Como vender Seguro de Vida? Veja 4 estratégias certeiras!
Publicado em: 06/06/20257 minsÚltima modificação em: 06/06/2025

Carreira do corretor de seguro

Como vender Seguro de Vida? Veja 4 estratégias certeiras para as suas vendas

Não sabe como vender Seguro de Vida? Confira aqui quatro estratégias certeiras e corra atrás do sucesso de todas as suas vendas!
estrategias para vender seguros vida

É necessário ter estratégias para saber como vender Seguro de Vida com maestria. Afinal, como o produto não tem retorno imediato, muitas vezes é descartado do orçamento pelas famílias, então é papel do profissional fazer com que o público compreenda a importância do Seguro de Vida e dos benefícios que ele pode trazer.

Tendo isso em vista, a seguir apresentamos táticas para prospectar clientes e quatro dicas certeiras para vender Seguro de Vida. Com delas, você conseguirá atrair clientes fiéis e impulsionar as vendas no mercado. Não deixe de conferir!

O que precisa para vender Seguro de Vida?

Para vender Seguro de Vida no Brasil, é necessário ser habilitado como corretor de seguros e aprovado em uma prova de habilitação para obter o registro oficial na Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Além da parte legal, vale ter conhecimento técnico sobre os produtos, habilidades de vendas, empatia para lidar com situações delicadas, pois o Seguro de Vida envolve planejamento familiar, segurança financeira e momentos sensíveis.

Como vender Seguro de Vida? 5 dicas para prospectar clientes

De acordo com a experiência de especialistas como Mike Beirne, editor da  MDRT (Million Dollar Round Table), estratégias baseadas em histórias e sonhos podem ajudar a construir um diálogo mais empático e persuasivo.

1. Encontre o equilíbrio entre realidade e sonhos 

Muitas vezes, discutir o valor do Seguro de Vida significa abordar eventos adversos. Contudo, ao introduzir um tom esperançoso e otimista, é possível estimular o cliente a planejar um futuro seguro e promissor para a família. 

Portanto, em vez de focar exclusivamente em perdas, a dica é explorar o seguro como uma ferramenta de realização de sonhos. Seja um legado financeiro para os filhos ou a garantia de um padrão de vida estável, por exemplo. Dessa forma, a conversa se torna menos sobre tragédias e mais sobre oportunidades e realizações.

2. Compartilhe histórias pessoais e reais

Clientes podem se relacionar mais profundamente com histórias pessoais do que com números ou estatísticas. Profissionais que compartilham relatos sobre como o Seguro de Vida impactou positivamente suas vidas ou de seus familiares conseguem estabelecer uma conexão genuína e despertar o interesse do cliente. 

Além disso, histórias emocionantes e reais ajudam a destacar o impacto do Seguro na Vida das pessoas, sem falar que transmite um senso de segurança que vai além de cifras e papéis.

3. Utilize a técnica do “e se?” no presente

Outro ponto levantado é a importância de trazer o cenário de proteção para o presente, em vez de tratá-lo como uma possibilidade distante. Uma forma de fazer isso é perguntar: “e se algo tivesse acontecido ontem?”. Essa abordagem coloca o cliente no centro da situação e reforça a urgência de proteger a família, tornando a questão mais palpável e incentivando decisões imediatas.

4. Empodere o cliente para realizar seus objetivos de vida

Em vez de limitar o Seguro de Vida a emergências, incentive o cliente a vê-lo como uma ferramenta que dá suporte aos seus objetivos pessoais e familiares. Afinal, o seguro pode oferecer uma segurança financeira que permitirá que eles mantenham o estilo de vida desejado ou invistam em sonhos, mesmo quando surgirem dificuldades.

Sem falar na possibilidade de contratar seguros que podem ser usados em vida. Assim, você cria uma visão de longo prazo, em que o cliente se sente motivado a investir em um futuro mais próspero e seguro.

5. Use a persuasão na venda de Seguro de Vida

O poder de persuasão é essencial na venda de Seguro de Vida. Contudo, esse momento também exige sensibilidade. Quando o objetivo é inspirar confiança, apresentar o seguro como um ato de cuidado e amor pela família pode ser mais eficaz do que uma abordagem excessivamente dramática. 

Sendo assim, explique que o seguro é um investimento de longo prazo que traz tranquilidade e permite que o cliente viva com mais leveza. Ao alinhar o produto com os valores e sonhos pessoais, você faz com que a decisão de adquirir o seguro seja natural e genuína.

4 estratégias certeiras para vender Seguro de Vida

Agora que você viu dicas para prospectar clientes, como vender Seguro de Vida para eles de uma forma infalível? Confira a seguir quatro estratégias certeiras!

1. Vender conforto em vez de seguro

Grande parte dos clientes que fecha contrato de seguro deseja, na verdade, assegurar que a vida, o patrimônio e a saúde estão protegidos. Ou seja, não se deseja o produto em si, mas sim o conforto e a segurança financeira que ele traz.

Uma das estratégias para vender seguros de vida, portanto, é lembrar-se dessas particularidades que movem o cliente. A ideia é que você comercialize sonhos, tranquilidade e proteção.

2. Identificar o público certo

Identificar o público certo também é estratégia importante para impulsionar as vendas. Afinal, quando se conhece o perfil de cliente ideal, torna-se mais fácil desenvolver argumentos que vão ao encontro de suas necessidades e expectativas.

Nesse sentido, vale a pena fazer um estudo prévio de comportamento do consumidor que pode se interessar pelo Seguro de Vida. Identifique elementos como hábitos, estilo de vida e classe social. Com essas informações, você saberá dialogar de forma mais eficaz com o público-alvo.

3. Oferecer o plano de que ele precisa

Além de descobrir quem é o seu cliente, é importante saber quais planos oferecer a ele. Afinal, não basta uma argumentação convincente sobre a importância do Seguro de Vida se, ao fechar contrato, você propõe algo que está fora das prioridades do segurado.

É preciso lembrar que o investimento na crise é ainda mais ponderado pelo público, que busca certeza em suas aplicações. Para saber o plano ideal e para que você ofereça soluções personalizadas, a dica é formular perguntas. Assim, o cliente expõe suas reais necessidades.

3. Oferecer o plano de que ele precisa

Além de descobrir quem é o seu cliente, é importante saber quais planos oferecer a ele. Afinal, não basta uma argumentação convincente sobre a importância do Seguro de Vida se, ao fechar contrato, você propõe algo que está fora das prioridades do segurado.

É preciso lembrar que o investimento na crise é ainda mais ponderado pelo público, que busca certeza em suas aplicações. Para saber o plano ideal e para que você ofereça soluções personalizadas, a dica é formular perguntas. Assim, o cliente expõe suas reais necessidades.

Comece a vender Seguro de Vida na MAG Seguros

Há diversas estratégias que podem ser adotadas para vender Seguros de Vida. A melhor forma de conquistar um espaço de destaque no mercado, no entanto, é ser um corretor com credibilidade.

Nesse sentido, a MAG Seguros pode auxiliar bastante. Sendo referência entre as seguradoras, oferecemos todo apoio necessário para o corretor associado. Além de garantir opções de plano que se adaptam perfeitamente às necessidades do cliente!

E então? Gostou das nossas dicas? Acesse o site, confira as vantagens e seja um corretor parceiro!

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