O que é Open Insurance e quais os seus benefícios?

logo mag seguros Por MAG Seguros
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 4 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 08/05/2024 | Atualizado em 08/05/2024

As inovações no mercado de seguros não param de crescer. Tudo pensando em promover uma experiência cada vez mais completa ao consumidor, como é o caso do Open Insurance.

O Open Insurance foi criado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) com o objetivo de compartilhar dados dos clientes e, assim, gerar um big data capaz de proporcionar insights valiosos de personalização de produtos e serviços.

Afinal, o que é o Open Insurance?

Também chamado de Sistema de Seguros Aberto, em português, o Open Insurance é uma opção oferecida aos clientes, para que diversas seguradoras credenciadas pela Susep tenham acesso aos seus dados.

Assim, o consumidor tem a oportunidade de receber e optar por propostas customizadas de seguro de vida, previdência, dentre outros produtos disponíveis no mercado, que atendam melhor ao seu momento de vida.

Por exemplo, uma pessoa que adquiriu uma cobertura para internação hospitalar e, ao fazer uso do serviço, descobriu que existe uma patologia que não tem nada a ver com a internação.

Neste caso, haverá necessidade de contratação de uma assistência para doença preexistente, e é aí que o Open Insurance vai fazer a diferença. O consumidor vai poder escolher qual produto ou seguradora atende melhor aos seus objetivos.

O conjunto de dados circulando no sistema também fornece agilidade às seguradoras. Afinal, ajuda a prever os problemas dos seus segurados e, assim, sair na frente da concorrência.

Como funciona o sistema?

O que é Open Insurance

Antes de mais nada, o cliente precisa permitir o compartilhamento dos seus dados. É ele quem decide quais empresas terão acesso às suas informações e a partir de quando.

A troca de dados entre as seguradoras credenciadas ocorre por meio de um processo protegido. Tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Portanto, este sistema integrado é exclusivo do mercado de seguros, contemplando a privacidade do consumidor. Por sua vez, ele pode cancelar o compartilhamento de dados sempre que desejar.

As informações se referem somente ao comportamento do cliente no mercado de seguro de vida, previdência e títulos de capitalização.

Quais apólices foram assinadas, histórico de utilização dos serviços e informações cadastrais estão entre os dados compartilhados. É importante destacar que nenhum dado entra no sistema Open Insurance sem o consentimento do segurado.

As vantagens do Open Insurance

O fluxo dos dados representa grandes melhorias para o setor de seguros através da transformação digital, mas é o consumidor quem mais ganha. Veja por quê:

  • Os dados revelam insights que podem levar à criação de produtos personalizados, gerando competitividade entre as seguradoras, tanto no quesito de coberturas diferenciadas, quanto no fator custo.
  • A criação do sistema favorece a geração de marketplaces, através de plataformas e/ou aplicativos comparativos entre os diversos produtos. Assim, o cliente tem acesso às soluções que precisa de forma assertiva e prática.
  • Com seus dados disponíveis nos meios digitais autorizados, o segurado tem respostas mais rápidas na hora de solicitar serviços relacionados à portabilidade de previdência privada, dentre outros.
  • Ao optar pela integração com o Open Banking, o segurado pode ampliar sua liberdade de escolha. Ou seja, o consumidor pode usar suas informações financeiras para ter acesso a seguros de vida contendo melhores condições e taxas na contratação de coberturas.

O Open Banking, integrado ao Open Insurance, dá origem a um sistema maior de compartilhamento de dados denominado Open Finance.

Este ecossistema foi criado para oferecer facilidades nas operações financeiras das pessoas que permitem que seus dados sejam acessados pelos bancos e seguradoras.

Da mesma forma que no Sistema de Seguros Aberto, o Open Finance também trabalha com o compartilhamento seguro de dados. Regulado pelo Banco Central, o projeto respeita as boas práticas da LGPD e pode ser cancelado no momento em que o cliente desejar.

E para quem não abre mão da segurança, seja para cuidar de si próprio ou de quem ama, o seguro de vida da MAG tem opções de cobertura para todos os imprevistos. Faça uma simulação gratuita!