Existe uma séria relação entre cooperativismo e empreendedorismo. Isto porque, empreender pode ser tanto um desejo quanto uma necessidade. A todo momento, profissionais de diferentes segmentos do mercado dão o primeiro passo para colocar em prática ideias com potencial de se transformar em grandes negócios. No entanto, tal ação enfrenta uma série de desafios, que são superados com mais facilidade por quem atua de forma cooperativa.
Por isso, nas próximas linhas vamos entender melhor a relação entre cooperativismo e empreendedorismo, indicando quais os benefícios no dia a dia de quem empreende.
Saiba como funciona o cooperativismo
Em linhas gerais, o cooperativismo pode ser entendido como a união de pessoas com interesses em comum, que propõe o trabalho em conjunto em prol de determinado propósito.
Na prática, as cooperativas são sociedades formadas por indivíduos que exercem atividades econômicas em comum sem que isso vise obrigatoriamente o lucro, mas a prestação de serviços entre os integrantes da cooperativa. No Brasil, o cooperativismo é uma prática prevista na Lei número 5.764, de 1974.
Podemos mencionar as cooperativas de agronegócio como exemplo da atuação de cooperativismo. Por meio delas, diversos produtos podem se unir para compras de insumos por preços menores, dividir custos de armazenagem e de transporte e investir em maquinário.
Seja qual for o setor, o cooperativismo se dá em uma base de valores, como a adesão voluntária, a gestão democrática, a participação econômica dos membros, a autonomia e a independência da administração.
Entenda como o cooperativismo e empreendedorismo se relacionam
Com essas características, o cooperativismo pode fomentar o empreendedorismo. Ele dá vazão a empreendimentos que, de outra forma, não teriam como prosperar, ou que enfrentariam sérias dificuldades para encontrar seu espaço no mercado.
A união de diversas pessoas com o mesmo propósito propicia:
• novas soluções;
• mais recursos disponíveis;
• melhor aproveitamento de experiências prévias;
• maior conhecimento reunido.
Esse suporte proporcionado pela colaboração de várias pessoas transforma o empreendedorismo por meio do cooperativismo uma opção menos arriscada para o desenvolvimento de novos negócios. Isso acelera o crescimento de novas iniciativas e colabora com a sociedade.
Conheça o impacto do cooperativismo no dia a dia
As cooperativas atuam oferecendo uma série de soluções, e é fácil perceber isso no dia a dia. Para tanto, basta pensar na comparação entre cooperativa e banco na hora de acessar linhas de crédito ou outros produtos financeiros.
Existem no mercado várias cooperativas financeiras ou de crédito. Elas unem centenas ou milhares de sócios para fornecer crédito aos participantes com taxas mais competitivas do que aquelas praticadas pelos bancos tradicionais. Isso facilita o acesso ao crédito, o que, em muitos casos, é um aspecto impeditivo para o início de um novo empreendimento ou a manutenção de um negócio.
Entender a relação entre cooperativismo e empreendedorismo passa também por compreender o potencial da ação conjunta e deixar de lado uma visão individualista. Essa nova percepção aumenta a colaboração e reduz a possibilidade de erros, que podem ser irreversíveis para quem está dando o pontapé em um novo negócio.
Aproveite e confira 8 razões para investir em seguro de vida e previdência privada, essenciais para quem quer empreender!