Você pode descobrir quais as melhores cidades com qualidade de vida no Brasil por meio do Índice de Progresso Social (IPS), elaborado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, projeto Amazônia 2030, Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento e o Social Progress Imperative. O índice vai de 0 a 100 e é composto por 57 indicadores separados em três grupos principais: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades.
Assim, a pesquisa avalia pontos como acesso a comida, qualidade da saúde, estado da moradia e segurança da cidade, além do acesso à educação fundamental e contato com a natureza. Confira, a seguir, quais as cidades com melhor qualidade de vida no Brasile no mundo!
Ranking de cidades com melhor qualidade de vida no Brasil
As 10 cidades com melhor qualidade de vida no Brasil estão principalmente no estado de São Paulo:
- Gavião Peixoto (SP)
- Gabriel Monteiro (SP)
- Jundiaí (SP)
- Águas de São Pedro (SP)
- Cândido Rodrigues (SP)
- Presidente Lucena (RS)
- Fernando de Noronha (PE)
- Luzerna (SC)
- Pompéia (SP)
- Nova Lima (MG)
1. Gavião Peixoto, São Paulo
Gavião Peixoto é um pequeno município no interior de São Paulo. Com 4.797 habitantes, a cidade tem economia baseada na produção agrícola e chama atenção pelos bons índices em categorias de necessidades básicas (que considera acesso a saneamento e nutrição da população, por exemplo) e de saúde, além de apresentar bom ensino escolar e acesso à informação, com alta densidade de internet de banda larga.
2. Gabriel Monteiro, São Paulo
Gabriel Monteiro, também em São Paulo, é uma das cidades com a melhor qualidade de vida no Brasil em 2025 por conta do seu bom saneamento básico, baixo índice de mortalidade de jovens e mulheres e pouca incidência de doenças crônicas na população. O município também se destaca por haver poucas pessoas em situação de rua e pela paridade de gênero na câmara municipal.
3. Jundiaí, São Paulo
Com cerca de 460 mil habitantes, Jundiaí é o município mais povoado dentre as 10 melhores cidades com qualidade de vida no Brasil. A localidade se sai bem em saneamento básico, com ótimo índice de abastecimento de água à população, e em sustentabilidade graças às suas áreas verdes urbanas.
O município também apresenta iniciativas de igualdade social, com bom acesso a programas de direitos humanos. Porém, Jundiaí apresenta menor quantidade de domicílios com iluminação elétrica adequada, além de haver mais homicídios e mortes por acidente de trânsito.
4. Águas de São Pedro, São Paulo
Águas de São Pedro tem quase 3 mil habitantes e entrou no ranking de cidades com melhor qualidade de vida no Brasil por apresentar bons índices em quase todas as áreas avaliadas pela pesquisa. Por exemplo, o município tem baixa taxa de assassinato, pouco abandono do ensino médio e baixo número de adolescentes grávidas. Outra vantagem da cidade é o grande número de pessoas de carteira assinada com ensino superior, o que indica um mercado de trabalho movimentado.
Por outro lado, Águas de São Pedro tem uma cobertura vacinal de poliomelite mediana, poucos políticos negros ocupam cadeiras na câmara municipal e acesso difícil a programas de direitos humanos, segundo a avaliação da pesquisa.
5. Cândido Rodrigues, São Paulo
Os 2.951 habitantes de Cândido Rodrigues desfrutam de bons cuidados médicos a apresentam baixos casos de subnutrição. A cidade também se sai bem na educação, com pouco abandono do ensino médio e baixa reprovação escolar. Em termos de saúde, o município contém baixo consumo de alimentos ultraprocessados, expectativa de vida acima da média e baixa mortalidade entre os 15 e 50 anos.
6. Presidente Lucena, Rio Grande do Sul
Presidente Lucena, com pouco mais de 3 mil habitantes, é o único município do Rio Grande do Sul na lista das 10 melhores cidades com qualidade de vida no Brasil. A região tem baixa incidência de subnutrição e obesidade, o que indica boa alimentação dos residentes, além de baixa taxa de assassinatos de jovens e mulheres e grande expectativa de vida. Ainda assim, a cidade não apresenta índices satisfatórios de acesso à cultura, paridade de negros na câmara municipal nem de áreas verdes urbanas.
7. Fernando de Noronha, Pernambuco
Fernando de Noronha é conhecida por suas praias e paisagens naturais, mas a cidade também oferece boa qualidade de vida para seus mais de 3 mil moradores. A ilha se destaca principalmente por suas áreas verdes urbanas e baixa taxa de assassinato e mortalidade, além de apresentar boa educação e empregados com ensino superior.
8. Luzerna, Santa Catarina
Luzerna, em Santa Catarina, tem 5.931 habitantes e ótimos indicadores de segurança, como baixa incidência de assassinato de mulheres, baixos índices de violência contra negros e baixa mortalidade entre 15 e 50 anos. Assim, a cidade tem maior expectativa de vida, maior proporção de pessoas empregadas com ensino superior e bom acesso a programas de direitos humanos e iniciativas para minorias sociais.
9. Pompéia, São Paulo
Pompéia é mais um município do estado de São Paulo que figura entre as cidades com melhor qualidade de vida do Brasil. Ela tem bom tratamento de água e saneamento básico, além de educação de qualidade, com baixo abandono e evasão do ensino médio. No entanto, Pompéia apresentou índices insatisfatórios de homicídios, obesidade e paridade de gênero na câmara municipal.
10. Nova Lima, Minas Gerais
Nova Lima representa o estado de Minas Gerais no ranking das 10 cidades com melhor qualidade de vida do Brasil. Apesar de apresentar índices medianos em cobertura vacinal, acesso a internet móvel e alguns domicílios sem coleta adequada de resíduos, Nova Lima apresenta uma boa quantidade de empregados com ensino superior, incluindo mulheres, além de ótima expectativa de vida e baixa mortalidade de jovens e por doenças crônicas não transmissíveis.
Qual a cidade com melhor qualidade de vida no Brasil?
A melhor cidade do Brasil em qualidade de vida é Gavião Peixoto, em São Paulo. O município conta com pouco menos de 5 mil habitantes e conquistou o topo do pódio graças às boas condições de moradia, saneamento básico e qualidade de ensino escolar.
Cidades do nordeste com melhor qualidade de vida
- Fernando de Noronha, PE (70,02)
- João Pessoa, PB (67)
- Santana do Seridó, RN (66,67)
- Teresina, PI (65,76)
- Aracaju, SE (65,73)
- São Francisco, SE (65,73)
- Natal, RN (65,63)
- Cabedelo, PB (65,17)
- Marizópolis, PB (65,02)
- Joca Claudino, PB (71,8)
- Patos, PB (64,59)
- Fortaleza, CE (64,44)
- Sousa, PB (64,31)
- São Luís, MA (64,27)
- Picos, PI (64,23)
- São José do Sabugi, PB (64,14)
- Parnamirim, RN (64,10)
- Pirpirituba, PB (64,02)
- Sobral, CE (64,02)
- Quixaba, PE (64)
Qual a cidade do nordeste com melhor qualidade de vida?
A ilha de Fernando de Noronha, do estado de Pernambuco, tem a melhor qualidade de vida dentre as cidades do nordeste. O município tem Índice de Progresso Social (IPS) de 70,02, com destaque para baixa violência e pouca evasão escolar da população.
Cidades de São Paulo com melhor qualidade de vida
- Gavião Peixoto (73,26)
- Gabriel Monteiro (71,29)
- Jundiaí (70,70)
- Águas de São Pedro (70,51)
- Cândido Rodrigues (70,26)
- Pompéia (69,99)
- Itupeva (69,90)
- Araraquara (69,64)
- Barra Bonita (69,60)
- Ribeirão Preto (69,57)
- Jaguariúna (69,49)
- Adamantina (69,19)
- Votuporanga (69,14)
- Louveira (69,01)
- Buritizal (68,95)
- Lindóia (68,94)
- Orindiúva (68,90)
- São Paulo (68,88)
- Engenheiro Coelho (68,81)
- Arco-Íris (68,76)
Quais as cidades com ‘pior’ qualidade de vida do Brasil?
As cidades com o pior índice de qualidade de vida fazem parte da Amazônia Legal e estão localizadas principalmente no Pará.
- Uiramutã, RR (37,59)
- Jacareacanga, PA (40,04)
- Amajari, RR (40,95)
- Bannach, PA (40,99)
- Alto Alegre, RR (41,07)
- Trairão, PA (42,08)
- Pacajá, PA (42,86)
- Portel, PA (43,25)
- São Félix do Xingu, PA (43,33)
- Anapu, PA (43,39)
- Cumaru do Norte, PA (43,55)
- Japorã, MS (43,98)
- Uruará, PA (44,19)
- Santa Rosa do Purus, AC (44,25)
- Feijó, AC (44,39)
- Santana do Araguaia, PA (44,55)
- São João do Araguaia, PA (44,57)
- Marajá do Sena, MA (44,92)
- Peritoró, MA (45,18)
- Santa Maria das Barreiras, PA (45,18)
Cidades com melhor qualidade de vida no mundo
- Copenhague, Dinamarca
- Viena, Áustria, e Zurique, Suíça
- Melbourne, Austrália
- Genebra, Suíça
- Sydney, Austrália
- Osaka, Japão, e Auckland, Nova Zelândia
- Adelaide, Austrália
- Vancouver, Canadá
- Luxemburgo
- Toronto, Canadá
- Helsinque, Finlândia
- Tóquio, Japão
- Perth, Austrália
- Brisbane, Austrália
- Frankfurt, Alemanha
- Calgary, Canadá
- Amsterdã, Holanda
- Wellington, Nova Zelândia
O ranking se baseia na pesquisa Global Liveability Index 2025, publicado pela Economist Intelligence Unit (EIU). O índice anual da EIU avalia 173 cidades segundo 30 fatores de categorias como estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura.
Complemente a sua qualidade de vida com a tranquilidade que só um seguro pode trazer
Escolher uma das melhores cidades do Brasil para viver é um passo fundamental para o bem-estar da sua família, mas a verdadeira proteção vai além da segurança nas ruas. Para garantir a proteção completa, é preciso priorizar também a sua segurança financeira — afinal, viver em um município seguro não impede imprevistos de saúde.
O Seguro de Vida é a alternativa perfeita: ele oferece liquidez imediata e isenção de Imposto de Renda, evitando que o patrimônio da família fique bloqueado em processos de inventário caros e burocráticos após a sua passagem. Complemente a sua qualidade de vida com a tranquilidade que só um seguro pode trazer.





