
A contratação pode ser feita dos 16 aos 65 anos. Para algumas doenças, a cobertura é válida até os 80 anos, como é o caso de AVC, insuficiência renal crônica, Parkinson e Alzheimer, por exemplo.
Quer aproveitar o Novembro Azul para garantir a sua proteção? Acesse o nosso site e faça uma simulação rápida e gratuita do seguro que cobre câncer de próstata!