Como ter um Carnaval seguro e cair na folia com segurança
Publicado em: 26/01/202613 minsÚltima modificação em: 23/01/2026

Educação Financeira

Como passar o Carnaval com segurança? 20 dicas para você

Você pode passar um Carnaval seguro, seja na folia ou em viagem, com alguns cuidados especiais para evitar roubos, acidentes e problemas de saúde. Veja só!
Pessoas celebram no bloco um Carnaval seguro

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval, mas ninguém quer começar o ano resolvendo problema de celular furtado ou cuidando de uma insolação. Planejar a sua segurança é, na verdade, garantir a sua liberdade para curtir sem precisar olhar por cima do ombro a cada cinco minutos.

Se você acredita que o seguro morreu de velho, então continue lendo que aqui você vai descobrir como blindar sua vida financeira na folia, os segredos para uma viagem de estrada sem sustos e como os seguros podem ser seus melhores amigos quando o inesperado resolve aparecer. Prepare o kit sobrevivência e confira nossa lista:

Como ter um Carnaval seguro na folia dos bloquinhos?

Em meio à multidão e ao glitter, pequenos descuidos podem te impedir de ter um Carnaval seguro. Confira a seguir as 5 dicas para você curtir a folia com máxima diversão e zero perrengue!

1. Cuidado com furtos e roubos de celular

A mistura de multidão, música alta e empurra-empurra dos bloquinhos cria o cenário perfeito para quem busca um descuido seu. Seja por um esbarrão proposital, um puxão enquanto você grava um vídeo ou aquela “mão leve” no bolso de trás da calça, qualquer pessoa pode ter o celular furtado no meio da muvuca do Carnaval.

O melhor a fazer, nessa situação, é dificultar ao máximo o acesso ao seu aparelho. Esqueça a ideia de caminhar com o celular na mão ou deixá-lo no bolso da bermuda; se precisar usar o telefone, prefira entrar em um estabelecimento comercial ou encostar em uma parede onde você tenha controle visual do entorno.

2. Combine o transporte com antecedência

A logística de deslocamento durante o Carnaval é completamente diferente dos dias comuns e exige planejamento prévio para evitar dores de cabeça. Tenha em mente que diversas ruas estarão bloqueadas para a passagem dos trios e multidões, o que altera as rotas de ônibus e pode dificultar o acesso de carros de aplicativo.

Por isso, verifique antes as mudanças nas linhas de metrô e ônibus, que costumam operar em esquema especial de feriado. Caso você opte por ir a pé até o local da festa ou precise caminhar entre um bloco e outro, a atenção deve ser redobrada. Evite trajetos isolados e mantenha-se sempre próximo ao seu grupo, evitando andar sozinho.

3. Cuide bem do seu cartão

Embora o cartão de crédito seja o meio de pagamento mais prático para a festa, ele exige atenção redobrada por conta dos vários golpes aplicados durante o Carnaval. Nunca entregue o cartão na mão de ninguém e insira você mesmo o plástico na maquininha e, assim que a transação terminar, confira imediatamente o nome impresso no verso para garantir que aquele cartão é realmente o seu antes de guardá-lo.

Na hora de digitar a senha na maquininha, cubra o teclado com a outra mão para impedir curiosos de verem os números, e sempre confira antes Também vale desabilitar temporariamente a função de pagamentos por aproximação do cartão para evitar o prejuízo caso alguém consiga encostar uma máquina no seu bolso ou furte o objeto.

4. Bloqueie aplicativos de banco no seu celular

O grande perigo de um furto no Carnaval não é apenas o prejuízo de perder o celular, mas o risco de criminosos acessarem seus aplicativos de banco. Com apenas um clique, é possível realizar transferências via Pix, estourar limites de crédito e até contratar empréstimos. Daí a importância de bloquear o acesso aos apps no Carnaval, exigindo uma senha extra ou biometria específica para abrir o programa financeiro, mesmo que a tela do celular já esteja desbloqueada. Se possível, leve para a folia um celular antigo com apenas o essencial — como mapas e aplicativos de transporte — e sem nenhum aplicativo de banco instalado.

5. Use uma doleira para proteger documentos

A doleira, bolsinha discreta usada por dentro da roupa na linha da cintura, é o acessório mais importante para a sua segurança financeira neste Carnaval. É arriscado confiar nos bolsos da bermudas ou em bolsas a tiracolo em meio à aglomeração dos bloquinhos, porque basta um esbarrão para acontecer um furto rápido. Leve na doleira apenas o mínimo necessário para reduzir os danos — caso ocorra uma perda ou furto, a dor de cabeça será menor.

5 coisas para verificar na hora de fazer uma viagem segura de Carnaval

Imagine que você está com o pé na estrada quando um barulho estranho no motor ou uma blitz inesperada ameaça a sua folia. Se você quer se preparar para todos os imprevistos possível da sua viagem, confira estas 5 verificações essenciais para ter uma viagem de Carnaval com (muita) segurança.

1. Revisão completa do carro

A revisão completa do carro não deve ser encarada como um gasto extra, mas como o item de segurança mais importante da sua lista para a viagem de Carnaval. Realize um “check-up” geral nas condições do veículo: verifique o estado dos pneus (não esqueça de calibrar o estepe), a resposta dos freios, o sistema de arrefecimento e todas as luzes de sinalização.

2. O seguro auto está em dia?

Não dê sorte ao azar: o feriadão do Carnaval é um período mais propenso a acidentes devido ao alto fluxo de veículos, então é indispensável confirmar a validade do seu seguro de carro. Também vale a pena verificar o que o seguro cobre e conferir se há alguma assistência 24 horas para garantir o seu reboque diante de qualquer imprevisto.

3. Planeje a rota com antecedência

O Carnaval movimenta milhões de veículos em direção ao litoral e causa horas e mais horas intermináveis de engarrafamento. Para fugir dessa armadilha, consulte aplicativos de trânsito em tempo real para verificar as condições das rodovias e identificar possíveis bloqueios ou acidentes ao longo do seu caminho. Use essas informações para definir o melhor horário de partida e evitar os picos de fluxo (geralmente nas saídas de sexta à noite e sábado de manhã).

4. Verifique a validade dos documentos

Durante o Carnaval, a fiscalização nas rodovias é intensificada com as operações de blitz, então se prepare para a viagem com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o documento do carro (CRLV) devidamente em dia. Você pode usar o aplicativo CNH do Brasil para consultar e apresentar a versão digital dos documentos, que tem validade jurídica em todo o território nacional.

Além da dor de cabeça, ser pego dirigindo sem carteira ou com o documento inválido acarreta infrações de trânsito, multas pesadas, pontos na carteira e, dependendo da irregularidade, pode até resultar na apreensão do veículo.

5. Dirija com responsabilidade

De nada adianta revisar o carro e planejar a rota se, atrás do volante, a prudência não for a copilota. Para garantir uma viagem tranquila, respeite as normas de trânsito o tempo todo. Isso significa obedecer aos limites de velocidade, garantir que todos os passageiros (inclusive no banco de trás) estejam com o cinto de segurança e jamais arriscar ultrapassagens em locais proibidos ou sem visibilidade total.

Vale sempre lembrar: se beber, não dirija. Além disso, não insista em conduzir caso esteja muito cansado ou sonolento. Não tem problema nenhum em fazer pausas regulares na estrada para esticar as pernas e tomar um café e, se possível, revezar a direção com outro habilitado.

5 cuidados de saúde para aproveitar o Carnaval com segurança

Não deixe um mal-estar bobo ou um descuido de saúde estragarem a sua folia — preparar o corpo para os bloquinhos é tão importante quanto escolher a melhor fantasia.

1. Sempre use preservativo

Sabemos que o clima de paquera do Carnaval é contagiante, mas isso não é desculpa para se descuidar. O preservativo deve ser o item mais importante do seu “kit de folia” para evitar uma gravidez não planejada e impedir a proliferação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis, herpes genital e o HIV.

Por isso, a regra é não contar com a sorte. Guarde os preservativos em um local seguro (como a doleira ou uma bolsa), evitando deixá-los expostos ao calor excessivo ou amassados no bolso de trás da calça.

2. Passe protetor solar com frequência

O auge do verão garante calor e muito sol em todos os dias do Carnaval, então o protetor solar não pode sair da sua bolsa se você vai para os bloquinhos de rua. A exposição prolongada aos raios UV sem proteção causa aquelas queimaduras dolorosas que estragam o dia seguinte, além de aumentar o risco de insolação e desidratação.

Não importa se o céu parece nublado, você deve aplicar protetor solar a cada duas horas para garantir que você vai curtir o feriadão com muita energia. Não economize na quantidade e não esqueça áreas sensíveis como orelhas, nuca e ombros.

3. Cuide da sua hidratação

A desidratação é um dos principais motivos que levam foliões aos postos médicos durante o Carnaval por conta da combinação perigosa de calorão, esforço físico e fantasias abafadas. E, para piorar, o consumo bebidas alcoólicas acelera ainda mais o processo de desidratação por fazer o corpo a eliminar água mais rápido do que o normal.

Para evitar que a festa acabe mais cedo por conta de um mal-estar, a hidratação deve ser a sua prioridade. Mantenha sempre uma garrafa de água com você e crie o hábito de intercalar a folia com o consumo de sucos naturais, vitaminas ou isotônicos, que são excelentes para repor os sais minerais perdidos no suor.

4. Certifique-se de fazer todas as refeições

Saco vazio não para em pé, então boas refeições devem fazer parte da sua rotina no Carnaval pelo bem da sua saúde. Os bloquinhos gastam muita energia do corpo e você pode terminar com uma baixa de imunidade se não repor os nutrientes. Então invista em refeições leves, como sanduíches naturais frios, saladas completas, legumes e frutas ricas em água.

Vale lembrar que o exagero também é perigoso: nada de comer uma feijoada pesada e outros alimentos hiper gordurosos antes de enfrentar o calor forte, álcool e muita dança. O resultado quase certo é uma indigestão ou mal-estar que vai acabar com o seu dia.

5. Beba com moderação

O excesso de álcool compromete seu julgamento, deixa você vulnerável a riscos desnecessários e aumenta a chance de acidentes graves. A ideia é se divertir no Carnaval, e não acabar a festa em uma enfermaria ou delegacia porque perdeu o controle. Além de beber com moderação, você deve tomar alguns cuidados, como jamais aceitar bebidas de desconhecidos ou deixar seu copo desprotegido em mesas e balcões.

Como os seguros podem te ajudar neste Carnaval?

Todo mundo quer passar o Carnaval perfeito, mas e se o seu carro dar pane ou você ficar doente? Os seguros podem te proteger desses e outros imprevistos, veja só:

1. Deu problema no carro?

Imagine a cena: você está de malas prontas, pronto para dar o pontapé na sua viagem, quando uma luz acende no painel do seu carro. Nessas horas, o valor de ter um seguro vai muito além da proteção financeira, e o pacote de assistências vira o verdadeiro salvador da pátria. A assistência auto pode resolver diversas situações de emergência, como pane elétrica ou mecânica do carro, pneu furado e serviços de chaveiro (para quem trancou a chave dentro do carro na correria). Contar com a assistência do seguro dá a tranquilidade de saber que, se o carro parar, a ajuda chega rápido.

2. Seguro-viagem para passeios internacionais

Enquanto a maioria dos brasileiros se prepara para a folia dos blocos, muita gente prefere aproveitar o feriadão prolongado para carimbar o passaporte em destinos internacionais. Se esse é o seu caso, o seguro-viagem pode te ajudar a não contrair dívidas diante de uma simples intoxicação alimentar ou uma torção no pé.

Além da cobertura de saúde, o seguro-viagem oferece suporte para aquelas dores de cabeça logísticas que fogem do nosso controle, como o extravio de bagagem pelas companhias aéreas ou cancelamentos de voos de última hora. Vale lembrar também que diversos destinos populares, especialmente na Europa, demandam a apresentação de uma apólice de seguro na imigração.

3. Hospedagem para pets

Um dos maiores dilemas de quem planeja viajar no Carnaval é definir com quem deixar os animais de estimação. Hotéis para animais e pet sitters costumam ficar lotados e com preços lá no alto durante o feriado, mas a solução para esse problema pode estar “escondida” na sua apólice.

Diversos seguros oferecem a chamada “assistência pet“, um pacote de serviços para cães e gatos que pode incluir hospedagem pet. Dependendo do contrato, a seguradora oferece a estadia do seu bichinho em estabelecimentos credenciados ou reembolsa os custos com clínicas e hotéis parceiros.

4. Seguro contra roubo/furto do celular

Já falamos sobre como esconder o celular, mas a verdade é que, no meio da multidão e da euforia, o risco nunca é zero. É nessa hora que o seguro para celular pode ajudar: ele não impede que o crime aconteça, mas impede o rombo financeiro na sua conta bancária. Ao contratar esse seguro, leia com atenção a apólice para confirmar se cobre casos de roubo (quando há ameaça ou violência) e furto qualificado (quando há vestígios do crime, como uma bolsa cortada ou um zíper estourado).

5. Seguro saúde para tratar imprevistos

Ninguém sai de casa planejando ficar doente, mas imprevistos acontecem — ainda mais se você vai encarar um sol forte e aglomeração na rua. Casos de intoxicação alimentar, desidratação severa e cortes nos pés podem ser resolvidos de maneira mais ágil com um seguro saúde na rede particular. Além do pronto-atendimento para emergências, esse seguro também pode oferecer suporte para exames de imagem ou laboratoriais.

Seja responsável para ter um Carnaval seguro!

Viu como um Carnaval seguro não acontece por acaso? A segurança é resultado direto de um bom planejamento com vários planos B para lidar com qualquer imprevisto. E, nessa hora, o seguro é o seu melhor amigo para curtir sem medo do amanhã. Quer saber qual proteção melhor se adapta ao seu estilo de vida e às suas necessidades? Confira os principais tipos de seguros e escolha a sua tranquilidade!

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

banner Viva o presente sem medo. Nós cuidamos do futuro. Simule Agora! MAG Seguros
Paulo Cabral

Paulo Cabral

Paulo Cabral é supervisor institucional na MAG Seguros e atua com marketing e comunicação há mais de 15 anos. Com formação em Marketing, Design e pós-graduação em Direção de Arte e Gestão de Marketing, construiu sua carreira unindo criatividade, estratégia e sensibilidade humana. No blog da MAG, escreve sobre carreira, tendências de mercado, aposentadoria e planejamento familiar com uma linguagem clara e próxima, ajudando o leitor a tomar decisões mais conscientes para o presente e o futuro.