5 tipos de inovação no mercado de seguros para ficar de olho

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ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 09/05/2024 | Atualizado em 09/05/2024

A inovação no mercado de seguros faz parte do crescimento do setor no Brasil e no mundo.

Com o avanço da tecnologia, os serviços vão se aperfeiçoando cada vez mais. Assim, é possível oferecer a melhor experiência para o cliente na hora de adquirir um seguro de vida, dentre outros.

Só em 2023, o setor registrou uma arrecadação de mais de R$ 380 bilhões, caracterizando um aumento de 9% em relação ao ano anterior.

Este foi um sinal de que a produtividade do mercado está atendendo às expectativas de desenvolvimento.

E para continuar nesta linha de crescimento, a inovação no mercado de seguros é um investimento constante.

Veja a seguir, as 5 tendências que estão dando o que falar!

1. Inovação no mercado de seguros: inteligência artificial

A Inteligência Artificial tem um impacto positivo por meio da interação com os clientes, do aumento de produtividade e da formação de novos profissionais, por exemplo. Entenda melhor.

Chatbots

O uso da IA simplifica as operações, favorecendo o trabalho do atendimento.

Sob essa orientação, chatbots são treinados para interagir com o público. Eles forncem informações sobre os tipos de seguros, fazem cotações e respondem a diversas dúvidas do consumidor.

Assim, a comunicação com o cliente fica muito mais ágil e capaz de absorver demandas maiores.

Aumento de produtividade

Como a IA tem a capacidade de recolher e armazenar dados em grandes quantidades, o banco de dados fica mais robusto.

Dessa forma, é possível gerar relatórios detalhados sobre o comportamento dos consumidores, bem como a performance das equipes de vendas.

Esta automatização gera um ganho muito grande de produtividade para todo o setor, auxiliando o desenvolvimento profissional dos corretores.

Inovação no mercado de seguros formando novos profissionais

Inovação no mercado de seguros inclui formação assertiva de novos corretores

Um exemplo de como a IA pode ser aplicada no dia a dia é o Programa de Formação de Novos Corretores da MAG Seguros.

Junto de outros projetos, o programa foi um dos responsáveis por consagrar a MAG Seguros como a empresa mais inovadora do setor, de acordo com o Prêmio Valor Inovação 2023.

O programa, que já formou mais de 3 mil novos profissionais desde 2001, foi repaginado por meio da inclusão de um projeto de IA em 2022.

O People Analytics, automação exclusiva do Programa, examina, dentre mais de 5 mil cadastros, as informações dos profissionais que foram selecionados e obtiveram sucesso profissional.

Assim, a MAG Seguros lança vagas com requisitos precisos, para que a pessoa contratada tenha muito mais chances de se tornar um corretor de sucesso.

Na sequência à contratação, o futuro corretor começa a estudar na Escola de Negócios e Seguros e pode fazer a prova de habilitação já no primeiro mês. Ao ser aprovado, inicia no mercado como corretor.

2. Machine Learning

Machine learning é uma área da IA que utiliza algoritmos para criar modelos que treinam os computadores. Assim, são gerados insights interessantes.

O MAG Phygital é mais um projeto de inovação no mercado de seguros, pioneiro no método de captação de novos clientes utilizando o modelo de machine learning.

Com ele, é possível monitorar o comportamento do consumidor. O objetivo é identificar quais pessoas são mais receptivas à abordagem de vendas. Portanto, é capaz de oferecer o seguro ideal para pessoas que estão no momento certo para fazer a contratação.

No modelo Phygital, as oportunidades de negócio vão além da figura do corretor e do modelo de indicação (muito usado no mercado).

O objetivo é proporcionar uma experiência totalmente customizada aos clientes. São eles quem decidem como desejam adquirir os produtos, quando e por qual canal vão receber as comunicações.

3. Digitalização dos processos

Para oferecer um serviço ainda mais prático e personalizado, a MAG Seguros criou uma startup exclusiva, que atua 100% no âmbito digital.

A Simple2u é uma plataforma elaborada para oferecer seguros sob demanda, dentro de um processo de desburocratização.

Esta inovação no mercado de seguros permite que tudo possa ser feito através de poucos cliques, usando um aplicativo de celular.

Nele, o usuário pode selecionar coberturas, configurar a ativação ou desativação de produtos e também escolher o período de vigência do seguro, que pode durar horas, dias ou meses.

Os valores das coberturas seguem o modelo pay per use (“pagamento por uso” em português), o que proporciona custos adequados às necessidades de cada cliente.

Entre as inovações que a Simple2u oferece está o serviço de cashback. Ou seja, o retorno financeiro que o cliente recebe em sua conta corrente, caso não utilize o saldo de créditos de seguro durante o período de 30 dias.

4. Gameficação

Para otimizar a gestão de equipes na MAG Seguros, foi implementado o processo de gameficação. Por meio dele, foi possível aumentar a produtividade, engajando os colaboradores ao mesmo tempo.

São treinamentos que oferecem resultados positivos na performance dos times. E isso se transforma em mais qualidade na entrega dos produtos e, consequentemente, no aumento da satisfação do cliente.

Este modelo personalizado de capacitação passa por etapas internas e externas. Elas abrangem desde o alinhamento estratégico, passando pelo planejamento e desenvolvimento da solução, até a entrega do resultado.

O método de gameficação padroniza o trabalho e agiliza o processo de aprendizado, através da valorização dos colaboradores e incentivos para que contribuam com os resultados da empresa.

Assim, é possível elaborar metas gerais e individuais, para o acompanhamento das performances e ajustes daquilo que não está surtindo o efeito desejado.

A iniciativa maximizou a produtividade das equipes, visto que os indicadores de performance da gameficação apontaram uma melhoria de 96,36% na execução do planejamento estratégico da companhia.

5. Big Data

No intuito de conhecer as dificuldades da força de vendas e promover soluções, a MAG Seguros criou mais uma inovação no mercado de seguros. A Plataforma dos Produtores cumpre com o objetivo de promover melhorias constantes na área comercial.

Antes da criação da Plataforma, havia obstáculos que prejudicavam a atuação dos corretores. Como, por exemplo, a gestão equivocada das suas carteiras de clientes, além de pouca autonomia para a realização de negociações.

Assim, foram criados eventos corporativos para promover uma reeducação sobre o mercado de seguros, desde a gestão de apólices, sinistros e relacionamento com o cliente.

Estes eventos geraram dados, que por sua vez, impulsionam a criação da Plataforma. Assim, ela atua no âmbito digital como uma solução de orientação ao corretor. Todas as informações sobre o ciclo de vida dos clientes ficam disponíveis, além de viabilizar o autosserviço.

A Plataforma do Produtor possibilita ainda um serviço mais ágil e simplificado a todos os produtores parceiros e distribuidores da MAG Seguros. Dessa forma, garante um cuidado especial para os consumidores.

E você já parou para pensar que o seguro de vida é a melhor forma de cuidar de você mesmo e também das pessoas que você ama? Faça uma simulação gratuita.